Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Vídeos do VII Encontro Internacional da Harmônica

Terminamos com esse post a seqüencia de vídeos relativos ao Encontro Internacional da Harmônica desse ano. Abaixo vocês encontra alguns vídeos enviados ao Youtube pelo Chico Blues, que tem uma loja especializada em vender discos de blues, gaitistas e jazz que são dificilmente encontrados por aí. Fica aqui nosso agradecimento.

O primeiro é um apanhado com momentos de todos os gaitistas que se apresentaram. Faço meu destaque para o Haroldo Golçalves que foi uma das minhas maiores frustações por não ter ido, por motivos profissionais é claro, a sua apresentação. Adorei esse trechinho e espero assistir a um show inteiro dele um dia.

 

Agora um vídeo mostrando o projeto Mississippi Saxophone tocando ao vivo, neste projeto sobrem ao palco ao mesmo tempo três gaitistas de primeira linha, são eles: Ivan Márcio, Melk Rocha e Márcio Maresia(da esquerda p/ direita de quem vê o vídeo).

 

E pra terminar com chave de ouro, dois grandes monstros da harmônica tocando juntos... Flávio Guimarães e Rick Estrin... divirtam-se

 

           

QUER GANHAR UMA HERING BLUES CUSTOM?
Concorra a uma Hering Blues Custom celebrando conosco o 6°aniversário do Gaitanet e ainda teste os seus conhecimentos sobre a gaita e a música. >>>Clique aqui<<<

 Oferecimento: Harmonica Master

Leia também sobre o assunto:

-Saiba como foi o VII Encontro Internacional da Harmônica
-Veja vídeos de Rick Estrin e Conheça sua carreira
-Conheça o disco "Vivo" de Flávio Guimarães.
-Guia de bolso do VII Festival da Harmônica

         



Categoria: Vídeos e Mp3
Escrito por Gaitanet às 00h49
[] [envie esta mensagem] []



Mais de 40 tablaturas p/ diatônica de músicas p/ tocar na gaita

Confira abaixo mais de 40 tablaturas de músicas relacionadas a gaita onde você encontra músicas de gaitistas originariamente, músicas de intérpretes que ficaram famosos por tocarem gaita e músicas em geral que grandes gaitistas interpretam.

O Auto da Compadecida - O Pulo da Gaita

Blues Etílicos - Misty Mountain
Blues Etílicos - Come in my Kitchen
Blues Etílicos - O Sol Também Me Levanta
Blues Etílicos - Dente de Ouro
Blues Etílicos - Canceriano Sem Lar

Black Sabbath - The Wizard 

Boogie Woogie

The Beatles - All My Loving  
The Beatles - Love me Do
let it be

Bob Dylan - Blowin' in the Wind
Bob Dylan - It Aint Me Babe
Bob Dylan - Mr. Tambourine Man

Charlie McCoy - Straight Arrow 
Charlie McCoy - St. Louis Blues

Cowboy Bebop - The Last Harmonica Blues

Efeito Trem - Chugling

Engenheiros do Hawai - Até o Fim
Engenheiros do Hawai - O Papa é Pop 
Engenheiros do Hawai - Alivio Imediato

Flavio Guimarães - Hand Jive

Jefferson Gonçalves - How Long Blues
Jefferson Gonçalves - Calango
Jefferson Gonçalves - Win the Lotto
Jefferson Gonçalves - Café Expresso

Frases/riffs/licks de blues

Little Walter - Blues With a Feeling

Muddy Waters - Walkin' Thru the Park 
Muddy Waters- I'm Gonna Move to the Outskirts of Town
Muddy Waters - Forty Days And Forty Nights

Paul Desmond - Take Five

Rolling Stones - Love is Strong

Robson Fernandes - Memories from Home

Sonny Boy Williamson - The Key
Sonny terry and brownie mcghee - bring it on home to me
Sonny Terry - White Boy Lost in the Blues

Velhas Virgens - Uns Drinks
Velhas Virgens - Essa Tal de Tequila
Velhas Virgens - Cerveja na Veia

Todas essas tabs estão no Fórum Gaitanet e esse post só é possível graças a imensa participação do pessoal que visita o site que aos poucos se torna a maior central de discussão sobre o assunto da língua Portuguesa, contando atualmente com cerca de 700 cadastrados e mais de 8mil mensagens entre membros de diveros países. A todos que tiram as músicas de ouvido e enviam suas tabs e aos que pedem novas tablaturas dia após dia deixo meus agradecimentos.

Convido vocês a conhecerem o Fórum e participarem de nossas discussões, afinal ninguém é tão ignorante a ponto de nada poder ensinar e ninguém é tão sábio a ponto de nada poder aprender. Façam um bom proveito das tabs e caso tenham dúvidas é só entrar em contato, ou perguntar no Fórum mesmo. >>>Aqui você pode fazer seu pedido de tablatura.

 QUER GANHAR UMA HERING BLUES CUSTOM?
Concorra a uma Hering Blues Custom celebrando conosco o 6°aniversário do Gaitanet e ainda teste os seus conhecimentos sobre a gaita e a música. >>>Clique aqui<<<

 Oferecimento: Harmonica Master



Categoria: Aulas e Tablaturas
Escrito por Gaitanet às 05h14
[] [envie esta mensagem] []



VII Encontro Internacional da Harmônica

No dia 08 de Março tive a felicidade de acompanhar o último dia do VII Encontro Internacional da Harmônica, evento realizado na Choperia do Sesc Pompéia em SP, entre os dias 06 e 08 de março que contou com a participação de 15 gaitistas, entre 12 brasileiros, dois argentinos e um estado-unidense. Neste último dia subiram ao palco os gaitistas Thiago Cerveira, Mariano Massolo, Rick Estrin e Flávio Guimarães.

O primeiro a se apresentar foi o Thiago Cerveira, ele dá aulas no Conservatório Souza Lima, um dos mais conceituados da cidade de SP e por 12 anos tocou com Nuno Mindelis, nos últimos anos o Thiago têm estudado muito e evoluido a cada show, é impressionante como sua música e linha melódica melhora evidentemente a cada apresentação que assisto. A última foi em Santos no ano passado, eu já tinha ficado surpreso, mas dessa vez ele me pareceu ainda melhor. Quem esteve lá pôde perceber como sua apresentação foi comentada, foi realmente uma aula do instrumento e seu potencial. O repertório de bom gosto envolveu jazz, bossa nova, temas de Hermeto Pascoal e da música instrumental brasileira contemporânea, algo diferente do comum em festivais de gaitistas. Para quem não sabe ele toca guitarra simultâneamente a gaita, e agora quanto envolve jazz ele consegue aperfeiçoar essa ambivalência e explorar novas maneiras de tocar. Me parece que o Thiago também continua evoluindo seu timbre, buscando novos sons e maneiras de tocar a gaita. Vou falar dos outros shows evidentemente, mas só esse já valeria o preço das entradas.


Alex, Thiago Cerveira, Sergio

A segunda apresentação foi do "hermano" Mariano Massolo, direto de Buenos Aires ele trouxe na bagagem o domínio de todas as técnicas e uma mistura de jazz, música cigana e tango. Confesso que sua apresentação foi uma gratíssima surpresa pois eu não esperava que seria como foi, tão diferente e divertida. Me pareceu que dessa misturança toda, saiu um rítmo dançante e energético que surpreendeu não só a mim mas a muitos outros que lá estavam. Sua música tem um swing diferente e harmonioso que me agradou bastante.

Após o show conversei um bom tempo com o Mariano, que foi muito gentil o tempo todo e se disponibilizou a conceder em breve uma entrevista dizendo um pouco sobre sua história na gaita, sobre essa diversidade de influências que criaram seu estilo swingado e tendências da harmônica na argentina.


Mariano Massolo

Após o término da apresentação do Mariano, a grande atração do Festival subiu ao palco. Seu nome é Rick Estrin, um dos grande figurões do blues, com mais de 30 anos de carreira tocando cromática, diatônica, cantando e compondo. Além disso ele desmonstrou ser um baita showman, com esse cabelo a la "Zé Bonitinho" e esse visual divertido, botou todo mundo pra dançar literalmente, não só tocando mas envolvendo toda a platéia. O show foi o ápice da noite e envolveu ritmos como o Jump Blues, Blues tradicional e Swing Jazz. É importante dizer que ele é daqueles gaitistas que toca dançando e pulando pra lá e pra cá, ele não parou um segundo. Fiquei impressionado com o som da gaita do Rick Estrin ao vivo, um dos melhores timbres que presenciei, espero que ele volte em breve para o Brasil para que mais gente tenha oportunidade de ouví-lo ao vivo.

 
Showman e ótimo gaitista: A classe e estilo de Rick Estrin

Para terminar com chave de ouro, Flávio Guimarães mostrou que continua em forma e justificou porque é o gaitista de diatônica mais conhecido pelo público não gaitista. Como sempre agitou o público com um blues de primeira que até quem não gosta de blues deve ter gostado e mostrou do que a pequena gaita é capaz. Ele fez o show do lançamento do disco "Vivo" , seu mais recente trabalho feito em homenagem a Charlie Musselwhite. Depois ele tocou algumas músicas junto com o Rick Estrin, fazendo uma bela dupla.


Otávio Rocha na guitarra e Flávio Guimarães

Além das apresentações também houve muita conversa, reencontros e pessoas sendo apresentadas. Fiquei muito grato por encontrar velhos e novos amigos, contente por conhecer pessoas que admirava a distância e saí mais uma vez com aquela sensação de felicidade, de que o espaço da harmônica está crescendo e que cada vez mais o público geral têm contato com os bons gaitistas.

Este festival foi sem dúvida especial e deixou uma expectativa ainda maior para o que poderá acontecer na oitava edição em 2009. Eu espero ver ainda mais novidades como esses gaitistas estrangeiros, grupos como os Harmônicos  e do projeto Mississippi Saxophone(Melk Rocha, Ivan Márcio e Márcio Maresia). Para quem compareceu a esse ou aos outros dias do Festival Internacional da Harmônica peço que mandem suas opiniões.

Um abraço a todos e parabéns aos organizadores do evento, aos músicos que se apresentaram e a todo o público que esteve presente.

Leia também sobre o assunto:

-Conheça um pouco sobre Thiago Cerveira, Mariano Massolo e Flávio Guimarães.
-Veja vídeos de Rick Estrin e Conheça sua carreira
-Conheça o disco "Vivo" de Flávio Guimarães.
-Guia de bolso do VII Festival da Harmônica

QUER GANHAR UMA HERING BLUES CUSTOM?
Concorra a uma Hering Blues Custom celebrando conosco o 6°aniversário do Gaitanet e ainda teste os seus conhecimentos sobre a gaita e a música. >>>Clique aqui<<<

 Oferecimento: Harmonica Master



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 21h30
[] [envie esta mensagem] []



Alguns destaques da agenda

Projeto Pizza & Gaita desce a Serra

Fernando Xavier e Rodrigo Eisinger e Paulo Gazela se apresentam no litoral paulista durante o projeto Blues Central

 

 O tradicional trio de gaitistas da cidade paulista de Campinas, formado por Fernando Xavier, Rodrigo Eisinger (ambos endorsers da Bends Harmônicas) e Paulo Gazela são os convidados do projeto Blues Central, neste sábado na cidade de Santos.

 

Projeto idealizado por Rodrigo Morenno, da loja Harmônica Master, começou no dia 21 de março e contou com participações importantes. Entre os convidados, destacam-se o músico Renato Limão, baixista da banda do gaitista Robson Fernandes, o gaitista Little Will e Alexandre, vocalista e gaitista da banda Druidas, uma das pioneiras do blues santista.

 

Além de participarem da tradicional jam session do Blues Central, o trio de gaitistas, que se apresentam mensalmente em Campinas, ainda ministrará workshop que abordará temas relacionados às harmônicas em vários estilos musicais, desde música brasileira a blues.

 

Veja o conteúdo do workshop abaixo:

 

Rodrigo Eisinger

Princípios da improvisação na música brasileira: elementos básicos para a construção do solo.

 

Fernando Xavier

Harmonia e improvisação no blues: Sugestão de exercícios para a conscientização da construção do solo na forma blues tradicional (I7, IV7, V7).

 

Paulo Gazela

Uma Breve História da Gaita: desde o blues rural do final do século XIX até o blues elétrico de Chicago nos anos 50.

 

O workshop e o show acontecerão sábado, dia 19 de abril, no Café Central, em Santos.

 

Workshop

Café Central

Fernando Xavier, Rodrigo Eisinger e Paulo Gazela

Data: 19/04

Horário: 20h30

Endereço: Rua Frei Gaspar, 43. Centro – Santos, SP

Preço: R$ 15,00

 

Projeto Blues Central (jam session com o Projeto Pizza e Gaita)

Café Central

Fernando Xavier, Rodrigo Eisinger e Paulo Gazela

Data: 19/04

Horário: 22h30

Endereço: Rua Frei Gaspar, 43. Centro – Santos, SP

Couvert artístico: R$ 6,00

 

No dia 20 de abril Luciano Boca divide palco com ícone do Blues

 

John Primer nasceu no Mississippi em 1945 e começou a tocar guitarra com oito anos de idade em bares e feiras. Com 18 anos, migrou para Chicago, passando a tocar em pequenos clubes. Em seus mais de 40 anos de carreira, teve a oportunidade de tocar com nomes como Sammy Lawhorn, Junior Wells, Buddy Guy, lonnie Brooks, Carey Bell, entre outros da geração de ouro do blues.
Em 1979, foi convidado pela lenda do blues, Willie Dixon, para excurisionar pela Europa, México e EUA como integrante da banda The Chicago All - Stars. Em 1995, começa sua carreia solo com o lançamento de The Real Deal (o primeiro de mais de 10 álbuns que ainda seriam lançados), que o colocou no topo da cena de blues dos EUA. Aclamado pelo público e pela crítica, John Primer vem conquistando o mundo com seu Eletric Blues, com raízes bem fortes, mas com os olhos voltados para o futuro.
Luciano Boca vem se destacando como uma grande revelação no instrumento e com um grande potêncial de voz, seu trabalho com a harmônica tem como base os grandes mestres de Chicago.
Boca, como é conhecido, é um grande divulgador da harmônica no sul de Minas Gerais, seu trabalho vem sendo reconhecido em todo Brasil e tendo uma grande aceitação.
O show de John Primer e Luciano Boca será o pré lançamento do Poços de Caldas Jazz & Blues Festival, que acontece em julho.

Saiba mais do evento visitando o site:
www.jazzbluespocosdecaldas.com.br

Endorsers da Bends participam da Virada Cultural

A Virada Cultural é, sem dúvida, o maior evento de música da cidade de São Paulo. São 24 horas de apresentações dos mais variados grupos e estilos musicais, que contam com pano de fundo os belíssimos e variados pontos do centro da capital paulistana e outros grandes locais da cidade, como as unidades da rede SESC e o Memorial da América Latina.
Abrindo a presença da Bends Harmônicas nesta quarta edição, que ocorre entre os dias 26 e 27 de abril, o endorser Gabriel Grossi se apresentará no cenário “Instrumental Brasileiro”, no Vale do Anhangabaú.
No palco “Canja Rock-Blues”, os endorsers Ivan Marcio e Vasco Faé – além de Melk Rocha, diretor de produção da Bends – se apresentarão numa descontraída jam session que será realizada na Rua Barão de Limeira.
Confira aqui a data e horário das apresentações:

GABRIEL GROSSI
Dia: 26 para 27 de abril
Horário: 23h15 às 0h45
Local: Vale do Anhangabaú

IVAN MARCIO e Igor Prado
Dia: 27 de abril
Horário: das 10h30 às 11 horas
Local: Rua Barão de Limeira

MELK ROCHA, Rodrigo Jofre, Alcione Ziolkowski e Gabriela Gonzáles
Dia: 27 de abril
Horário: das 11 horas às 11h30
Local: Rua Barão de Limeira

VASCO FAÉ, Rodrigo Mantovani e Fábio (Azeitona)
Dia: 27 de abril
Horário: das 12h30 às 13 horas
Local: Rua Barão de Limeira

Clique aqui e confira a programação completa da Virada Cultural 2008.

Fontes: Harmônica Master, Hering Harmônicas e Bends Harmônicas respectviamente.

PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO GAITANET: Concorra a uma Hering Blues Custom celebrando conosco o 6°aniversário do Gaitanet e ainda teste os seus conhecimentos sobre a gaita e a música. >>>Clique aqui<<<

 Oferecimento: Harmonica Master



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 08h54
[] [envie esta mensagem] []



CD Gaita-L 2007 disponível pela web


Clique na capa p/ fazer o download

Após uma longa espera o disco está disponível para ser baixado gratuitamente. Este disco é formado por músicas enviadas pelos próprios gaitistas que participam do grupo, que envolve tanto profissionais e conhecidos como anônimos e amadores. Os discos costumam ser bem produzidos e são peça indispensável na discografia de quem gosta de gaita. Bom divertimento!

O gaita-l é um gupo de discussão sobre harmônica por e-mail, você pode fazer parte do gaita-l clicando aqui.

Agradecimentos ao Adriano Vieira que também é membro do gaita-l e disponibilizou este espaço para o disco até dezembro.

>>>Tamanho do arquivo: 175mb (formato .zip)
>>>Faixas com ID3 Tags normalizadas (o que é isso?).
>>>Caso você encontre algum erro nas ID3 Tags, envie um e-mail para adriano@dezazero.com

PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO GAITANET: Concorra a uma Hering Blues Custom celebrando conosco o 6°aniversário do Gaitanet e ainda teste os seus conhecimentos sobre a gaita e a música. >>>Clique aqui<<<

 Oferecimento: Harmonica Master



Categoria: Vídeos e Mp3
Escrito por Gaitanet às 19h30
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol