Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


John Mayall ao vivo em SP

John Mayall - "You Know That You Love Me"

John Mayall - "Just What You're Looking For"



Categoria: Vídeos e Mp3
Escrito por Gaitanet às 18h44
[] [envie esta mensagem] []



Jefferson Gonçalves em mais uma turnê internacional

De 02 a 09 de junho, Jefferson Gonçalves e Kleber Dias estarão em mais uma turnê  internacional. Eles irão mostrar suas músicas, desta vez, no Senegal. A dupla vai apresentar-se em Dakar, no Senegal Folk Festival, que será no no Théâtre de Verdure do Institut Français Léopold Sédar Senghor, no dia 07 de junho.

O convite partiu da Embaixada do Brasil no Senegal e do grupo musical senegalês
Les Frères Guissé, que esteve no Brasil nas ocasiões do Garanhuns Jazz E Blues (PE), Festival de Guaramiranga em Guaramiranga e Fortaleza (CE), Rec Beat – em Recife (PE) nas duas últimas edições. "Conheci o Cher, um dos integrantes do Lês Frères
Guissé, em Recife e tocamos juntos. Ele acabou fazendo o convite que se estendeu ao Kleber na outra apresentação em Guaramiranga, quando eles fizeram uma participação em nosso  show. Foi tudo confirmado pelo
Palácio Itamaraty",  avisa Jefferson que têm uma longa estrada internacional. "Já fiz outras turnês internacionais como: Europa (Alemanha e Espanha), Estados Unidos (Michigan, Texas, Nova York e Flórida) e na Argentina, mas tenho certeza que essa será especial", comenta.

Além de se apresentarem com o grupo Les Frères Guissé, a dupla mostrará ao povo senegalês um pouco da mistura do blues com os ritmos nordestinos e músicas de seu bem sucedido CD - Ar Puro que já foi comentado aqui no Gaitablog.

É a música brasileira mostrando seu valor no mundo!

Veja também:

-Ouça duas músicas do seu novo disco
-Lançamento do disco Ar Puro de Jefferson Gonçalves
-Carreiradiscografia e fotos de Jefferson Gonçalves
-Leia sobre os discos anteriores
-Entrevista Exclusiva

fonte: Jefferson Gonçalves



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 16h07
[] [envie esta mensagem] []



Sobre os overbends e o blues

por Fernando Xavier

*A partir de agora todo mês teremos uma coluna do Fernando Xavier aqui no Portal Gaitanet.com. Esse elucidativo texto do Fernando é apenas o começo do que vocês encontrarão nesse espaço dedicado aos textos de um gaitista que cada vez mais conquista seu espaço junto aos grandes nomes da harmônica no país. É uma honra ter o Fernando Xavier como colunista. Façam bons proveitos da coluna e não esqueçam que em caso de dúvidas ou sugestões p/ o colunista é só entrar em contato.

Sobre os overbends e o blues

 

Neste texto, em parceria com Gustavo Scaranelo, trataremos não da execução dos overbends, mas sim, pinçaremos o arcabouço teórico musical, necessário à compreensão da construção da improvisação blues na gaita diatônica abordada cromaticamente. Trata-se de um sobrevôo pela harmonia seccionado em três partes, que acreditamos, possa render bons resultados e novos sons à gaita diatônica.

 

Introdução

 

Segue aqui uma sugestão para solução de improviso, dentro de uma situação comum ao repertório da maioria daqueles que tocam gaita diatônica: blues de 12 compassos (I7 – IV7 – V7) em G (sol maior) tocado na gaita em C (do maior), relação também conhecida como segunda posição.

É muito comum que o gaitista nesta situação construa seu solo tendo como orientação um centro tonal para todo o chorus (execução da harmonia integralmente), assim, faz uso de escalas apenas nesta tonalidade. Ex.: blues em G, improviso orientado pelas escalas blues em G, pentatônica maior em G e G mixolídio. Neste caso, o improvisador terá G como centro tonal para toda a progressão. Podemos dizer que esta é uma abordagem horizontal de improvisação. Outra possibilidade é pensar que cada acorde da música pode gerar uma escala, uma tonalidade de momento. Desta forma estaremos verticalizando a improvisação, dando atenção a cada acorde (estruturas verticais).  Então, neste caso as mudanças de acorde serão entendidas como modulações (mudanças de tom).

Ao longo deste texto, será focada a segunda alternativa, na qual teremos um campo propício à exploração da gaita diatônica como instrumento cromático. Propomos então, em primeiro lugar dizer sobre intervalos, então sobre o campo harmônico maior e o acorde x7 (maior com sétima menor) na progressão blues, para então concluir com a sugestão de improvisação.

 

Intervalos

 

            Intervalo é a distância entre uma nota e outra. A unidade de medida para a distância entre as notas musicais é o tom, sua metade o semitom. Observe o teclado abaixo. Temos ai uma oitava completa de do a do, 12 notas, a décima terceira é repetição da primeira. Entre cada uma dessas notas existe um intervalo de semitom. Todos os intervalos recebem nomes e o que os define é a distância entre as notas e o contexto em que aparecem. Ex.: entre sol e si há 2 tons, também é um intervalo de 3M. Ex.: entre um do e o do oitava acima, existe um intervalo de 6 tons, a este intervalo dá-se o nome de oitava justa (8j); entre o e o oitava acima, existe um intervalo de 6 tons, da mesma forma é um intervalo de 8j.

Para conhecer os intervalos simples (da fundamental até a oitava justa), veja os intervalos que compõem as escalas maior, menor natural e cromática. Lembre-se que intervalo diz respeito à relação entre as notas, neste caso, os números correspondem aos nomes que recebem estas distâncias em relação à fundamental do: 

A escala cromática é a escala que tem todas as notas musicais. Ela é simétrica, corresponde a uma sucessão de semitons (todas as teclas, partindo de uma nota qualquer até sua repetição). Observe que além dos intervalos justos (j), maiores (M) e menores (m), aparecem os diminutos (dim) e aumentados (aum).

 

Intervalos que constituem a escala cromática em relação à fundamental do:

Sobre a nomenclatura, lê-se:

 

1 (fundamental)

2m (segunda menor, um semitom em relação à fundamental)

2M (segunda maior, 1 tom)

2aum/3m (segunda aumentada ou terça menor, 1 tom e 1/2)

3M (terça maior, 2 tons)

4j (quarta justa, 2 tons e 1/2)

4aum/5dim (quarta aumentada ou quinta diminuta, 3 tons)

5j (quinta justa, 3 tons e 1/2)

5aum/6m (quinta aumentada ou sexta menor, 4 tons)

6M (sexta maior, 4 tons e 1/2)

7m (sétima menor, 5 tons)

7M (sétima maior, 5 tons e 1/2)

8j (oitava justa, 6 tons)

 

Alguns intervalos acima são enarmônicos, como é o caso de ré# (2aum: segunda aumentada) e mib (3m: terça menor), ou seja, dois nomes para o mesmo som. A escolha por um ou outro dependerá do contexto harmônico em que aparecerem. Obs.: alguns intervalos enarmônicos não foram citados.

 

*Não perca na próxima coluna a continuação deste texto, ainda serão abordados os seguintes assuntos: Campo harmônica maior, construção de acorde maior c/sétima menor(comum no blues), progressão blues, improvisação e possibilidades. Então não deixe de mandar seus "pitacos" e continue a nos visitar regularmente.

**Lembre-se que esta matéria assim como todas publicadas no site, está protegida pelas leis de direitos autorais e sua reprodução, mesmo que de pequenos trechos só é lícita com autorização prévia.

 

Fernando Xavier >>>Conheça minha carreira<<<

fernandoxavier@bends.com.br

 

Revisado por Gustavo Scaranelo

Guitarrista e violonista, bacharel em música popular pela UNICAMP

gustavoscaranelo@gmail.com



Categoria: Aulas e Tablaturas
Escrito por Gaitanet às 11h19
[] [envie esta mensagem] []



Promoção 6º Aniversário do Gaitanet: VENCEDOR E GABARITO

Após corrigir e recorrigir duas vezes todas as 89 mensagens enviadas para evitar erros, chegamos a um total de 32 participantes que acertaram as 10 questões do nosso Quiz. Portanto para chegarmos a um grande vencedor , conforme as regras divulgadas previamente, foi feito um sorteio entre esses 32 concorrentes através do programa Sorteio Virtual(previamente cada pessoa que acertou todas as questões recebeu um número baseado na ordem de envio de sua mensagem).

Eu gostaria de agradecer a todos os participantes de mais de 40 cidades, espalhadas em 18 estados e 2 países diferentes por estarem conosco nessa comemoração e dedicarem um pouco do seu tempo prestigiando nosso site, foi uma grande honra, aguardem que esse ano acontecerão inúmeras novidades por aqui. Também agradeço enormemente ao Rodrigo Morenno pelo apoio que a Harmonica Master costuma dar ao Portal Gaitanet.com e a todos os seus visitantes, não somente a respeito da promoção, mas também pela honestidade, confiabilidade e acessoria que ele têm dado a todos os compradores de harmônicas.

Segue o gabarito com todas as respostas:

1)Que famoso gaitista brasileiro, nascido na cidade de Caruaru, ganhou aos 12 anos de idade o prêmio Gaitas Hering na rádio Mauá do RJ? Posteriormente esse mesmo gaitista ganhou alguns Grammy Latino como produtor de Zeca Pagodinho.
c) Rildo Hora

2)Quem fundou a Hering Harmônicas em agosto de 1923?
b)Alfred Hering

3)Em que cidade nasceu o mestre Ulysses Cazallas?
c)São Paulo

4)Qual é o nome do gaitista que desenvolveu a primeira gaita cromática?
d)Borrah Minevicht

5)Quanto ao significado de Enarmonia, qual lhe parece a alternativa adequada?
d)É o mesmo som com diferentes denominações, por exemplo Dó# e Réb

6)“Sua harmônica peculiar pode ser ouvida também nas trilhas de diversos filmes como Midnight Cowboy , *(vide final da matéria)Bagdad Café e em programas de televisão de várias nações. Como assoviador profissional também gravou trilhas sonoras, principalmente para comerciais de TV, ao longo de sua carreira.”

 

Esse parágrafo se refere a que grande mito da harmônica de boca que também é destaque tocando um outro instrumento e fazendo arranjos geniais?

c)Toots Thielemans

 

7)Qual é o nome dado a harmônica desta foto?

b)Gaita Baixo

 

8)Quem é o gaitista de cromática que lançou o disco acústico de blues e jazz chamado “Got you on my mind” em 2004, junto com Madeleine Peyroux?

d)William Galison

 

9)A seguir listaremos alguns monstros sagrados do Jazz, qual alternativa contém apenas músicos que ficaram conhecidos na década de 50?
d)Sonny Rollins, Charle Mingus, Carmen McRae e Bill Evans

 

10)Quem foi o primeiro gaitista a amplificar a gaita? Ele fez isso utilizando um P.A. do exército durante o serviço militar.
c)Snooky Pryor

 

Eu termino pedindo desculpas pela demora em dar o resultado apesar de ainda estarmos no prazo definido, foram muitas participações e eu quis conferir 3 vezes antes de fazer o sorteio, peço a compreensão de todos. E chega de enrolação... o grande vencedor da Promoção do 6º aniversário do Portal Gaitanet que vai ganhar uma Hering Blues Custom é Marcos Paulo Baliscei de Mandaguaçu/Paraná. Caso ele não retorne nosso contato até o dia 14 de junho(mandaremos um e-mail a cada 3 dias), faremos um novo sorteio entre os outros 31 participantes que acertaram todas as respostas e entraremos em contato com o novo vencedor.

Para quem não ganhou peço que não desanimem, afinal só um poderia vencer... e novas promoções se aproximam, fique ligado em nosso site. Agora eu irei publicar todos os comentários dos que acertaram todas as respostas lá no post correspondente. Por razões óbvias, só irei publicar os que não acertaram todas mediante solicitação, qualquer dúvida comente aqui ou entre em contato.

 

Parabéns Marcos, desejo muito sucesso com a gaita nova. Nós entraremos em contato para pegar os dados para o envio do prêmio.

Apoio:

A primeiraira loja especializada em gaita do país.

*errata:Quem toca na trilha sonora de Bagdad Café é William Galison e não T.Thielemans, pedimos desculpas.



Escrito por Gaitanet às 23h26
[] [envie esta mensagem] []



EM PRIMEIRA MÃO: Vem aí o novo disco de Marcelo Batista

Essa realmente é uma boa notícia para quem gosta de harmônica bem executada e boa música. O gaitista mineiro já está nos processos finais de gravação do cd "Cordas Harmônicas vol.2". Novamente em parceria com César Britto e com repertório variado, incluindo composições da dupla em meio a clássicos da música nacional e mundial, sendo executados por este belíssimo duo de violão e gaita, este disco promete ser um verdadeiro presente ao amante da música.

O cd terá participação especial simplesmente de Maurício Einhorn em uma das faixas, que já foi gravada incusive. Ainda participam do disco o maestro e pianista Gilson Peranzzeta e Rud Berger, um dos maiores violinistas que se tem notícia atualmente. 

Não se pode esperar nada menos que um disco obrigatório nas prateleiras dos amantes da gaita. Quando tivermos novas notícias sobre o lançamento em definitivo, avisaremos aqui.

 
Compre o primeiro disco diretamente c/ o Marcelo, através de seus contatos.

Além disso, é novidade a respeito do Marcelo Batista o fato dele estar credenciado entre os poucos luthiers recomendados pela fabricante Hering Harmônicas e sobre o seu espaço no MySpace.

Segue um comentário emocionado, eviando pelo visitante Victor Hugo na página do Marcelo Batista no Portal Gaitanet.com, que eu gostaría de compartilhar com vocês:

" Isto é para o maior harmonicista brasileiro o Marcelo Batista, que só agora fiquei conhecendo. Ele deveria ter muitos e muitos discos e DVD´s gravados e ainda espero poder comprar um...Parabéns pelo seu sopro que não é o qualquer um. Eu, pelo menos, sou um fracote em soprar, não aprendi nem com o Prof. Nelson Barbosa, que foi meu prof. em S.Paulo. Por isso mesmo é que estou encantado, você, Marcelo, dá de 100 a zero nos outros gaitistas brasileiros e na maioria dos de outros países. Um abraço do Victor Hugo, seu novo fã"

Victor Hugo

E agora dois vídeos para quem ainda não conhece a música do Marcelo poder entender a declaração do Victor Hugo:

Eu te amo (Chico Buarque)

Tico-tico no Fubá

E aí, mais alguém está ansioso pelo lançamento? E quem concorda com o Victor Hugo em seu comentário?

Você pode conhecer a carreira do Marcelo, baixar suas músicas, ver coletâneas de seus vídeos, entrar em contato c/ ele pra adquirir seu disco em sua página no Gaitanet. ---> http://marcelobatista.gaitanet.com



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 20h13
[] [envie esta mensagem] []



Últimos dias p/ concorrer a uma gaita customizada de fábrica

Estamos repostando sobre a promoção do 6° aniversário do Portal Gaitanet.com p/ avisar que o prazo para participar acaba a meia noite da sexta-feira dia 23 de maio e que o vencedor será divulgado no decorrer do sábado(24/05). Qualquer dúvida entre em contato. Boa sorte!

No dia 01 de abril o Portal Gaitanet.com, que é responsável por este blog, completou 6 anos de existência. Esse sonho tornou-se viável graças ao apoio e a fidelidade de nossos visitantes que ano após ano continuam aumentando nossa média de visitas semanais. É neste contexto em que a harmônica ganha espaço apenas em alguns pontos espalhados pelo Brasil que o site ganha importância ao levar informação de qualidade a quem quer aprender a tocar gaita ou a quem simplesmente quer buscar informações sobre o instrumento.

O site não tenta substituir os professores de gaita, mas sim estimula que as pessoas fiquem interessadas na gaita, permitindo por exemplo, que a pessoa encontre um professor em nossa relação nacional de professores de gaita. Além disso as seções Dúvidas Freqüentes e Aulas abordam os principais temas e mostram como o mundo da harmônica de boca é vasto.

A idéia do Portal também é manter o gaitista sempre estimulado e sabendo das novidades, suprindo assim a falta de informações fornecidas pela mídia em geral e pela mídia especializada também. O site é repleto de notícias dos gaitistas profissionais e dos seus lançamentos, com coberturas de festivais e feiras da música e com entrevistas com os maiores gaitistas do Brasil e do mundo. No ano passado por exemplo entre os entrevistados do Gaitanet estiveram o gaitista americano Peter Madcat e o genial gaitista belga Toots Thielemans. Além disso tudo o site ainda visa a divulgação dos bons gaitistas brasileiros, seus discos e seus shows.

Como forma de parabenizar o Gaitanet pelo seu sexto aniversário e celebrar sua importância na divulgação da cultura da harmônica de boca no país, a loja Harmonica Master oferece ao grande vencedor desta promoção uma gaita de última geração chamada Hering Blues Custom.

A Promoção é um Concurso Cultural em que os participantes respondem a 10 testes e quem obtiver o maior número de acertos ganha a gaita. As regras e critérios de desempate estão descritos no tópico em que descrevemos a promoção por completo, mas os comentários com as respostas que forem enviados neste post também serão considerados.

Nível 1

1)Que famoso gaitista brasileiro, nascido na cidade de Caruaru, ganhou aos 12 anos de idade o prêmio Gaitas Hering na rádio Mauá do RJ? Posteriormente esse mesmo gaitista ganhou alguns Grammy Latino como produtor de Zeca Pagodinho.

 

a)Omar Izar

b)Maurício Einhorn

c)Rildo Hora

d)Marceo Batista

 

2)Quem fundou a Hering Harmônicas em agosto de 1923?

 

a)Paul Hering

b)Alfred Hering

c)Mattias Hohner

d)Alberto Bertolazzi

 

3)Em que cidade nasceu o mestre Ulysses Cazallas?

 

a)Rio de Janeiro

b)Blumenau

c)São Paulo

d)Curitiba

 

Nível 2

 

4)Qual é o nome do gaitista que desenvolveu a primeira gaita cromática?

 

a)Larry Adler

b)Toots Thielemans

c)Michal Adler

d)Borrah Minevicht

 

5)Quanto ao significado de Enarmonia, qual lhe parece a alternativa adequada?

 

a)Quando a gaita está for a do tom dos outros instrumentistas

b)Quando se toca em sol uma gaita diatônica afinada em dó

c)São as notas de um acorde tocadas separadamente em seqüência, ao invés de simultaneamente

d)É o mesmo som com diferentes denominações, por exemplo Dó# e Réb

 

6)“Sua harmônica peculiar pode ser ouvida também nas trilhas de diversos filmes como Midnight Cowboy , Bagdad Café e em programas de televisão de várias nações. Como assoviador profissional também gravou trilhas sonoras, principalmente para comerciais de TV, ao longo de sua carreira.”

 

Esse parágrafo se refere a que grande mito da harmônica de boca que também é destaque tocando um outro instrumento e fazendo arranjos geniais?

 

a)Bob Dylan

b)Stevie Wonder

c)Toots Thielemans

d)John Popper

 

Nível 3

 

7)Qual é o nome dado a harmônica desta foto?

 

a)Escaleta

b)Gaita Baixo

c)Pode ser chamada de Oitavada ou Trêmula

d)Vineta

 

8)Quem é o gaitista de cromática que lançou o disco acústico de blues e jazz chamado “Got you on my mind” em 2004, junto com Madeleine Peyroux?

 

a) Joe Powers

b)Art. M Danne

c)Tommy Reilly

d)William Galison

 

9)A seguir listaremos alguns monstros sagrados do Jazz, qual alternativa contém apenas músicos que ficaram conhecidos na década de 50?

 

a)Lee Morgan, Keith Jarret, Chet Baker e Duke Ellington

b)Dave Brubeck, Chick Corea, John MacMaughlin e Sonny Rollins

c)Chet Baker, Chick Corea, Dizzy Gillespie e Charlie Parker

d)Sonny Rollins, Charle Mingus, Carmen McRae e Bill Evans

 

Bônus:

10)Quem foi o primeiro gaitista a amplificar a gaita? Ele fez isso utilizando um P.A. do exército durante o serviço militar.

 

a)Sonny Boy Williansom II

b)Little Walter

c)Snooky Pryor

d)Willian Clarke

 

Apoio:

A primeiraira loja especializada em gaita do país.



Escrito por Gaitanet às 20h21
[] [envie esta mensagem] []



Pablo Fagundes na TV Câmara e mais um pouco sobre seu disco

Resultado da parceria entre os músicos Ted Falcon e Pablo Fagundes, o CD "Ted and Pablo – Transcontinental Music Express" traz uma boa combinação entre estilos musicais do Brasil e dos Estados Unidos, fluindo com grande naturalidade entre a música acústica brasileira (como choro, samba e forró) e a música de raiz americana (blues, jazz e rock) em uma seqüência envolvente.

 

Veja mais sobre o disco no MySpace do mesmo clicando aqui.

 

Estréia dia  17/05  sábado, às 23h30   
 
Reapresentações:   Domingo 03  e 18 horas; Segunda 0 hora; Terça 0 hora; Quarta 4 horas e 30 minutos.

 

A TV Câmara pode ser acessada por meio
 

da internet, clique em  http://www.camara.gov.br /internet/tvcamara/  e em Assista ao Vivo  ;

das  redes NET, Sky NET, TECSAT, DIREC TV;

de mais de 169 operadoras locais de TV a cabo;

via Parabólica – Sinal Digital ou  Sistema Digital

outras sintonias, veja "INSTRUÇÕES PARASINTONIZAR"   em http://www.camara.gov.br /internet/tvcamara/Sintonia.asp 

 

QUER GANHAR UMA HERING BLUES CUSTOM?
Teste os seus conhecimentos sobre a gaita e ainda corra o risco de ganhar essa gaita customizada de fábrica  >>>Clique aqui<<<

 Oferecimento: Harmonica Master



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 15h22
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol