Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Sobre os overbends e o blues - Parte III

->leia a primeira parte da matéria
->leia a segunda parte da matéria

por Fernando Xavier 

Construção do acorde x7

 

O acorde mais presente no blues maior, é o acorde maior com sétima menor (x7). De modo geral, as progressões blues maiores são constituídas por três acordes de mesmo tipo (maior com sétima menor). Ex.: G7, sol maior com sétima menor, ou mais comummente chamado, sol com sétima.

Este acorde é formado pelos seguintes intervalos: 1 (fundamental), 3M (terça maior), 5j (quinta justa) e 7m (sétima menor). Então, para se conhecer o arpejo (as notas que constituem o acorde) de G7, é preciso tomar sol como fundamental (1=sol), sua terça maior (3M=si), quinta justa (5j=) e sétima menor (7m=).

 

Abaixo o arpejo dos três acordes que aparecem no blues em G:

 

G7 = sol (1) – si (3M) – (5j) – (7m)

 

C7 = do (1) – mi (3M) – sol (5j) – sib (7m) 

 

D7 = (1) – fá# (3M) – (5j) – do (7m)

 

 

Progressão blues

 

Progressão, diz respeito ao encadeamento dos acordes ao longo de uma música. A progressão blues maior mais recorrente no repertório gaitístico tradicional ocorre ao longo de 12 compassos onde aparecem três acordes de mesmo tipo (x7). Este encadeamento de acordes é atípico fora do ambiente blues, o que acaba por sugerir diferentes interpretações sobre a função e origem dos graus que o compõem. Para facilitar a exposição tratarei a progressão como I7, IV7 e V7, no entanto, como a orientação será vertical, entenderemos cada um dos três acordes como V7 de diferentes tonalidades.

Portanto, blues em G (sol maior) = G7 (sol com sétima), C7 (do com sétima) e D7 (com sétima).

 

Progressão blues de 12 compassos:

I7    / I7   / I7  /  I7

IV7 / IV7 /  I7 /  I7

V7 / IV7 /  I7 /  I7 //

 

Progressão blues de 12 compassos em G (sol maior):

G7 / G7 / G7 / G7

C7 / C7 / G7 / G7

D7 / C7 / G7 / D7 //

 

Origem dos acordes presentes na progressão blues em G:

G7: V7 de C

C7: V7 de F

D7: V7 de G

Improvisação

 De forma geral, o gaitista habituado a improvisação blues, pensa em um centro tonal para toda a progressão ao fazer uso de uma ou mais escalas nesta tonalidade. Exemplos de escalas para improvisação blues em G: G mixolídeo, pentatônica maior em G e pentatônica blues em G. Prestaremos atenção a última, pois ela concentra os três intervalos mais importantes a sonoridade blues.  

 

As notas que dão a intenção blues, conhecidas como blue notes, são: sib, do# e, ou seja: 3m (terça menor), 4aum (quarta aumentada) e 7m (sétima menor). Se a referência for vertical e forem incorporados ao fraseado estes mesmos intervalos sobre seus respectivos acordes, teremos novas possibilidades de articulações de notas, sem perder de vista a sonoridade blues.

 

Blue notes e seus respectivos acordes:

G7: sib (3m), do# (4aum) e (7m)

C7: mib (3m), fá# (4aum) e sib (7m)

D7: (3m), sol# (4aum) e do (7m)

Assim o improviso poderá estar apoiado pela escala pentatônica blues em G, C e D. Pensar nestas três tonalidades durante uma progressão I7, IV7 e V7 é algo bastante usual no repertório da diatônica blues, principalmente no V7, onde é possível tocar 5j () e 4aum (sol#) no orifício 6 aspirado. Este mesmo resultado pode ser alcançado com o uso dos overbends nos outros acordes em toda a extensão do instrumento.

 

 

- Na pentatônica blues em G: o sib poderá ser feito no overblow do orifício 6; do# no overdraw 7 e 10.

- Na pentatônica blues em C: mib no overblow 1 e 4; fá# no overblow 5; sib no overblow 6.

- No quinto grau D: sol# no overdraw do orifício 9.  

É importante frisar que a sonoridade blues não está só no intervalo que se usa, mas também na rítmica, na construção do fraseado, ou seja, na linguagem.

 

Fernando Xavier

 

Revisado por Gustavo Scaranelo

gustavoscaranelo@gmail.com

>>>Concorra à duas gaitas Hering RK 20 (lançamento)
>PARTICIPE AQUI



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 19h16
[] [envie esta mensagem] []



Bends na Summer NAMM e Minas Harp VI

Saiu no Bends Acontece(leia mais) de julho e vale a pena ser reproduzido aqui:

 

Bends na Summer NAMM 2008

 

Com menos de dois anos de atuação no mercado de gaitas, a Bends Harmônicas participou pela primeira vez de uma feira internacional de música, a Summer Namm 2008, na cidade de Nashville, no estado do Tennessee. A repercussão foi tão positiva, que a Bends estará presente na próxima edição da Namm, em janeiro de 2009.

Durante o evento, estiveram presentes Melk Rocha e Renata Rigout, proprietários da Bends Harmônicas e o endorser Ivan Marcio. “A Namm é uma feira de negócios e os americanos sem dúvida pensam no Time is Money. “O endorser não é visto apenas como um músico vinculado à marca, mas, sim, é o cartão de visitas da empresa”. Seu papel é justamente conquistar um futuro cliente, tocando uma simples música na gaita, ou fornecendo informações técnicas sobre o produto”, avalia Ivan.


De acordo com Melk, a participação da Bends na Summer Namm foi extremamente positiva. “Os americanos adoraram a questão do surgimento de uma nova fábrica de gaita no mundo. Acreditam que o fato da Bends ser 100% brasileira e ser gerida por uma equipe jovem, pode ser um diferencial em relação às fábricas existentes”, revela. “Outro ponto importante que detectamos na Namm, é a aceitação de novos produtos de altíssima qualidade, em contrapartida aos fabricados em países como a China”.


Ivan complementa: “ficaram impressionados com a qualidade dos instrumentos e o processo de fabricação. Outro ponto importante foi a dedicação e simpatia de nossa equipe, no atendimento a todos que visitaram nosso estande. Estamos chegando para fazer a diferença no mercado de harmônicas”.


A divulgação da marca e o grande vínculo com lojistas, distribuidores, vendedores e visitantes, conferiram à Bends o grande sucesso nesta primeira participação em feiras internacionais relacionadas à Música.

 

Minas Harp VI

 

Nos dias 20 e 21 de junho aconteceu em Belo Horizonte o VI Minas Harp. Desta vez o convidado especial foi o endorser da Bends, Vasco Faé.


O músico paulista se apresentou na sexta-feira (20) no Vinnil Cultura Bar, ao lado dos irmãos Gustavo Andrade e Luiz Andrade, ambos da banda Hot Spot que acabou de lançar seu cd “Felling Alright” pelo selo Blues Time Records. Vasco orquestrou uma grande Jam que contou com as participações dos gaitistas mineiros Lucas Morato, Mariana Borssatto, Daniel (Free Hand Blues Band) e Leandro Ferrari.


Uma das convidadas da noite foi a cantora americana Rodica, que incendiou o público com sua voz potente e uma bela parceria com Vasco Faé. O gaitista aproveitou sua passagem por BH e participou de uma faixa do próximo CD da cantora, que está sendo produzido pelo guitarrista Rogério Delayon e que faz uma fusão de Afro Beats, Blues e Jazz.


No sábado, Vasco ministrou uma oficina de afinação e manutenção no Estúdio Toca, onde foram abordados temas como limpeza do instrumento, afinação, troca de palhetas, regulagem de palhetas (offset) e algumas dicas importantes que o músico aprendeu com o mestre Ulysses Cazallas. Durante a noite, o gaitista se apresentou na Utópica Marcenaria. Com a casa lotada, ele dividiu o palco novamente com a Hot Spot Blues Band e, desta vez, subiram ao palco Samir Chamas (Bendito Blues), Andréa Furtini (Alarido), Lucas Morato, Leandro Ferrari e novamente a cantora Rodica. Vasco ainda guardou para esse show um set onde se apresentou no formato solo, tocando temas como Take Five e clássicos do blues que levaram o público ao delírio.


O Minas Harp VI foi patrocinado pela Bends Harmônicas, organizado pelo gaitista mineiro Leandro Ferrari e contou com o apoio da Pro Music Escola de Música e Estúdio Toca.

 

*Foto de Roberto Caiafa.
**Reprodução autorizada do site da
Bends Harmônicas.

>>>Gaitablog comemora 2 anos de vida c/ duas harmônicas de presente: PARTICIPE



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 01h09
[] [envie esta mensagem] []



Vencedor da camiseta do Poços de Caldas Jazz & Blues Festival

O vencedor do sorteio da camiseta do Poços de Caldas Jazz & Bues Festival foi Marcelo Lago Lyrio de Salvador, Bahia, com o seguinte comentário enviado:

Falando em ídolo, gaitista e brazuca (claro!), sem dúvidas o grande Jefferson Gonçalves. O cara é fera!!
Marcelo Lago Lyrio | Salvador/BA | 01/07/2008 18:47

Parabéns Marcelo! Entraremos em contato por e-mail para o envio do prêmio. Pedimos desculpas pelo atraso na divulgação do vencedor, ocorrido por problemas em nosso servidor.

Quem gosta de prêmios, ainda pode concorrer a duas gaitas diatônicas Hering RK 20 que não estão nem disponíveis à venda ainda >>>PARTICIPE AQUI<<< 



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 03h09
[] [envie esta mensagem] []



O Poços de Caldas Jazz & Blues

por Fabio Costa 

Para os amantes da gaita o Poços de Caldas Jazz & Blues já começou com o pé direito, mesmo que não seja um festival de gaita, o nosso instrumento preferido esteve presente em três noites seguidas, na segunda noite, Jefferson Gonçalves abriu a seqüência, fazendo sua mistura de blues com o baião, com muito carisma e profissionalismo, Jefferson levou o público ao delírio e foi aplaudido de pé.

 

Na terceira noite foi a vez de Luciano Boca com seu blues estilo Chicago, apesar da curta apresentação, o anfitrião do festival também foi aplaudido de pé, e depois ainda deu canja no show de Eddie Campbell que o chamou carinhosamente de James Cotton.

 

 

Na quarta e última noite Nicolas Smoljan foi a grande estrela da noite, com muita técnica e feeling o bluesman argentino, provou mais uma vez, ser a maior revelação da gaita blues na América do sul.

 

 

E fechando o festival, Fabrício Casarejos fez reverencia a musica brasileira, sua técnica de overblows, garantiu os ritimos brasileiros com muita personalidade, o público ficou muito satisfeito, e já espera ansioso pela próxima edição...

 

... E para nossa alegria, a Hering Harmônicas (patrocinador oficial do festival), já confirmou quatro grandes atrações para a próxima edição... Aguardem!

A Promoção da camiseta do Poços de Caldas Jazz & Blues Festival vai até sexta-feira que vem dia 25/07(meia noite) e o vencedor será divulgado dia 26 julho, participe!



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 04h29
[] [envie esta mensagem] []





Sorteio de duas gaitas RK20 - Gaitablog completa 2 anos de vida

Parece que foi ontem que este blog fazia seu primeiro post no dia 06 de julho de 2006. Apesar disso completamos 2 anos de vida no último dia 06. Nesses 2 anos muita coisa aconteceu no cenário da harmônica do país. Grandes gaitistas estiveram por aqui como Toots Thielemans, Madcat, Milteau. Grandes festivais aconteceram como o Bluesmenau, Encontro Internacional da Harmônica, Fórum Harmônicas Brasil em Fortaleza. Uma nova fabricante de gaitas brasileira chamada Bends surgiu trazendo inovações. Muitas gaitas foram lançadas como a revoulucionária Golden Blow, Hering Blues Custom, as de comemoração do 150 anos da Hohner e 25 anos da Lee Oskar, Stan Harper e a Croma, entre outras.

Mas o mais importante de tudo isso para mim foi que nesse tempo todo o público manteve-se presente neste blog, prestigiando e enaltecendo esse trabalho que faço com muito carinho e dedicação. Para comemorar esta data especial e agradecer por essas quase 100 mil páginas visitadas, viabilizamos junto à Hering Harmônicas um sorteio muito especial, para premiar você internauta, por mais esse aniversário.

Nós faremos o sorteio de duas harmônicas diatônicas RK 20, que ainda não foram nem lançadas para vendas. Ou seja, você terá a chance de ser a primeira pessoa não endorser Hering a ter uma gaita RK 20. Nos próximos dias solteremos mais detalhes com fotos da RK 20 para que vocês fiquem mais estimulados a participar conosco dessa comemoração. Já adianto que é uma gaita diatônica, feita com bocal ergonômico, visando um maior conforto ao gaitista, trazendo segurança para mesclar velocidade e exatidão na execução das notas.

Para concorrer a esse sorteio é muito simples, só queremos saber qual é o tipo de matéria que você mais tem interesse. São as matérias sobre gaitas, discos, gaitistas? Ou seriam as notícias sobre lançamentos? Vídeos e mp3? Aulas, tabs, dicas, agenda de shows? Enfim, vale responder o que você desejar desde que seja sincero. Todos os comentários enviados neste post respondendo a essa requisição estarão automaticamente concorrendo ao sorteio dessas harmônicas.

Graças a vocês, público fiel e amigo, este blog conseguiu da metade de 2006 para cá levar adiante a cultura da harmônica à população que fala a língua portuguesa, provando que é possível sim estar por dentro das novidades de gaita sem depender dos grandes meios de comunicação de massa que muitas vezes, salvo exceções como tudo na vida, só estão preocupados em divulgar o fútil e o fácil de vender. Muito obrigado e boa sorte!

Apoio:



Escrito por Gaitanet às 07h07
[] [envie esta mensagem] []



Homenagens ao mestre Ronald Silva - Parte I

Para começar nossa seleção de homenagens ao mestre Ronald Silva, um dos mais completos e mais queridos harmonicistas de nossa história, escolhi utilizar os comentário enviados ao Gaitablog na ocasião de seu falecimento. Quem quiser participar da homenagem basta entrar em contato.

Acredito que o mais bonito dessa primeira parte de homenagens é o carinho com que todos se referiram ao saber do acontecimento. Dizem que o Brasil é um país de memória curta, mas enquanto o Gaitablog e seus fãs existirem, tenho certeza que o mestre será lembrado pois isso é o mínimo que ele merece. Espero que gostem!

Otavio Castro - do RJ
"Todas as homenagens a esse mestre que digo ter tido a oportunidade de conhecer e admirar profundamente, por tudo que ele sempre fez e pela destreza em olhar seriamente para o nosso instrumento. Guardarei no coração cada prosa que pudemos ter. Nunca esquecerei dele tocando Arabesco. Enfim, vá bem Mestre! Saravá"

Jefferson Gonçalves - de Senegal
"Estou chocado com o que aconteceu, quando soube dos problemas que Ronald passava tentei varias vezes ligar para o Bene e nao tive sucesso. Por causa da minha viagem eu não pude tentar mais e hoje aqui no Senegal tive essa infeliz notíicia sobre a morte de mais um mestre. Estou muito triste, mas sei nosso mestre vai estar presente de alguma forma em nossas vidas. Amanhã é o dia do meu show aqui no Senegal e tenho certeza que de alguma forma Ronald vai participar desse show. Amanhã tocarei em homenagem ao mestre Ronald."

