Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


 
 

Criador do Gaitablog foi destaque no Bends Acontece de Abril

Ele é o Cara: Sérgio, do Gaitablog.(Publicado em 09/04/09)

Sr. Gaitablog

Conheça a trajetória musical e acadêmica de Sérgio De Marchi, futuro médico, apaixonado pelas harmônicas e criador do principal blog de gaita do Brasil.

Foi no ano de 2002 que Sérgio De Marchi teve uma de suas grandes ideias. Juntar a paixão pelas harmônicas e difundir a cultura do instrumento via internet. Pronto, estava plantada a semente do Gaitablog. “Criei o Gaitanet com intuito de reunir informações sobre o instrumento, pois à época era escasso. Porém, ao entrar na faculdade, foi ficando complicado atualizar”, diz. “Por isso reformulei no formato de blog, para ter agilidade nas atualizações e, além disso, dar mais dinamismo ao projeto”, completa.

Nascido em 1986, na cidade paulista de Sorocaba, Sérgio De Marchi sempre foi um apaixonado pelas harmônicas. Além de ter como referência grandes nomes como Ulysses Cazallas, John Popper Sonny Terry, Vasco Faé, Thiago Cerveira, Jefferson Gonçalves, foi com Flávio Guimarães (Blues Etílicos) que tudo começou e a paixão começou a brotar.

Meu primeiro contato com a gaita foi em 2000, com os discos do Flávio Guimarães. Mas ao ouvir novamente um disco do Lulu Santos que gostava quando criança, percebi incríveis participações de Milton Guedes na gaita. Hoje tenho a certeza de que esse som ficou no meu inconsciente e foi fundamental na minha decisão de me tornar gaitista”, relembra.

Desde que teve os primeiros contatos, isso há praticamente sete ou oito anos, Sérgio teve uma surpresa ainda mais positiva que acertou em cheio suas expectativas. “Também me lembro da trilha do filme Midnight Cowboy, do Toots Thielmans, que me influenciou bastante. Não sei se isso foi antes ou depois de ter ouvido o Flávio pela primeira vez”. Fã de Beatles, Eric Clapton, Rolling Stones, Pink Floyd, o gaitista deu aulas, mas não é profissional. “Não tenho essa intenção”.

Hoje, revela, sua prioridade é dedicação máxima à faculdade de medicina. “Meu projeto atual é estudar para passar em uma boa residência médica. E posso dizer que a gaita me ajuda muito, pois é uma grande aliada contra o estresse depois de alguma atividade desgastante, além, claro, de ser muito divertida”. Com relação ao site, diz: “pretendo continuar a expansão, buscando inovações e melhorias dentro do Gaitanet. Na gaita, quero melhorar meu desempenho em jazz e bossa nova, por isso estou voltando meus estudos para esses estilos”, afirma.

Sobre a vida de estudante, músico e blogueiro, Sérgio afirma que “o mais complicado é conciliar os estudos com as atividades do blog. A paixão pela gaita e o retorno do público são combustíveis para tudo isso dar certo, é um grande prazer levar informações de qualidade àqueles que gostam das harmônicas. Por sorte, tenho muito colaboradores que me ajudam na atualização, músicos profissionais e amigos, o que torna a atividade ainda mais prazerosa”, enfatiza.

Foi justamente por intermédio do Gaitablog que Sérgio De Marchi teve contato com dois de seus grandes ídolos: Toots Thielmans e Peter Madcat. “Essas entrevistas são as mais marcantes, pois foram sensacionais, tanto como fã como gaitista. O Toots eu entrevistei por meio do agente dele, porém a entrevista com Madcat foi pessoalmente e acabei recebendo o disco Madcat’s Harmonica and Ukulele Project de suas próprias mãos”.

Já sobre o atual cenário da gaita no Brasil, Sérgio acredita que ainda está muito restrito, porém dá sinais claros de crescimento. “A verdade é que muita gente ainda não conhece a versatilidade e a complexidade das harmônicas, quais são os gaitistas e em quais discos a gaita é o instrumento principal. Por sorte, alguns fatos estão impulsionando; a criação do Fórum Gaitanet e outros blogs, como Gaitabh e Harmônica Máster. Além disso, os gaitistas brasileiros estão melhores e a cada dia surgem novos músicos”.

Fora isso, o criador do Gaitablog aponta o surgimento da Bends Harmônicas como um dos fatores principais para a expansão da gaita no Brasil. “A entrada [da Bends Harmônicas no mercado] gera uma competição saudável, que é o lado bom da livre concorrência. Além das próprias inovações da empresa, alguns festivais ou shows apoiados pela Bends sempre chamam a atenção de novos e futuros gaitistas. O apoio a músicos profissionais e a difusão da cultura das harmônicas no País também são pontos a serem destacados”.

Hoje, o Gaitablog é a principal fonte de informação sobre gaita no País. “Nossa meta é unir o gaitista amador ao profissional, unir a gaita ao gaitista e o professor ao aluno. Pretendo popularizar o instrumento, acredito serem fundamentais proximidade e possibilidade de ler matérias e notícias relacionadas às harmônicas, para manter o gaitista incentivado a comprar e usufruir de produtos da gaita de boca”, finaliza Sérgio De Marchi, do Gaitablog.

Curiosidades sobre o Gaitablog e o Gaitanet

De acordo com Sérgio De Marchi, o Gaitanet recebeu prêmio Site Nota 10, premiação promovida pelo site CGICLUBE.NET, em 2004. Posteriormente, o Gaitablog foi selecionado pelo portal UOL, sendo condecorado com o selo ‘UOL Blog Legais’. “O interessante dessas duas premiações foi o fato de que vieram de forma espontânea, pois jamais cadastrei o site em nenhum tipo de concurso”, revela.

Já dos eventos no qual Sérgio pôde cobrir por meio do Gaitablog, existem vários que ele destaca: “foram incríveis todos os que pude cobrir com o site, porém os mais marcantes foram a Expomusic de 2007, ano em que a Bends fez seu lançamento oficial, além do Encontro Internacional da Harmônica de 2008”, complementa.

Leia a edição de maio do Bends Acontece clicando aqui.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 10h10
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Metropolis - Entrevista com Stevie Wonder

Entrevista com o músico Stevie Wonder. O programa "Metrópolis" é exibido pela TV Cultura de segunda a sexta-feira às 21h40.



Categoria: Vídeos e Mp3
Escrito por Gaitanet às 00h20
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Workshop gratuito c/ Vasco Faé

Neste workshop Vasco Faé mostrará como utilizar a gaita diatônica no Blues e derivados, contará um pouco da história do instrumento e fará demonstrações de técnicas de coordenação motora para uso do suporte e técnicas de respiração.

Vasco Faé atua no cenário do Blues desde o início da década de 90. Passou pela banda Blues Etílicos, faz parte do Irmandade do Blues e dividiu palco com Nando Reis, Herbert Viana, Caetano Veloso, Simone, Pitty, Bocato, entre outros. Acompanha o trabalho solo de Andreas Kisser, é produtor do projeto Blueseiros do Brasil e endorsee da Bends Harmônicas e cordas SG.

GRÁTIS

Público alvo: Músicos iniciantes e interessados
Sábado 23 de maio, 2009 às 15h00
Inscrições pelo telefone 2092-4570 de 2ª a 6ª das 8h00 ás 17h00 – Emissão de certificado de participação
Biblioteca Temática de Música Cassiano Ricardo - Espaço Itamar Assumpção
Av. Celso Garcia 4.200 - Metrô tatuapé

Contato do evento
Evaldo Piccino
Coordenador da Área Temática de Música
Sistema Municipal de Bibliotecas
Secretaria de Cultura de São Paulo
Rua Catão, 611 - 6º andar - Lapa
Tels: (11) 3675-6727 / 7152-2992



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 14h13
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Rodrigo Eberienos toca em Ipanema dia 22

22 de maio
Rodrigo Eberienos & Marcos Lima - Jazz
Conversa Afinada (Rua Vinicius de Moraes - Ipanema)
22h



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 01h10
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Otavio Castro lança seu primeiro disco

Agora é oficial. O gaitista carioca Otavio Castro lançou hoje seu primeiro disco, “Promessa”, no site ReverbNation. O disco está lá, disponível para todo ouvirem as faixas on-line, mas infelizmente os fãs de harmônica terão de se contentar em apenas ouvir, pois o músico não pôde liberar as faixas para download.

Otavio teve grande dificuldade em conseguir lançar este disco através de gravadoras, devido a uma crise que está rolando no mercado fonográfico e as gravadoras não estavam topando investir nessa jornada, e olha que o Otavio corre muito na frente em divulgar as potencialidades do instrumento. Foi dentro deste contexto que ele pilhou e resolveu jogar todo o disco na internet. Vale lembrar que o Otavio teve apoio da Hering Harmônicas para a gravação.

Leia a matéria completa no blog do Prot! 

Conheça a carreira de Otavio Castro.

O disco pode ser ouvido em: reverbnation.com/otaviocastro.



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 00h19
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol