Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Pat Ramsey morre aos 55 anos

por Luciano Boca

 

 Pat Ramsey faleceu no último dia 17 de novembro, vítima de hepatite C.

Ramsey era considerado por muitos o maior gaitista de Rock Blues do mundo, ele teve uma longa e triste batalha contra a doença.

 

 Pat Ramsey nasceu em Shreveport, Louisiana, em 1953, começou a tocar gaita aos 17 anos, sua forma de tocar era muito particular, era um dos poucos que se podia ouvir não tendo a impressão de estar ouvindo outro gaitista, tanto cantando, quanto tocando harmônica, Pat Ramsey era inconfundível, e com certeza muitos gaitistas brasileiros tiveram Ramsey como uma das suas influências.

 

  Ramsey teve uma história de vida digna de um filme, suas gloriosas façanhas tiveram inicio com suas viagens de carona cortando todo o país, durante os anos 70. Em 73, Ramsey se juntou a Bunny Brooks Band em Denver, em 78 impressionou o guitarrista Rick Derringer que comentou com Johnny Winter sobre o “garoto cabeludo” de Denver... Johnny gostou tanto do trabalho de Ramsey que o contratou para gravar todas as faixas do seu álbum “White Hot And Blue”, que sem dúvidas é um dos melhores álbuns de Johnny Winter.

 

 “Pat Ramsey foi um grande músico, muito querido pelos amigos e companheiros de banda, que mesmo nas horas difíceis em sua batalha com a doença, conseguia ser uma pessoa especial, de grande sentimento, foi uma imensa perda para os amantes da harmônica”

 

 

Discografia:

"Live at the Big Bend Blues Bash

“Live at The Grand”

It’s About Time



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 17h10
[] [envie esta mensagem] []



Vencedores da Promoção de Aniversário do Gaitablog

Antes de anunciar os vencedores eu gostaría de agradecer a todos que participaram desta, que foi a promoção com maior número de participantes da história do Gaitanet. Obrigado também por todas as mensagens de apoio e idéias enviadas, todas serão estudadas e em breve teremos muitas novidades.

Parabéns aos vencedores, vocês receberão um e-mail solicitando os dados para o envio das harmônicas. O sorteio foi feito por um software especializado no dia 22 de novembro(20h). Cada mensagem enviada(exceto as repetidas) recebeu um número conforme o recebimento.

Vencedor da gaita diatônica RK20 dourada:

Diogo, de Niterói/RJ.

Antes de qualquer coisa, gostaria de parabenizar vocês pelo ótimo site, que pode ser considerado, sem nenhum exagero, um marco pros gaitistas brasileiros. Meus sinceros comprimentos por esses 2 anos de ótimo trabalho. =) Agora, falando das matérias, as que mais me agradam são as que falam da gaita em sí, do seu funcionamento e dos lançamentos que vocês em geral acompanham de primeira mão. Falando nisso, espero ansiosamente por maiores informações sobre essa beleza de gaita... Mais uma vez meus parabens e que venham os proximos anos! Abraço grande Diogo
Comentário recebido dia 02/08/08.

Vencedor da gaita diatônica RK20 preta e cromada:

Wilsom Loureiro da Silva, de São Paulo/SP.

Como eu só estou tocando há 1 ano eu gosto mais das aulas e dicas mas eu curto muito também aquelas matérias de lançamentos e deixo também meus parabéns e muito sucesso nos próximos anos e promoções como essa são sempre bem vindas.
E-mail recebido dia 17/10/08.

Apoio:



Escrito por Gaitanet às 20h51
[] [envie esta mensagem] []



Leitura musical e gaita diatônica (PARTE II)

por Fernando Xavier
(leia aqui a primeira parte desta matéria)

Gaita Diatônica integral (com todas as notas possíveis) em C

 

No gráfico a seguir estão representadas as três classes de notas da diatônica. Veja a linha pontilhada central, tudo que está no hemisfério norte são notas sopradas e sul aspiradas. As notas no retângulo central são as naturais, foco deste estudo. Os quadrados fora do esquema central são bends aspirados (sul) e soprados (norte). Os círculos são overbends, pontilhados, aqueles que produzem notas que podem ser feitas em outras classes (notas repetidas).

Abaixo, segue a tessitura da gaita diatônica afinada em C nas três oitavas:

Leitura musical

 

Uma linha ou espaço pode ter vários significados. As posições no pentagrama não tem valor absoluto, dependem de uma referência chamada clave, que é grafada no começo de cada pauta.

Lembre-se que os instrumentos musicais tem tessituras (extensões) variadas. Existem instrumentos muito graves e muito agudos. Um teclado completo de piano pode ter mais de sete oitavas, ou mais de 85 notas. Se fosse usada uma mesma referência (clave) para a mão esquerda (região mais grave) e direita (mais aguda), uma das duas ou até mesmo ambas, seriam grafadas fora da pauta, o que tornaria a leitura mais difícil. Neste caso, para cada região do instrumento é usada uma clave (sol para a mão direita e fá para a esquerda).

Portanto, as claves tem a função de: melhor alocar as notas no pentagrama, de acordo com a tessitura do instrumento idealizado para a peça.

Em geral, instrumentos graves como o contrabaixo são escritos em clave de Fá. Instrumentos médios como a viola de arco, a clave de Dó. Médio/agudos como a gaita, violão, flauta, guitarra, entre outros, a clave de Sol.

Existem em vigor, três claves que podem ser alocadas em diferentes posições.

 

Abaixo, as três claves em suas posições mais usadas, note que a nota ao lado de cada clave indica a posição da nota que serve como referência: na clave de sol, o sol é a referência e assim respectivamente.

Na figura abaixo, a representação do do central (a nota mais grave na diatônica C, o dó da quarta oitava do piano, em três diferentes claves:

Obs.: além destas, existe também a clave para instrumentos percussivos.

 

Fernando Xavier

Professor de gaita e instrumentista em Campinas SP

 

Continua...



Categoria: Aulas e Tablaturas
Escrito por Gaitanet às 21h37
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol