Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


 
 

Mais informações sobre o falecimento do mestre Tavares da Gaita

É com imensa tristeza que o Brasil recebeu a notícia do falecimento de Mestre Tavares da Gaita.
Mestre Tavares da Gaita, 84 anos, faleceu quarta-feira dia 08 de abril às 08:30 da manhã, devido a um AVC seguido de Pneumonia e uma infecção generalizada.
Tavares deixa mais um vazio entre nós, gaitista de uma genialidade ímpar e um ser humano difícil de encontrar, simples, humilde e de um grande coração.

O caruaruense José Tavares da Silva ficou famoso em todo o Brasil por fazer instrumentos a partir de materiais diversos como pedaços de coco, cabaças, bambus, canos de PVC e até lanternas de carros. Autodidata, ele tocava sua gaita de maneira única.

 

Em 2007, foi candidato a patrimônio vivo do Estado, mas não obteve o título. O único CD gravado por Tavares foi o Sanfona de boca, lançado em 2004, quando já tinha 79 anos. Em 2006, ele parou de fazer shows, depois de passar mal no palco.

Em entrevista ao JC em dezembro de 2008 ano passado, Tavares da Gaita confessou que não acreditava que voltaria aos palcos. Ele já estava adoentado e sentia o peso da idade. “Acho que fui um artista completo, pelo menos é o que dizem e o que sinto. Mas, apesar de querer demais me apresentar, acho que não volto mais, que não vou mais ter condição de ser o músico de antes”, afirmou. Nessa ocasião, deixou um recado para os fãs de tantas décadas: “Gostaria de dizer aos meus fãs que estou em casa, adoentado, mas estou morrendo de saudades e penso neles todos os dias”.

Conheça um pouco de sua história

Nascido em Taquaritinga do Norte (PE) no ano de 1925, com 1 ano e meio de idade foi morar em Toritama (PE) e aos 30 anos foi descendo a serra até Caruaru, onde viveu até hoje; considerado um dos mais ilustres moradores da cidade foi homenageado no ano de 2003 ganhando o título de cidadão Caruaruense numa das maiores festas populares do Brasil o São João de Caruaru.

Começou sua carreira acompanhando o Circo Mambembe de Vital Santos, onde tocava triângulo e fazia os efeitos sonoros do espetáculo.

Resolveu fabricar seus próprios instrumentos para assim não ter que levar muito peso em suas apresentações, com isso desenvolveu verdadeiras obras de artes que hoje estão espalhadas pelo mundo. Naná Vasconcelos e Airto Moreira, considerados os melhores percussionistas da atualidade, são seus clientes e fãs.

Aos 82 anos, Mestre Tavares tinha em suas mãos o registro de suas composições no CD “Sanfona de Boca”. Além de participar como músico, Jefferson Gonçalves assina a produção musical.

Fontes: Jefferson Gonçalves Site JC Online, Hering Harmonicas



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 13h26
[] [envie esta mensagem] []



 
 

O Brasil perde um de seus maiores ídolos na gaita



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 11h32
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol