Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Última semana p/ concorrer às gaitas RK 20

Finalmente está chegando ao final o prazo das incrições para a promoção do Gaitablog em que estaremos sorteando duas gaitas RK 20, uma dourada e outra preta/cromada, um oferecimento da Hering. O último dia para concorrer será na próxima sexta-feira dia 21 de novembro até as 23h59min. Os vencedores serão anunciados no dia seguinte, aqui mesmo no Gaitablog.com . Esta nova data limite para incrição foi possibilitada porque prorrogamos o prazo da promoção devido ao imenso sucesso em que tivemos até agora, foram 97 incrições aproximadamente. Aproveito ainda para agradecer a todos os visitantes pela marca que estamos comemorando este mês, mais de mil comentários enviados. Obrigado e boa sorte no sorteio.

Sorteio de duas gaitas RK20 - Gaitablog completa 2 anos de vida

Parece que foi ontem que este blog fazia seu primeiro post no dia 06 de julho de 2006. Apesar disso completamos 2 anos de vida no último dia 06. Nesses 2 anos muita coisa aconteceu no cenário da harmônica do país. Grandes gaitistas estiveram por aqui como Toots Thielemans, Madcat, Milteau. Grandes festivais aconteceram como o Bluesmenau, Encontro Internacional da Harmônica, Fórum Harmônicas Brasil em Fortaleza. Uma nova fabricante de gaitas brasileira chamada Bends surgiu trazendo inovações. Muitas gaitas foram lançadas como a revoulucionária Golden Blow, Hering Blues Custom, as de comemoração do 150 anos da Hohner e 25 anos da Lee Oskar, Stan Harper e a Croma, entre outras.

Mas o mais importante de tudo isso para mim foi que nesse tempo todo o público manteve-se presente neste blog, prestigiando e enaltecendo esse trabalho que faço com muito carinho e dedicação. Para comemorar esta data especial e agradecer por essas quase 100 mil páginas visitadas, viabilizamos junto à Hering Harmônicas um sorteio muito especial, para premiar você internauta, por mais esse aniversário.

Nós faremos o sorteio de duas harmônicas diatônicas RK 20, que ainda não foram nem lançadas para vendas. Ou seja, você terá a chance de ser a primeira pessoa não endorser Hering a ter uma gaita RK 20. Nos próximos dias solteremos mais detalhes com fotos da RK 20 para que vocês fiquem mais estimulados a participar conosco dessa comemoração. Já adianto que é uma gaita diatônica, feita com bocal ergonômico, visando um maior conforto ao gaitista, trazendo segurança para mesclar velocidade e exatidão na execução das notas.

Para concorrer a esse sorteio é muito simples, só queremos saber qual é o tipo de matéria que você mais tem interesse. São as matérias sobre gaitas, discos, gaitistas? Ou seriam as notícias sobre lançamentos? Vídeos e mp3? Aulas, tabs, dicas, agenda de shows? Enfim, vale responder o que você desejar desde que seja sincero. Todos os comentários enviados neste post respondendo a essa requisição estarão automaticamente concorrendo ao sorteio dessas harmônicas.

Graças a vocês, público fiel e amigo, este blog conseguiu da metade de 2006 para cá levar adiante a cultura da harmônica à população que fala a língua portuguesa, provando que é possível sim estar por dentro das novidades de gaita sem depender dos grandes meios de comunicação de massa que muitas vezes, salvo exceções como tudo na vida, só estão preocupados em divulgar o fútil e o fácil de vender. Muito obrigado e boa sorte!

Apoio:



Escrito por Gaitanet às 20h07
[] [envie esta mensagem] []



Róbson Fernandes lança novo cd nesta quarta-feira

O Róbson Fernandes fará show no Bourbon Street dia 12/11, quarta-Feira, na Festa da Revista Blues ´n´ Jazz. Show com músicas do Novo CD "COOL". Ele também fará jam com feras do Blues Brasileiro, entre eles Marcos Ottaviano, Danny Vincent, André Youssef, Decio Caetano, Klaus Senna, Diego Martins entre outros...

Abertura com a Banda Black Coffee as 21:30 hrs.

Se vc e seus amigos quiserem participar da lista de desconto, por favor envie email c/ Nome e Telefone p/ mailing@robsonfernandes.com e pague apenas 16 reais por esse Show.

Bourbon Street Music Club
Rua dos Chanés 127, Moema
Fone: 5095-6100/5561-1643
www.bourbonstreet.com.br 

Conheça a carreira de Róbson Fernandes

Impossível não ligar o nome de Robson Fernandes ao blues contemporâneo brasileiro. Possuidor de timbre, energia e técnica irretocável; eleva o estilo ao melhor nível exibido no exterior. Não é de se estranhar que os maiores gaitistas de blues vivos tenham curvado-se em elogios ao trabalho de Robson.

 

Ainda jovem, aos 16 anos, começou a estudar a gaita diatônica como instrumento de paixão aliada à suas pesquisas sobre a música negra norte americana: o blues. Aprendeu harmonia e improviso com Aldo Landi, buscou absorver conhecimentos estudando com Boccato e aprofundou seus estudos com Lupa Santiago. Iniciou sua carreira com a Samsara Blues Band para em seguida ser convocado para o grupo de Danny Vincent. Acompanhando o guitarrista durante cinco anos obteve “estrada” e aprendizado nos palcos dos mais conhecidos bares e casas de show do Brasil.

 

Em 2002, lançou o CD Sampa Blues acompanhado por alguns dos melhores nomes do blues brasileiro: André Christovam, Danny Vincent, Marcos Ottaviano, Lupa Santiago, Ari Borger, Silvio Alemão, Andrei Yvanovic, os irmãos Igor e Yuri Prado e a Banda Blue Jeans. Este trabalho colocou Robson Fernandes em evidência no cenário nacional e atrai comentários da mídia especializada no Brasil e no exterior, culminando com a presença de Robson juntamente com John Hammond e outros no Natu Blues Festival 2003.

 

 

Agora, iniciando um novo ciclo de trabalho, é lançado o CD Gumbo Blues em que Robson Fernandes busca em faixas executadas com a Prado Blues Band e com a Banda Blue Jeans mostrar a maturidade de seu trabalho aliado ao feeling que lhe colocou em destaque. Suas raízes afloram na técnica com que executa os 12 compassos do blues e em sua voz que passa a ser registrada na gravação.

 

A gaita de Robson Fernandes traz um sopro novo ao blues brasileiro e amplia o fôlego do gênero em terras tropicais.



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 18h08
[] [envie esta mensagem] []



Leitura musical e gaita diatônica (PARTE I)

por Fernando Xavier

Este texto foi elaborado para a realização da “Oficina de introdução a gaita diatônica e a leitura musical” no Instituto Hilda Hilst , 2007. Ministrada por Rodrigo Eisinger e Fernando Xavier, através do programa de oficinas promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.  Agora ele será reproduzido aqui no Gaitablog através de minha coluna. Como o texto é longo nós o dividimos em algumas partes que serão apresentadas semanalmente, sempre com links para as partes anteriores. Ao final da série apresentaremos nossas referências bibliográficas.

Não é raro que a gaita diatônica seja vista como um instrumento despretensioso, o que distancia o iniciante da necessidade de estudo teórico. Neste movimento muitos iniciantes se deparam com a leitura da tablatura. Se por um lado este sistema simplificado facilita o contato inicial do estudante com o instrumento, por outro, priva-o do acesso a uma imensidão de temas e materiais didáticos escritos na linguagem universal da música. A escrita musical é velha no mundo, já foi rupestre, apareceu em várias civilizações, em diversos momentos da história ao redor do globo. Como é conhecida hoje, definiu-se no século XVII, passou por atualizações ao longo do tempo. Através dela, o registro impresso da música torna-se possível. Os símbolos usados na partitura representam as notas, suas durações e acentuações, disposições de partes, expressão, entre outros elementos.

Nesta adaptação da oficina em artigo apresentado em sete sessões, será feita uma introdução a leitura da partitura através da gaita diatônica de 10 orifícios, com estudo de repertório em músicas folclóricas brasileiras. Os exercícios e músicas sugeridas compreendem somente as notas naturais do instrumento e transitam na maior parte das vezes na segunda oitava. Recomenda-se que seja usada uma gaita em C (dó) para este estudo.  

 

Conceitos fundamentais

 

A música é o fruto da combinação dos sons, que são dotados de quatro propriedades:

 

- altura: as notas propriamente ditas.

- duração: o tempo de permanência da nota.

- intensidade: diz respeito à força que se aplica para a execução da nota.

- timbre: é a qualidade do som, o que distingue um instrumento do outro.

 

A figura abaixo representa uma oitava de piano (de do a do). A unidade de medida para a distância entre as notas musicais é o tom, sua metade o semitom.  A oitava completa possui 12 notas, a décima terceira é repetição da primeira. Entre cada uma dessas notas existe um intervalo de semitom. Ex.: entre dó e dó# há um semitom; entre dó# e ré há um semitom; entre dó e ré um tom; entre do e mi dois tons; entre dó e dó oitava acima, seis tons, etc.

 

Obs.: repare que as teclas pretas podem ter dois nomes para a mesma nota. Ex.: a nota (tecla preta) que está semitom acima de dó ou semitom abaixo de ré, pode se chamar dó# ou réb.

 

Escalas

 

Escalas são seqüências de notas crescentes ou decrescentes com as quais se constroem melodias. O que define cada escala é sua estrutura, a distância entre cada uma de suas notas. As escalas foram convencionadas através dos tempos, a maior e menor natural, têm grande importância para a compreensão de diversos conceitos musicais fundamentais.

 

Escala maior

 

Possui oito graus ou oito notas, a oitava é repetição da primeira. Entre cada um de seus graus encontramos os seguintes intervalos: tom do I para o II grau; tom do II para III; semitom do III para o IV; tom do IV para o V; tom do V para o VI; tom do sexto para o VII; semitom do VII para o VIII.


Escala menor natural

 

Também possui oito graus ou oito notas, a oitava é repetição da primeira. Tem a seguinte distribuição de intervalos: tom do I para o II grau; semitom do II para III; tom do III para o IV; tom do IV para o V; semitom do V para o VI; tom do VI para o VII; tom do VII para o VIII.


Escala cromática

 

A cromática é a escala que possui todas as notas musicais. Ela é simétrica, ou seja, constitui-se de uma seqüência de intervalos regulares, sempre iguais. Corresponde a uma sucessão de semitons (todas as teclas do piano, partindo de uma nota qualquer até sua repetição).

 

Fernando Xavier

Professor de gaita e instrumentista em Campinas SP

 

Continua...



Categoria: Aulas e Tablaturas
Escrito por Gaitanet às 00h23
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol