Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Vídeos de Rick Estrin
Atrações do VII Encontro Internacional da Harmônica

Little Charlie & The Nightcats - Hurry Up and Wait

Rick Estrin - Marion's Mood

Rick Estrin and Fabulous Thunderbirds in Cazorla-06

<<<Saiba tudo sobre  evento clicando aqui>>>



Categoria: Vídeos e Mp3
Escrito por Gaitanet às 22h01
[] [envie esta mensagem] []



Conheça um pouco sobre Rick Estrin
Atrações do VII Encontro Internacional da Harmônica

Considerado um dos grandes bluesmen de sua geração, Rick Estrin iniciou-se na gaita em San Francisco nos anos 1960. Aos 18 anos já se apresentava nas melhores casas de San Francisco, onde começou a trabalhar com Rodger Collins, com quem aprendeu os segredos do show business. Aos vinte anos Rick muda-se para Chicago, quando começa a tocar e fazer turnês com os maiores nomes do blues, entre eles Muddy Waters, Buddy Guy, Eddie Taylor e Johnny Young. Após anos em turnês pelos EUA, Rick junta suas forças com o guitarrista Charlie Baty para formar a banda “Little Charlie and the Night Cats”, considerada a banda de jump blues mais bem sucedida dos EUA, com turnês regulares por todo o mundo.

Através desta banda, com quem se apresenta até hoje, Rick Estrin já ganhou o prêmio WC Handy Award e escreve canções para Koko Taylor, Robert Cray, Little Milton, John Hammond e muitos outros.

Segundo a revista especializada Down Beat, “Rick Estrin canta e compõe com a sofisticação de muito poucos no Blues. Ele toca gaita como se tivesse aprendido diretamente com Little Walter”.

O jornal The San Francisco Chronicle enfatiza: “Rick Estrin é um gaitista impressionante, excelente cantor e um brilhante compositor. Suas composições originais foram gravadas por Koko Taylor, John Hammond, Little Milton, Robert Cray e muitos outros.”

Com 9 álbuns lançados pela principal gravadora do gênero nos Estados Unidos, a Alligator Records, a banda de Rick, Little Charlie And The Nightcats, está entre as mais ativas e reconhecidas bandas de Blues em todo mundo. Um ícone desse estilo musical, Rick Estrin tem a capacidade de estender seu domínio musical às fronteiras do Jazz. Rick Estrin será  acompanhado pelo Igor Prado Blues Trio (Igor Prado – guitarra, Rodrigo Mantovani - baixo acústico; Yuri Prado – bateria). Seus shows serão nos dias 06, 07 e 08 de março às 22h.

 

 

<<<Saiba tudo sobre  evento clicando aqui>>>



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 17h41
[] [envie esta mensagem] []



Lançamento do cd Flavio Guimarães "Vivo"

 

O 5º disco solo de Flávio Guimarães, considerado por muitos o melhor do Brasil e considerado por todos o grande precursor da gaita blues no país é uma bela homenagem a um de seus maiores ídolos, Charlie Musselwhite. Ele é também seu primeiro disco solo Ao vivo. Seguem informações da Delira Musica(basta clicar na figura acima para comprar) que está comercializando o disco por um preço honesto: 24,90( em 04/12/07):

Com vinte anos de carreira e a maior discografia do blues brasileiro – cinco álbuns solo e dez com o Blues Etílicos – o gaitista e vocalista Flávio Guimarães lança seu novo CD, o primeiro só com execuções ao vivo.

O álbum é uma homenagem ao bluesman Charlie Musselwhite, que Flávio e sua banda acompanharam em turnê brasileira em 2006. O próprio Musselwhite participa do CD, cantando e tocando violão na faixa “Darkest Hour”.

Outro convidado de Flávio é o também gaitista Peter Madcat, recente premiado no Grammy. Madcat acaba de incluir em seu novo CD uma composição em parceria com Flávio e o percussionista Sérgio Paes, em ritmo de maracatu.

Blues contemporâneo ou House Rockin’ Blues como se costuma dizer nos Estados Unidos, é o estilo mais presente no trabalho, que conta também com a jazzística “Blue Stu”, de Robben Ford e duas faixas acústicas gravadas ao vivo em estúdio.

Na gaita diatônica, pelo conjunto de sua obra e por seu pioneirismo, Flávio Guimarães se tornou a principal referência do instrumento no Brasil. Sua gaita pode ser ouvida em diversas trilhas para cinema, TV e comerciais. Gravou com Alceu Valença, Cássia Eller, Ed Motta, Fernanda Abreu, Luis Melodia, Paulo Moura, Renato Russo, Rita Lee, Titãs, Zeca Baleiro e Zélia Duncan, entre outros. Realizou shows de abertura para B.B.King e Robert Cray, além de compartilhar o palco com diversas lendas vivas do blues, como Buddy Guy e Taj Mahal.

Fontes:Delira Musica e Thiago Cerveira



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 04h07
[] [envie esta mensagem] []



VII Encontro Internacional da Harmônica 
Guia de bolso p/ imprimir

A harmônica é o “menor” dos instrumentos musicais. Dessa excentricidade física, surge talvez o fascínio que esse instrumento quase invisível exerce sobre quem assiste “ao vivo” a um show de um de seus virtuoses. Imaginar um festival totalmente dedicado ao instrumento, onde o sucesso de público já se repete há 6 anos, é algo totalmente compreensível para um dos mais ecléticos palcos da cidade de São Paulo, a Choperia do Sesc Pompéia.

O evento traça um painel dos principais gaitistas em atividade no Brasil e no mundo. A proposta do festival é integrar estilos e regiões. Música erudita, choro, bossa nova, jazz e blues coexistem pacificamente num cenário onde a gaita, apelido pela qual a conhecemos no Brasil, é a grande protagonista.

 

Aqui no Gaitablog você ficará sabendo um pouco da história de cada uma das atrações do evento nos próximos dias com uma série de matérias especiais, além de diversos vídeos e mp3s afim de deixá-los prontos para curtir ainda mais esse Encontro que promete ser mais uma vez marcante para a história da cultura da harmônica de boca no Brasil. Enquanto isso confira toda a programação, uma curta prévia sobre cada uma das atrações e as informações sobre o local do evento.

 

Programação:

 

Dia 6 de março:

 

21:00h  HARMÔNICOS  - Quarteto de gaitas formado por Ailton Rios, Geison, Cid Furuyama e Little Will, além de José Paulo na percussão. Gaita baixo, gaita de Acordes, cromáticas e diatônicas se revezam em solos e acompanhamento. MPB e Country são estilos presentes no show.

 

21:30h    HAROLDO GONÇALVES  - A Marcha Turca de Mozart, Dança Húngara número 5 de Brahms e Hora Staccato são temas difíceis para qualquer músico erudito. Tocá-los na harmônica é um desafio para muito poucos em todo mundo. Com o acompanhamento de Elói Domingos no violão de sete cordas, este exímio solista irá apresentar além de música erudita choros como Brasileirinho e Doce de Côco.

 

22:00h  RICK ESTRIN – Conceituado músico norte americano, toca Swing Jazz, Jump Blues e Blues Tradicional, tanto na gaita cromática quanto na diatônica. Fundador, vocalista e principal compositor da consagrada banda “Little Charlie and the Nightcats”, com mais de 30 anos de uma bem sucedida carreira profissional e shows em mais de 3 continentes. Será acompanhado pela Igor Prado Blues Band.

 

23:10h  BIG CHICO BLUES BAND -  Com 10 anos de carreira, é o primeiro afro-brasileiro a abraçar o Blues como carreira e meio de vida. Seu recente álbum, Blues Dream, foi totalmente gravado nos Estados Unidos. Gaita precisa, muito carisma no palco e um vozeirão impressionante o fazem se destacar no Blues nacional. O guitarrista André Bordinhon, o baixista Bruno Buzzo e o baterista Caio Dohone irão acompanhá-lo.

 

Dia 7 de março:

 

21:00h  ALEXANDRE ROSSI – Natural de Santa Catarina, lançou recentemente seu primeiro álbum, Let Me In, com a participação especial de Phil Guy (irmão mais velho e mentor de Buddy Guy). Residiu nos EUA, onde atuou no circuito de Blues do Texas.

 

21:30h   NICOLÁS SMOLDIAN – É o melhor gaitista de Blues e Rock da Argentina. Com mais de 1.000 shows feitos,  é professor de harmônica na mais conceituada escola de música na Argentina, a Collegium Musicum de Buenos Aires.

 

22:00h   RICK ESTRIN

 

23:10  MISSISSIPI SAXOPHONE – Um trio de gaitistas tocando arranjos especiais para clássicos do Blues. Com Melk Rocha, Ivan Márcio e Marcio Maresia. 

 

Noite dedicada ao Blues Tradicional.

Acompanhamento da noite: Igor Prado Blues Trio.

 

Dia 8 de março:

 

21:00h THIAGO CERVEIRA TRIO – Jazz, Bossa Nova, temas de Hermeto Pascoal e Música Instrumental Brasileira Contemporânea. Na bagagem, turnês e gravações nos EUA, Canadá e Europa. Thiago Cerveira na gaita e guitarra simultaneamente, Meno Del Pichia no contrabaixo e Richard Montano na bateria.

 

21:30h MARIANO MASSOLO – Natural de Buenos Aires, domina todas as técnicas e vários estilos. Irá apresentar, pela primeira vez no festival, o Tango na harmônica. Música Cigana e Jazz também fazem parte do repertório desse prodígio argentino.

 

22:00h   RICK ESTRIN

 

23:10h   FLÁVIO GUIMARÃES BLUES BAND. Pioneiro da gaita blues no Brasil e o maior responsável por sua popularização, Guimarães lançou 16 CDs: 10 com o Blues Etílicos e 6 álbuns solo. O músico fará o show de lançamento de seu mais recente trabalho, intitulado Vivo. Será acompanhado por Otávio Rocha na guitarra, Beto Werther na bateria e Ugo Perrotta no baixo.

 

Informações do SESC Pompéia:

 


Rua Clélia, 93
Pompéia, São Paulo - SP
cep 05042-000
mapa de localização
telefone: 11 3871-7700 fax: 11 3865-0324
e-mail: email@pompeia.sescsp.org.br



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 19h14
[] [envie esta mensagem] []



RAPIDINHAS

A Hering no Festival Guaramiranga

Há nove anos o Festival Jazz & Blues Guaramiranga torna os sons mais universais, sejam eles jazzísticos, bluseiros, ou regionais; faz os cantos instrumentais; são as vozes dos saxofones, dos baixos, dos pianos, das gaitas que entoam os foliões às avessas, aqueles que buscam sons diferentes dos tradicionais carnavais do país.
Do projeto inicial, em 2000, com quatro dias de música na serra, o evento cresceu e esta em sua 9° edição e em sua extensa programação inclui além dos shows, ensaios abertos, jam sessions, cortejos, oficinas e workshops.
Nesse ano o gaitista Jefferson Gonçalves retorna ao festival dessa vez para tocar com sua banda e ministrar oficinas de gaita.
A
Hering Harmônicas mais uma vez apoia o festival, todos os participantes receberão 1 gaita Hering para começar os estudos e conhecer um pouco mais desse maravilhoso instrumento.
Jefferson vem desenvolvendo um trabalho muito importante no Ceará, ministrando cursos de harmônica em cidades do interior do estado e divulgando o instrumento.

É a Hering divulgando a cultura da gaita, incentivando e apoiando os melhores eventos do Brasil e no mundo.

Os Harmônicos Procuram um Gaitista

Os Harmônicos são um grupo de 3 gaitistas da capital paulista que quer virar um quarteto. Portanto eles estão a procura por mais um integrante. Para saber as qualificações necessárias para entrar pros Harmônicos e para conhecer a história do grupo, agenda de shows, a carreira dos integrantes e as gaitas utilizadas, visitem o site oficial dos Harmônicos que vale a pena, o site está muito interessante.

Lançamento do cd Gaita-l 2007

Conforme era previsto dado a dedicação e competência de seus organizadores, o evento em Campinas foi um sucesso. Foi com um aperto no coração que o blogueiro que vos escreve não pode ir. Portanto falo do sucesso lendo todos os comentários enviados ao gaita-l e adianto que além do evento em si, o mais importante foi que o grupo deu o primeiro passo em direção ao SBRAH que seria uma organização brasileira de amigos da harmônica dedicada a cultivar a cultura do intrumento além de outras diversas ações sempre elevando a gaita e os gaitistas ao seu devido lugar. Aqui no Gaitablog você ficará sabendo de todo o desenvolvimento da idéia nos próximos meses. Confira no blog do gaita-l a cobertura do evento em Campinas e saiba como adquirir o disco duplo Gaita-l 2007 gratuitamente. Veja também no blog do gaita-bh um post direcionando para algumas coletâneas de fotos do evento.

Aulas de Gaita por MSN

O grande gaitista carioca Otavio Castro(clique para conhecer sua carreira; ver vídeos, ouvir músicas), muito conhecido por cromatizar a gaita diatônica e utiliza-la em diversos estilos diferentes ao blus, está abrindo alguns horários em sua agenda para dar aulas de gaita via MSN. A idéia é poder ajudar quem mora longe do Rio de Janeiro e não tem condições de passar um tempo na cidade aprendendo com o Otavio. As vagas são limitadas, então não perca tempo e entre em contato com ele agora mesmo, através de seu website oficial ou por e-mail.



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 20h16
[] [envie esta mensagem] []



GRATUITO: Festival Internacional de Mulheres Gaitistas

Conheça as atrações do evento:

Sandra Vazquez  - Show dia 07/02 às 20h
www.myspace.com/sandravazquez

Sandra Vazquez teve seu primeiro contato com a música através da gaita. Participou de cursos com Bruce Ewan, Norton Búfalo, Lee Oscar, entre outros. Começou a lecionar gaita em 2000. Tocou nos principais eventos da Argentina com León Gieco, além de canjas com nomes como Charly García entre outros. Com León Gieco se apresentou no El Luna Park, Teatro ND/Ateneo, Estadio Ferrocarril Oeste, Teatro San Martín, Teatro Broadway (Rosario), Parque de la Costa entre outros lugares, também nos eventos Quilmes Rock (2004), Cosquín Rock (2004 y 2005), San Pedro Rock (2003), Villa Gessell Rock (2005). Gravou CD e DVD com León Gieco e é sem dúvida uma das principais representantes da gaita Blues feminina na Argentina.

Mariana Borssatto  - Show dia 08/02 às 20h

Mariana Borssatto toca gaita desde 1999. Começou a ter aulas com Leandro Ferrari em Belo Horizonte. Também teve aulas com Pedro Kokaev (B. H.), Alex Rossi, Mariano Massolo (Argentina) e Nicolás Smoljan (Argentina) e participou de workshops de gaitistas como Carlos del Junco (Canadá), Flávio Guimarães, Jeferson Gonçalves e Rodrigo Eberienos. Em 2004 tocou no projeto Minas Harp, ao lado do gaitista Osmar Melo. Gravou músicas para cds do Gaita-L. Entre jams e participações especiais, tocou em diferentes palcos de cidades do Brasil, Estados Unidos e Argentina. Em 2007 tocou no Encontro Internacional de Harmônicas do Sesc Pompéia, maior festival dedicado ao instrumento no país e pode ser considerada uma das principais mulheres gaitistas de Blues brasileiras na atualidade.

Sarah Messias  - Show dia 09/02 às 18:30
www.myspace.com/sarahmessias

Esta Brasileira de Jundiaí – SP, tem apenas 11 anos de idade, mas já sabe o que é o velho Blues de Sonny Boy tocado numa gaita e cantado. Ela é aluna de Márcio Maresia exímio gaitista de Blues Brasileiro, que afirma que Sarah tem muito talento mesmo, que toca as frases de Sonny Boy, Little Walter alem de cantar super bem o Blues. Já participou de apresentações na Expomusic 2007, e em outros encontros. Sarah Messias com certeza é uma revelação da gaita nacional que o projeto "Mulheres Gaitistas" oferece ao grande público.

Natacha Seara - Show dia 09/02 às 19h
www.myspace.com/natachaseara

Natacha Seara é uma das principais gaitistas argentinas. Faz parte do A7, um grupo de importantes gaitistas argentinos que já dividiu o palco com Carlos del Junco e Flávio Guimarães. Natacha está sempre na ativa junto a bandas de rock, country, pop, até o inusitado tango eletrônico. Já tocou com bandas e artistas de renome no cenário musical argentino, como Javier Calamaro, Turf, Los Tipitos, Gilespi e Carámbula. Atualmente está gravando seu primeiro disco solo.

A Idealização deste Pequeno Festival Internacional

Um ano e meio atrás, precisamente em 3 de julho de 2006  foi lançada por Vasco Faé na internet a idéia de se fazer um encontro de mulheres gaitistas. Muitas gaitistas fizeram contato e foi montado e enviado para vários locais um projeto super organizado. Essa idéia causou falatório no mundo da gaita, tanto que duas brasileiras participaram do festival Internacional ano passado, em São Paulo. Inicialmente foi feito um projeto sem priorizar o Blues, mas eis que finalmente apareceu um convite para se realizar o projeto no Ressaca Blues - SESC Ipiranga

Horas depois do primeiro contato do SESC Faé ainda procurava mulheres gaitistas, e pra dificultar de Blues, sem encontrá-las de jeito nenhum. Consultou vários amigos gaitistas que indicaram além da Mariana que estava sem contato, apenas uma gaitista a Sarah Messias, que tocará no sábado e é aluna de Márcio Maresia, mas precisava de mais algumas. No fim das contas conseguiu achar as meninas na Argentina. A Mariana Borssatto, brasileira que está mudando de Buenos Aires de volta para o Brasil, Natacha Seara, amiga argentina de Mariana, e Sandra Vazquez com quem tinha feito contato no Myspace. Sarinha Messias é uma menina de 12 anos considerada ótima gaitista e que canta o Blues também. Mariana é a principal gaitista de Blues atualmente no país e Natacha e Sandra têm trabalhos representativos nacionalmente há bastante tempo na Argentina.

O SESC Ipiranga será o primeiro palco desse importante projeto da gaita no Brasil. É um projeto bastante novo em todos os sentidos. A gaita tem tido uma grande exposição em São Paulo e no Brasil, cada vez maior, diga-se de passagem, mas a mulher sempre esteve fora dos principais encontros de gaitistas no Brasil, salvas raríssimas exceções. Apesar da altíssima qualidade das instrumentistas que existem, não houve um investimento nesse sentido, provavelmente nunca houve um encontro de gaitistas mulheres no mundo. Assim o projeto "Mulheres Gaitistas" que tem cara de um pequeno Festival Internacional, estréia com pé direito, com o apoio da Bends Harmônicas e da Cantina C'Que Sabe e que acontecerá no fim de semana seguinte ao carnaval.

Todas as apresentações serão acompanhadas pelo idealizador e organizador do projeto Vasco Faé, que tocará guitarra, bumbo e voz e eventualmente a gaita. Com um repertório bem Blues, o show promete bate papos informais com as convidadas entre as músicas, interação com o público, revelações, surpresas e muita musicalidade.

SESC Ipiranga / Rua Bom Pastor, 822 / Ipiranga / São Paulo – SP / 11-3340-2000

Fontes: Vasco Faé



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 23h09
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol