Conteúdo Exclusivo do Gaitablog.zip.net não copie!

1)Gostaría de saber o motivo da sua saída do Baseado em Blues, saber se a banda ainda toca e quais as lembranças que ficaram daquele grupo que pra mim foi maravilhoso. Tem umas gravações sensacionais, como a Velha Roupa Colorida no álbum Madrugada Blues.

NA VERDADE O BASEADO ESTA PARADO, TOCAMOS JUNTOS POR 14 ANOS, FIZEMOS VÁRIOS SHOWS E FOI UM MOMENTO MUITO BOM NA MINHA VIDA, FOI COM ESSA BANDA QUE COMECEI MINHA CARREIRA. MAS CHEGAMOS EM UM MOMENTO QUE QUERÍAMOS TOCAR COM OUTRAS PESSOAS E PRINCIPALMENTE TOCAR OUTROS ESTILOS DE MÚSICA QUE NÃO ENCAIXAVA NO BASEADO, POR ISSO COMEÇOU A ROLAR ALGUMAS BRIGAS E ACHAMOS MELHOR CADA UM FAZER SEUS PROJETOS E DEPOIS SE FOR O CASO VOLTARMOS A TOCAR JUNTOS E ASSIM ACENDER O BASEADO EM BLUES NOVAMENTE.

2)Apesar de reconhecido por todos da comunidade gaitista como um dos grandes mestres da atualidade, sabemos do preconceito que sofremos enquanto gaitistas muitas vezes por não estarmos na mídia. Foi fácil conseguir uma gravadora para o álbum Gréia ou houve algum tipo de dificuldade?

NA VERDADE NUNCA ME PREOCUPEI COM MÍDIA E GRAVADORA, NA ÉPOCA DO BASEADO EM BLUES SOFREMOS MUITO COM ALGUMAS GRAVADORAS. EM 1998, QUANDO FUI TOCAR NO SPAH, REPRESENTANDO O BRASIL, CONHECI VÁRIOS GAITISTAS E A GRANDE MAIORIA TINHA SEUS CDS LANÇADOS DE FORMA INDEPENDENTE OU POR UM SELO PEQUENO E ELES MESMOS CUIDAVAM DE SE DIVULGAR PELA NET, MAILING, ETC..

CHEGANDO NO BRASIL FALEI COM MEU AMIGO BIG JOE MANFRA QUE ESTAVA PROCURANDO UMA GRAVADORA PARA LANÇAR O PRIMEIRO CD DELE E RESOLVEMOS MONTAR UM SELO, A BLUES TIME RECORDS, NA VERDADE EU SOMENTE INDICO OS ARTISTAS PARA O SELO, O BIG JOE É O VERDADEIRO DONO, FIZEMOS O PRIMEIRO CD DO BIG JOE E RE LANÇAMOS O CD MADRUGADA BLUES DO BASEADO EM BLUES PELO SELO, DAI COMEÇAMOS A DAR MAIS IMPORTÂNCIA PARA NOSSOS SITES E FIZEMOS UMA MALA DIRETA DE E-MAILS MUITO BOA, DIVULGAMOS NOSSOS PRODUTOS, NOSSOS SHOWS E ESTAMOS CONSEGUINDO BONS RESULTADOS.

DIFICULDADES SEMPRE APARECEM, MAS QUANDO VC É DONO DO SEU PRÓPRIO CD E DA SUA CARREIRA, FICA MAIS FÁCIL DE RESOLVER.

3)Como foi feita a seleção do repertório para o seu primeiro álbum solo Gréia?

RESOLVI COLOCAR ALGUMAS DAS MINHAS INFLUÊNCIAS, MÚSICAS QUE FIZ E NÃO TINHAM COMO ENTRAR NO REPERTÓRIO DO BASEADO EM BLUES OU DO BLUES ETC. E TAMBÉM COLOQUEI MÚSICAS DE AUTORES QUE SEMPRE ESCUTEI, BOB DYLAN É UM DELES, ADORO A OBRA DE DYLAN.

4)Essa pergunta foi feita várias vezes pelos internautas: Porque o nome Gréia?

Gréia é uma gíria pernambucana que quer dizer festa, zoação, alegria, etc... e foi exatamente assim que este CD foi gravado.

T ive a sorte de reunir excelentes músicos que ajudaram muito no registro das músicas, pois todos contribuíram com idéias e principalmente com o alto astral que rolava nas gravações e por isso o título do CD “ Gréia”.

5)Qual o modelo de gaita é o seu preferido para tocar? Porque?

HERING BLUES OURO VELHO COM MINHA ASSINATURA.

ESTOU NA HERING DESDE 1996, AJUDEI A MELHORAR AS GAITAS, FIZ VÁRIAS CONSULTAS PARA A FÁBRICA JUNTO DO BENÉVIDES CHIRÉIA E DO RONALD SILVA, CONSEGUIMOS UMA GAITA TOP QUE É USADA E ELOGIADA POR VÁRIOS GRINGOS, CONCORDO QUE MUITAS COISAS PODEM MELHORAR, MAS ATÉ A HOHNER PRECISA, USO GAITAS HERING NOS SHOWS, GRAVAÇÕES E GOSTO, NA MINHA OPINIÃO SÃO AS MELHORES.

6)Geralmente os gaitistas começam a tocar após verem apresentações memoráveis ou ouvirem grandes álbuns, quem foram suas inspirações para começar a tocar gaita?

ESCUTANDO BOB DYLAN.

7)Qual é o conceito atual que você tem do cenário da gaita e do blues no Brasil, em geral, e no Rio especificamente?

CADA DIA QUE PASSA O  NOME DE GAITA BLUES SE TRANSFORMA EM COISA DO PASSADO, TEM VÁRIOS GAITISTA TOCANDO DE TUDO NA GAITA DIATÔNICA, ACHO QUE NÓS BRASILEIROS ESTAMOS CONSEGUINDO UM VOCABULÁRIO NOVO PARA A GAITA DIATÔNICA, ASSIM COMO RILDO HORA, MAURICIO EINHORN, JEHOVAH DA GAITA, GABRIEL GROSSI, TAVARES DA GAITA, ETC...

ELES CONSEGUIRAM FAZER UM ESTILO BRASILEIRO DE TOCAR GAITA CROMÁTICA. ATUALMENTE TEM VÁRIOS NOVOS GAITISTAS DE DIATÔNICA QUE ESTÃO INOVANDO NO INSTRUMENTO, AQUI NO RIO TEM UM GAITISTA MUITO NOVO CHAMADO OTÁVIO CASTRO, ELE ESTA TOCANDO CHORO E MÚSICA BRASILEIRA NA GAITA DIATÔNICA, ELE USA SOMENTE UMA GAITA EM DO E TOCA EM TODOS OS TONS, JÁ ESCUTEI VÁRIAS GRAVAÇÕES E FIQUEI IMPRESSIONADO.

EM BRASÍLIA TEM O PABLO FAGUNDES E EM ARACAJU O JÚLIO REGO, TODOS ELES ESTÃO TOCANDO MUITO BEM E FAZENDO COISAS NOVAS NA GAITA. EU NÃO FAÇO AS TÉCNICAS QUE ELES FAZEM, MAS ESTOU TOCANDO DE UMA FORMA PERCUSSIVA E USANDO ELEMENTOS DE MÚSICA NORDESTINA, COM ISSO ESTOU ABRINDO VÁRIAS PORTAS PARA O MEU TRABALHO E CONSEGUINDO CRITICAS BOAS DENTRO E FORA DO PAÍS, ACHO QUE O CAMINHO É ESSE, CRIAR UMA LINGUAGEM PARA A GAITA DIATÔNICA QUE TENHA A VER COM NOSSA CULTURA, TOCAR BLUES COMO OS AMERICANOS É MUITO DIFÍCIL E NÃO É NOVIDADE PARA ELES, TEMOS GRANDES MÚSICOS AQUI NO BRASIL E SOMOS RICOS EM RITMOS, POR QUE NÃO BEBER NESSA FONTE QUE ESTA AQUI DO NOSSO LADO ?

8)Agora uma pergunta um pouco mais controversa. Muitos gaitistas acham importante amaciar a gaita, acham que isso pode aumentar sua durabilidade. Outro acham simplesmente inútil. O que você pensa disso? Você amacia suas gaitas? Se amacia, de que maneira?

ISSO É MUITO IMPORTANTE, VOU RESPONDER SUA PERGUNTA COM OUTRA:

VC ACHA QUE TODOS OS GUITARRISTAS COMPRAM SUAS GUITARRAS NA LOJA E COMEÇAM A TOCAR ? NÃO. ELES REGULAM ALTURA DE CORDAS, TRASTES, ETC.., ISSO TUDO PODE SER FEITO POR UM LUTHIER OU PELO PRÓPRIO GUITARRISTA, CASO ELE SAIBA.

OUTRA PERGUNTA: VC CONHECE ALGUM GUITARRISTA OU BAIXISTA QUE NÃO SABE AFINAR SEU INSTRUMENTO? NÃO. ENTÃO, O QUE EU QUERO MOSTRAR É QUE TODOS OS GAITISTAS PRECISAM E DEVEM APRENDER A REGULAR E AFINAR SUAS GAITAS, ISSO É MUITO IMPORTANTE, AUMENTA A DURABILIDADE DO INSTRUMENTO E POSSIBILITA O GAITISTA A TOCAR MAIS FÁCIL.

EU FAÇO O BÁSICO DE REGULAGEM NAS MINHAS GAITAS, POIS NÃO TENHO TEMPO PARA CUSTOMIZAR, ATUALMENTE TENHO 3 PESSOAS QUE FAZEM A CUSTOMIZAÇÃO DAS MINHAS GAITAS,

SÃO ELES: Ulysses Cazallas Fabrício Casarejos Rafael Domingos

NO MEU CURSO DE GAITA EU ENSINO AOS ALUNOS A TOCAR E ALGUMAS REGRAS BÁSICAS DE CUSTOMIZAÇÃO, O PRÓPRIO FABRICIO FOI MEU ALUNO, APRENDEU O BÁSICO E DEPOIS FOI ESTUDANDO CADA VEZ MAIS E HOJE É UM GRANDE LUTHIER.É MUITO IMPORTANTE VC SABER AFINAR E REGULAR SUAS GAITAS SIM !!!

9)Como surgiu o patrocínio da Hering? Você teve que ir atrás ou eles te procuraram? Como funciona o patrocínio? É de materiais apenas ou de financiamento também?

ESTOU NA HERING DESDE 1996, FUI INDICADO PELO RONALD SILVA E PELO BENÉVIDES CHIRÉIA, NA ÉPOCA EU ESTAVA SOMENTE COM 4 ANOS DE GAITA E NEM ERA TÃO CONHECIDO, O PRESIDENTE Sr. ALBERTO BERTOLAZZI, TINHA ACABADO DE ASSUMIR A HERING E ACEITOU MEU PEDIDO E ASSIM COMEÇOU MINHA PARCERIA COM A FÁBRICA, AJUDEI A DESENVOLVER OS NOVOS MODELOS DE GAITAS DIATÔNICAS, KIT DE AFINAÇÃO E ATUALMENTE O MICROFONE MIC-5 PARA HARMÔNICAS,

EM 1998 FUI CONVIDADO PARA TOCAR NO SPAH E A HERING ME APOIO NA VIAGEM, ASSIM COMO TODAS AS OUTRAS TOURS QUE FIZ PARA FORA DO BRASIL. MINHA RELAÇÃO COM A FÁBRICA É MUITO GRANDE, FUI EU QUE INDIQUEI PETER MADCAT , JOHNNY ROVER, JOSÉ STANECK, GUTA MENEZES PARA PARTICIPAR DO TIME DE ENDORSERS E RECENTEMENTE ENTRARAM PARA A FAMÍLIA HERING, GABRIEL GROSSI, MAURICIO EINHORN E JEHOVÁH DA GAITA.

POR TODOS ESSES TRABALHOS MEU PATRÓCINIO É DIFERENCIADO DOS OUTROS, MAS BASICAMENTE GANHO UMA QUANTIDADE DE GAITAS PARA USO PESSOAL E PEÇAS DE REPOSIÇÃO E ELES ME AJUDAM EM ALGUMAS TOURS FORA E DENTRO DO BRASIL.

ELES TAMBEM FIZERAM UMA GAITA COM MINHA ASSINATURA QUE ERA VENDIDA SOMENTE NO MEU SITE MAS AGORA SERÁ VENDIDO NO MERCADO NORMALMENTE. NA VERDADE TRABALHAMOS EM CONJUNTO, ACHO QUE JÁ FAÇO PARTE DA HISTÓRIA DA HERING HARMÔNICAS (RISOS).

10)Que bandas você costuma ouvir quando está em casa descansando?

LUIZ GONZAGA, BOB DYLAN, JETHRO TULL, LARRY ADLER, SONNY TERRY, BLUES POWER, HENDRIX, BANDA DE PÍFANOS, ETC.. ESCUTO DE TUDO, SOU BEM ECLÉTICO E ISSO VC PODE VER NOS MEUS CDS.

11)Quais são as vantagens do microfone que você usa, o Shaker Madcat?

ATUALMENTE TENHO USADO O MIC-5 DA HERING, COMO ESTOU PROCURANDO UM SOM MAIS LIMPO ELE ME AGRADOU MAIS EM TERMO DE SONORIDADE DO QUE O SHAKER MADCAT, MAS OS 2 NA MINHA OPINIÃO SÃO ÓTIMOS. COM ELES TENHO UMA VARIAÇÃO MUITO MAIOR DE TIMBRES E SÃO MAIS CONFORTÁVEIS DE USAR DO QUE OS BULLETS, MAS ISSO É MINHA OPINIÃO, A MAIORIA DOS GAITISTAS ME ACHAM LOUCO. (RISOS)

12)Você utiliza pedais? Quais? Que tipo de amplificadores são seus preferidos para os shows com banda?

USO PEDAIS DANELECTRO MODELOS SLAP ECHO, CHORUS, DAN ECHO. ATUALMENTE ESTOU USANDO UM AMPLIFICADOR DA MARCA AER, MODELO COMPACT 60, ELE É TRANSISTORIZADO MAS TEM UMA SONORIDADE INCRÍVEL, SOM LIMPO E BEM DEFINIDO, MUITO BOM. COMO ESTOU FAZENDO SHOWS COM VÁRIOS INSTRUMENTOS ACÚSTICOS ELE É O IDEAL, A COMBINAÇÃO DELE COM O MIC-5 É PERFEITA PARA O QUE EU QUERO NO MOMENTO.

OUTRO AMPLI QUE USO QUANDO VOU TOCAR COM ALGUMA BANDA MAIS PESADA QUE PRECISA DE UM POUCO DE SATURAÇÃO É O SERRANO AMPLIS, MODELO HARP EMPEROR, ELE USADO COM O SHAKER MADCAT TEM UM SOM MAIS SATURADO E PESADO.

BASICAMENTE SÃO ESSES OS SET UPS QUE USO. OUTRA OPÇÃO É MEU KIT ROUBADA (RISOS) DEI ESSE NOME POR QUE ESSE KIT É LEVE E FÁCIL DE CARREGAR E FUNCIONA MUITO BEM PARA TOURS DE SHOWS ONDE FICO MUITO TEMPO FORA DE CASA. USO UM PRÉ AMPLI DA BOSS AD5 COM O MIC 5, LIGO DIRETO NO SISTEMA DE P.A. OU EM QUALQUER AMPLI QUE TIVER PARA USAR.

13)Para terminar gostaríamos de saber quais são seus planos para o fim de 2006 e começo de 2007?

DIVULGAR MEU NOVO CD, TOCAR MINHA GAITA, LEVAR MINHA MÚSICA PARA  MÁXIMO DE LOCAIS POSSÍVEIS, CONHECER NOVOS LUGARES, FAZER NOVOS AMIGOS, CONHECER NOVOS RITMOS E CULTURAS, TROCAR INFORMAÇÃO COM OUTROS MÚSICOS.
BASICAMENTE VIVER DE MÚSICA E CURTIR MINHA VIDA.

14)Gostaríamos que você deixasse uma mensagem a todos que visitam o Gaitablog e especialmente aos que moram em cidades aonde não existam professores de gaita e mesmo assim tentam de forma autodidata aprender este belo instrumento musical!

PROCURE NA INTERNET, COMPRE MÉTODOS, TIRE DÚVIDAS COM OUTROS MÚSICOS E DESCUBRA SEU ESTILO DE TOCAR, NÃO COPIE, TOQUE O QUE VC GOSTA INDEPENDENTE DE ESTILO. SE PREOCUPE COM O SEU SOPRO E EMBOCADURA, SE VC TIVER UMA BOA BASE COM CERTEZA VAI TOCAR GAITA BEM.

Um abraço a todos do Jefferson Gonçalves!

Jefferson, muito obrigado pela entrevista, você além de tocar muito mantém a humildade e isso é muito importante pois demonstra caráter, que é algo difícil de se encontrar atualmente. Te desejo boa sorte com o novo cd e todo o sucesso que você merece.

Conheça também o Gaitanet, no endereço www.gaitanet.hpg.com.br !
Lá você encontra Dicas, Cifras, Dúvidas Freqüentes, Downloads e muito mais.

Para conhecer melhor o trabalho do Jefferson acesse seu website oficial !

Muito obrigado pela atenção de todos que leram esta entrevista.