Rubiano Basquera - de Joinville/SC
"Gostaria de deixar aqui o meu mais profundo sentimento de perda. Ele encantava a todos no conservatório com a sua maestria e beleza quando tocava. Ele era realmente uma pessoa muito sensível, colocava a alma e o coração quando tocava. Tive a felicidade de ser seu aluno durante 1 ano e aprendi muito com seus ensinamentos. Sentirei muita saudade das noites de quarta feira, em que seu Ronald me ensinava como é linda a arte da harmônica bem tocada."

Marcos - de Mandaguaçu/PR
"É uma pena perder um excelente gaitista como o Ronald. Não tive o privilégio de poder conhece-lo, mas parece ter sido uma ótima pessoa. Seu nome e sua música ficaram escritos na historia da gaita brasileira, em um lugar de destaque."

Marco A. Requião da Silva - de Salvador/BA
"
Cheguei de viagem e fiquei sabendo agora do falecimento do mestre que não conheci pessoalmente mas que mantinhamos contato pois estava estudando pelo seu método. Fiquei chocado. Tenho o mesmo sentimento de perda de vocês, gaitistas profissionais, e uma grande frustração de não te-lo conhecido pessoalmente."

>>>Sorteio de 2 gaitas<<<
Aguardem em nosso próximo post começa a Promoção de Aniversário de 2 anos do Gaitablog em que sortearemos duas harmônicas que são lançamentos e ainda não existem nem para vendas!

A Promoção da camiseta do Poços de Caldas Jazz & Blues Festival vai até sexta-feira que vem dia 25/07(meia noite) e o vencedor será divulgado dia 26 julho, participe!



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 17h17
[] [envie esta mensagem] []



Lee Oskar comemora 25 anos c/ harmônica de luxo

Fundada em 1983, a fabricante americana de harmônicas Lee Oskar comemora em 2008 seu primeiro quarto de século. Para todos os gaitistas isso é um motivo de comemoração e felicidade.


Para marcar essa ocasião especial e comemorar esse 25° ano de inovação e pioneirismo no mundo das gaitas, eles produziram um número limitado da extraordinária gaita que você vê nessa foto.

 

 

Essa gaita que eles estão produzindo para comemorar o aniversário além de ser belíssima, é mais uma demonstração das melhoras e da tecnologia que eles têm utilizado na promoção dessa famosa assinatura que já comemora 25 anos.

 

As gaitas 25th Anniversary Limited Edition Gold Lee Oskar têm suas placas de cobertura banhadas a ouro e com uma gravação especialíssima em alusão ao aniversário. A caixa que acompanha o produto é outra maravilha, lembra até caixa de relógio caro. Com certeza essa harmônica será indispensável na coleção de todos os aficcionados por harmônicas e fãs da Lee Oskar.

 

O Lee Oskar, dono da empresa, irá pessoalmente gravar/autografar cada unidade encomendada por um comprador dessa 25th Anniversary Limited Edition Gold Lee Oskar. 

A gaita só está disponível no tom de C(dó) e custa 59,95 dólares (Model GOLD 1910-C). Entretanto, como marca dessa revolução no modo de produzir gaitas, a Lee Oskar permite que qualquer jogo de reparo de palhetas, chapa de voz e corpo de harmônica seja compatível com a gaita, além das chapas de voz das outras gaitas: Major Diatonic, Melody Maker, Natural Minor, Harmonic Minor que também são instaláveis nessa gaita. Afinal, todas as partes da Lee Oskar são intercambiáveis, isso torna essa fabricante única e especial.

 

Terminando a mensagem de comemoração de seu aniversário eles ainda agradecem ao consumidor pela clientela, apoio e contribuição nesses 25 anos de sucesso absoluto.

Eles esperam continuar ganhando sua confiança, ajudando você a aproveitar melhor o mundo da gaita, tocando aventuras e experiências pelos próximos 25 anos e muito além.

 

Fonte: Lee Oskar



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 13h21
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol