Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Destaques do AgendaHarmonica.blogspot.com

Maurício Einhorn - Shows e Oficinas na Serra Fluminense

Mauricio Einhorn, lenda viva da harmônica, talvez o maior gaitista brasileiro em atividade, irá se apresentar em três dias consecutivos por três municípios da serra fluminense. Serão belíssimas oportunidades de ver e ouvir um verdadeiro ícone da música instrumental brasileira em oficinas e shows.

Dia 17 – Petrópolis (ENTRADA FRANCA)
Oficina: 15 às 17h
Show: 20h
Local: Teatro Santa Cecília - Rua Marechal Deodoro, 192.

Dia 18 – Nova Friburgo (ENTRADA FRANCA)
Oficina: 15 às 17h
Show: 20h
Local: Teatro da Uniddae do SESC - Av. Presidente Costa e Silva, 231.(ao lado do Batalhão da PM)

Dia 19 – Teresópolis (ENTRADA FRANCA)
Local do Show: Teatro da unidade do SESC - Av. Delfim Moreira, 279
Horário:20h
Local da Oficina: Na FESO Pró Arte - Av. Gonçalo de Castro, 85
Horário: das 15h às 17h
*Mais informações c/
Maurício Einhorn.

Unigaita em Campinas(14,15,16/julho)

Local:Unicamp -> UNIGAITA - EVENTO GRATUITO
Será possivel conhecer a pluralidade da gaita em apresentacoes de Rodrigo Eberienos (Rio de Janeiro); do grupo 3emTrio com gaita de Rodrigo Eisinger (Campinas); e do pré-lancamento do album Walterama (Campinas), uma homenagem a Little Walter, com gaitas de Fernando Xavier, Paulo Gazela e Rodrigo Eisinger. O workshop de Melk Rocha, integrado a programação geral do encontro, leva a discussão a tecnologia empregada na difícil arte da construção de harmônicas.

Show de Rodrigo Eberienos e Banda
Data 14/07 a partir das 12 horas
Local Pavilhão Básico (em frente ao restaurante universitário)

Show do Rodrigo Eisinger c/ grupo 3emTrio
Data 15/07 a partir das 12 horas
Local Pavilhão Básico (em frente ao restaurante universitário)

Show de R.Eisinger, Fernando Xavier e Paulo Gazela
Pré Lançamento do CD Walterama
Data 16/07 a partir das 12 horas
Local Pavilhão Básico (em frente ao restaurante universitário)

Workshop de Melk Rocha
Tecnologia Aplicada a Construção de Gaitas
Data 14/07 às 15 horas
Local: Sala Paes Nunes (Instituto de Artes)

Mais shows:
  • Campinas/SP (5)
  • Minas(Interior) (1)
  • Nordeste (5)
  • Paraná (3)
  • RJ Capital (2)
  • RJ Interior (3)
  • SP Capital (6)
  • SP Interior (11)
  • Últimos dias:
    >>>Concorra a uma camiseta do Poços de Caldas Jazz e Blues Festival



    Categoria: Agenda
    Escrito por Gaitanet às 04h03
    [] [envie esta mensagem] []



    Guto Grandi lança cd de música eletrônica pela web

    O Gaitista Mineiro Guto Grandi, já há dois anos fazendo carreira solo no sul do país em Florianópolis, disponibiliza no seu site (www.bandasdegaragem.com.br/gutograndi-gaitista) faixas em mp3 do novo Trabalho “Andiró apresenta Guto Grandi”, onde o harmonicista utiliza a gaita de boca de forma nada tradicional, incorporando o instrumento ao universo da música eletrônica. Assim como fez o Ivan Márcio ano passadoele lança um disco somente disponível de forma virtual, democratizando o acesso à sua música a todos que têm condições de navegar na rede mundial de computadores, número ainda pequeno no Brasil.

    A harmônica ganha um timbre diferenciado utilizando-se efeitos digitais, que segundo o gaitista, são facilmente reproduzidos ao vivo. O disco não estará a venda nas lojas, sendo apenas disponibilizado na internet e sem nenhum custo para o download. Segundo o músico, o cd foi uma experiência que deu certo, gravado em Belo Horizonte/MG e com certeza vai surpreender os adoradores da música eletrônica. No site do artista, ainda há cerca de 15 faixas de outros trabalhos gravados e todas disponibilizadas integralmente para download. O trabalho do Guto mostra mais uma vez que a música eletrônica têm sim espaço para instrumentistas e que há ainda uma enorme caminhada evolutiva para esse estilo musical.

    Para quem curte a harmônica, instrumento tão fascinante e música de qualidade com originalidade, vale a pena fazer uma visita no site, pois além das mp3 você ainda pode conferir a Agenda do instrumentista.

    Ouça a música Hiporher, de Andiró c/ Guto Grandi:

    Fonte, contatos e mais informações:
    (48) 3337-4127  /  9623-0068
    www.myspace.com/gutograndi 
    www.bandasdegaragem.com.br/gutograndi-gaitista
     
    Matérias de interesse:
    Ivan Márcio lança disco gratuito



    Categoria: Notícias
    Escrito por Gaitanet às 15h02
    [] [envie esta mensagem] []



    Filme do Little Walter no Hall da fama do Rock

    Gostaría de compartilhar com vocês um breve filme sobre o ícone da gaita blues Little Walter Jacobs, que foi mostrado como parte de sua introdução no Hall da Fama do Rock´n Roll no dia 10 de março de 2008. Nesse vídeo ele recebe elogios de diversos gênios da música mundial como Eric Clapton, Jimmy Lee Robinson, Rick Estrin, Sam Lay, entre outros.
     

    Veja mais:
    Leia sobre Little Walter no Hall da fama do Rock´n Roll Aqui

    *Créditos:
    Publicado por
    checker764 em 10/03/08 através do site Youtube.com



    Categoria: Vídeos e Mp3
    Escrito por Gaitanet às 03h51
    [] [envie esta mensagem] []



    Músico que se recuperou c/ a gaita ajuda crianças doentes

    Apesar de não sabermos ainda exatamente como acontece esse processo, a ciência não têm dúvidas quanto a influência do humor nos sistemas neuro-endócrino-imunológico, ligando diretamente o sorriso e o bem estar psicológico a um melhor prognóstico em diversas doenças.

    A belíssima história do mestre Jehovah da Gaita, que está transcrita abaixo, publicada em 05 de abril de 1998 no Jornal do Comércio, é mais uma demonstração do que eu acabo de dizer. Não é somente mais um motivo para tocar harmônica, mas também um incentivo a todos harmonicistas e uma benção a todos envolvidos com a música. Como nos últimos anos diversos gaitistas de grande importância nos deixaram, eu gostaría de lembrá-los dessa emocionante matéria a respeito da história positiva desse mestre da harmônica brasileira e deixar essa mensagem de esperança a todos que passam por momentos difíceis. Lembre-se, nunca é tarde demais para começar a tocar harmônica e nunca é tarde demais para sorrir.

    Músico que se recuperou com uma gaita ajuda crianças doentes
    Jornal do Commercio , 5 de abril de 1998

    Um dos músicos que participam do projeto Música  é  vida  é  o  tocador  de gaita Jehovah Tavares de Lucena, 54 anos e  há  mais  de  30  como  músico  profissional. Jehovah da Gaita, como é mais conhecido, descobriu em 1996 que  estava  com  um entupimento coronariano e teve de  fazer  uma  cirurgia  delicada  no  coração.  "Eu estava muito tenso antes de entrar  para a sala de operações,  quando  o  cirurgião   colocou uma música para me relaxar", lembra. Foi quando ele descobriu  uma  função da música que nunca tinha percebido - a de ajudar a diminuir a dor.

    Na  fase  pós-operatória,  Jehovah   da   Gaita   fez   mais   uma  descoberta. O instrumento que  ele tocava há mais  de  três  décadas  o  ajudou  nas  sessões  de fisioterapia. "Como eu tinha que exercitar o tórax através  do  sopro,  o  médico  me autorizou a usar a gaita em vez do aparelho utilizado  pelos  fisioterapeutas",  diz  o músico. Segundo ele, a sua gaita lhe fez tão  bem  que  nem  a  depressão,  comum  depois de uma cirurgia como a  sua, chegou a lhe atingir.

    Quando foi convidado a tocar para crianças com câncer do Hospital Oswaldo Cruz, o projeto Música é vida, ele diz que voltou a ter a mesma sensação  que  a  música lhe trouxe momentos antes  de  sua  operação.  "Acabei  não  segurando  a  emoção quando vi a alegria das crianças com o som da gaita. Percebi  que  tão  pouco  para mim significava muito para  elas", comenta Jehovah. "Não  tenho  dúvida  de  que  a música ajuda a  curar  uma  pessoa",  completa o músico. (S.R.L.)

    Fonte: Jehovah da Gaita



    Categoria: Matérias
    Escrito por Gaitanet às 21h13
    [] [envie esta mensagem] []



    Uma solução para a Agenda de Shows dos gaitistas

    O Portal Gaitanet.com estréia hoje um blog dedicado exclusivamente a divulgar a Agenda de show dos gaitistas no Brasil e organiza-los por cidade ou região. O nome deste blog é Agenda Harmônica. www.agendaharmonica.blogspot.com é o endereço.

    Eu gostaría de convidar a todos para conhecer este novo trabalho do portal e pedir a colaboração para enviar informações de shows e ajudar na divulgação do site. Todos os shows de gaita que chegarem ao meu conhecimento irão imediatamente ao Agenda Harmônica e em troca peço que divulguem o site pois ele só terá utilidade caso os amantes da gaita saibam que ele será atualizado diariamente e que entrando lá ele terá a segurança de estar por dentro dos shows que rolarão em sua cidade.

    O serviço é totalmente gratuito, tanto para divulgar shows, quanto para acessar o site. Sugestões e criticas serão todas bem vindas pois este é um trabalho que tem que ser do jeito que os visitantes desejam e não do jeito que o criador escolheu. Quem tiver interesse em me ajudar nessa empreitada pode deixar um comentário ou entrar em contato. Quem desejar divulgar shows pode enviar e-mail para sergio@gaitanet.com , lembrando-se de citar data completa, local, endereço e forma de se obter maiores informações p/ interessados.

    Os shows ficarão organizados por cidade ou região, dependendo da quantidade de visitantes, no menu você escolhe a sua cidade. Não há organização cronológica nem por gaitista. A idéia fundamental é criar uma central simples e completa em que o visitante tenha a segurança de saber que entrando lá saberá dos shows que acontecerão em sua região e não irá precisar entrar de site em site procurando saber informações. Aceite nosso convite e conheça o Agenda Harmônica agora mesmo, caso goste, continue a nos visitar e conte aos seus amigos sobre este post.

    Obrigado!



    Categoria: Notícias
    Escrito por Gaitanet às 20h41
    [] [envie esta mensagem] []



    Sobre os overbends e o blues - Parte II

    por Fernando Xavier (leia a primeira parte da matéria aqui)

    Campo Harmônico Maior

    Campo harmônico é o mesmo que escala harmonizada. Harmonia diz respeito à combinação das notas. Trataremos agora, das tétrades (acordes com 4 notas) geradas a partir da combinação das notas de uma escala maior.

    Os acordes construídos a partir de uma escala, combinados em uma progressão harmônica constituem o centro tonal, ou seja, quando uma música ou um trecho, está na tonalidade de C (do maior), pode-se dizer que seus acordes mais importantes tem origem no campo harmônico de C maior, ou são suas substituições.

    Os acordes gerados a partir da escala maior são superposições de terças diatônicas (que tem sua origem em uma mesma escala). Tendo como exemplo a escala de C maior, se tomarmos do como fundamental, a terça a seguir será mi, então sol e por fim, si.

     

    Com esta disposição de intervalos, tem-se no I grau do campo harmônico de C, um acorde maior, pois sua terça é maior (2 tons em relação à fundamental). A sétima aqui é maior também (5 tons e ½ da fundamental, ou ½ tom em relação à 8j). Portanto este é um acorde maior com sétima maior.

     

     

    No II grau do campo harmônico de C, tem-se um acorde menor, pois sua terça é menor (1 tom e ½ em relação à fundamental). A sétima aqui é menor também (5 tons da fundamental, ou 1 tom em relação à 8j). Portanto este é um acorde menor com sétima menor.

     

    Se for feito este mesmo procedimento com o restante dos graus teremos:

     

    I7M (maior com sétima maior) : 1, 3M, 5j e 7M

    IIm7 (menor com sétima menor): 1, 3m, 5j, 7m

    IIIm7 (menor com sétima menor): 1, 3m, 5j, 7m

    IV7M (maior com sétima maior): 1, 3M, 5j e 7M

    V7 (maior com sétima menor): 1, 3M, 5j e 7m

    VIm7 (menor com sétima menor): 1, 3m, 5j e 7m

    VIIm7(b5) (menor com sétima menor e quinta diminuta): 1, 3m, 5dim e 7m

     

    Neste campo harmônico encontramos quatro tipos de acorde: x7M (maior com sétima maior), xm7 (menor com sétima menor), x7 (maior com sétima menor) e x7(b5) (menor com sétima menor e quinta diminuta, também conhecido como acorde meio-diminuto). A diferença deste último para o xm7 está na quinta, que é bemolizada (1, 3m, 5dim, 7m).

    Para todas as 12 escalas maiores, o campo harmônico terá o mesmo tipo e seqüência de acordes em diferentes alturas. Portanto a cifra analítica do campo harmônico para as 12 escalas maiores permanece:

     

    Os graus do campo harmônico são dotados de funções, que representam as sensações causadas no ouvinte quando acontecem as mudanças de acordes. Podemos então classificar as funções dos graus do campo harmônico maior da seguinte maneira:

     

    Repouso: I7M – IIIm7 – VIm7

    Movimento: IV7M – IIm7

    Tensão: V7 – VIIm7(b5)

     

    Observe que o acorde maior com sétima menor só aparece uma vez no campo harmônico maior, no quinto grau. Como a progressão blues abordada aqui é composta apenas por este tipo de acorde, é certo também dizer que, seus três acordes têm origem em campos harmônicos maiores de três diferentes tonalidades, já que: G7 é o V7 de C; C7 é V7 de F; D7 é V7 de G. Assim, é possível pensar que este encadeamento é uma sucessão de tensões. Porém, para os ouvidos não estranhos ao blues, fica clara a sensação de repouso (G7), movimento (C7) e tensão (D7), apesar dos tipos de acorde não corresponderem com a progressão I, IV e V (Imaj7 – IVmaj7 – V7) da música de tradição européia – o que justifica a improvisação horizontal sobre esta progressão.

    Leia a primeira parte dessa matéria aqui.

     

    *Não perca na próxima coluna na última parte desta matéria, ainda serão abordados os seguintes assuntos: Construção de acorde maior c/sétima menor(comum no blues), progressão blues, improvisação e possibilidades. Então não deixe de mandar seus "pitacos" e continue a nos visitar regularmente.

    **Lembre-se que esta matéria assim como todas publicadas no site, está protegida pelas leis de direitos autorais e sua reprodução sem autorização PRÉVIA é expressamente proibida.

     

    Fernando Xavier >>>Conheça minha carreira<<<

    fernandoxavier@bends.com.br

     

    Revisado por Gustavo Scaranelo

    Guitarrista e violonista, bacharel em música popular pela UNICAMP

    gustavoscaranelo@gmail.com



    Categoria: Aulas e Tablaturas
    Escrito por Gaitanet às 23h02
    [] [envie esta mensagem] []



    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


     
    Categorias
    Notícias
    Agenda
    Matérias
    Vídeos e Mp3
    Aulas e Tablaturas

     

    Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

    P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

    Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
    (clique aqui)

    Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
    (clique aqui)



     

    Veja nosso histórico


    Votação
    Dê uma nota para meu blog

    Outros sites
    Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
    Jefferson Gonçalves
    Leandro Ferrari
    Otavio Castro
    Róbson Fernandes
    Ailton Rios
    Rodrigo Brasileiro
    Mp3 de cds raros de blues e gaita!
    Blues de Sampa
    Sim, eu penso!
    Blog do Prot
    Blog do Kenji
    UOL - O melhor conteúdo
    Fórum em Espanhol