Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Shows em Poços de Caldas e São Paulo

Em Poços de Caldas-MG está rolando o Fetival Poços´n Jazz que contará com show do gaitista Big Chico no dia 14 às 21:30h e do gaitista Luciano Boca no dia 16 às 20:30h. Além dos gaitistas o festival contará com uma série de shows e oficinas, que não são de gaita especificamente, mas algumas são sobre temas gerais, como  jazz. Já em SP nos próximos dias acontecerá uma série de shows de gaitistas no bar recém novamente inaugurado Mr.Blues: Daniel Granado, Vasco Faé, Geison(Max) e Sérgio Duarte. Segue abaixo a programação mais detalhada das duas cidades.

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS POÇOS’N´JAZZ
14 a 16 de novembro de 2007 – Local: Complexo Cultural da Urca

Dia Horário Atividades
14 de novembro 20h Abertura do Evento
14 de novembro 20h30 Naná Maran Jazz Quarteto
14 de novembro 21h Léo Santana
14 de novembro 21h30 Big Chico Blues Band
15 de novembro 20h30 Jesuane Salvador & Duo Nogueira
15 de novembro 21h Gabriel Guerra
15 de novembro 21h30 Djalma Lima Quinteto
16 de novembro 20h30 Luciano Boca & Banda Bourbon
16 de novembro 21h Ivan Meyer e Banda
16 de novembro 22h Encerramento – Jam Session com os alunos das oficinas

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS E WORKSHOPS
13 a 15 de novembro de 2007 – Local: Complexo Cultural da Urca

Dia Horário Atividades
13 de novembro 14h
Oficina prática de conjunto com Naná Maran
14 de novembro 14h Oficina prática em conjunto com Raphael du Valle
15 de novembro 13h30 Oficina prática em conjunto com Eduardo Sueitt
15 de novembro 15h Workshops com Djalma Lima – Tema: LINGUAGEM DO JAZZ
16 de novembro 13h30 Workshops com Ivan Meyer – Tema: O Canto como instrumento para improvização e percepção
16 de novembro 15h30 Workshops com Sandro Nogueira – Tema: Harmonia, improvização e acompanhamento

Em São Paulo-SP No Mr. Blues Bar(www.mrblues.com.br):

 



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 15h31
[] [envie esta mensagem] []



Conheça um pouco sobre a carreira de Madcat

Como o gaitista americano Peter Madcat Ruth está fazendo uma turnê no Brasil junto ao Big Joe Manfra e Jefferson Gonçalves (veja aqui a programação de shows no país), iremos aproveitar essa oportunidade para contar aos visitantes do Gaitablog e Gaitanet um pouco sobre a história desse músico que já tem por volta de 45 anos dedicados à gaita.

Peter Madcat conseguiu fama internacional por sua forma divertida e contagiante de virtuosismo na harmônica. Seu controle sobre o instrumento já impressionou platéias lotadas no mundo inteiro, sua capacidade de diversificar seus estilos é incrível, ele toca blues, folk, jazz, rock e country. Uma revista chamada "Performance Magazine" se refere a ele como "um virtuoso da gaita que rapidamente se aproxima do status de lenda".

Sua história começa na área de Chicago, no início dos anos 60, tocando guitarra e gaita no estilo blues/folk. Por volta do final da década ele entra de cabeça no blues de Chicago e estuda harmônica com Big Walter Horton. No  começo da década de 70, Madcat se muda para Ann Arbor, Michigan. Nesta cidade ele se torna peça chave de duas das melhores bandas de rock progressivo da cidade  "New Heavenly Blue" e "Sky King". Lá pela metade da década ele fez turnê mundial com o pianista de jazz Dave Brubeck. Nos anos 80 ele começou a trabalhar com fusões do blues e folk tradicionais com o jazz e rock. Na década de 90 ele gravou o cd " Mad & Kane , Up against the wall"(ouça uma amostra) com o guitarrista Shari Kane. E no últimos anos ele vêm fazendo turnês nacionais e internacionais e solidificando sua fama ao redor do planeta.

A experiência de Madcat é enorme, ele já foi convidado especial em diversos festivais de harmônica nos Estados Unidos, Europa, Asia e Brasil, recentemente no Bluesmenau, promovido pela Hering na cidade de Blumenau-SC. Ao todo ele já gravou alguma faixa em mais de 50 discos. Já esteve diversas vezes na TV, rádio, fez performances com orquestras sinfônicas, gravou para comerciais de rádio e TV e dezenas de workshops sobre gaita. Isso tudo comprova como ele tem uma carreira sólida e diversificada, com diversos momentos, influências e até mesmo estilos de tocar diferentes. Madcat não tem medo de mudar e de evoluir, ele não fica ultrapassado e se renova a cada disco, trazendo sempre timbres diferentes como em seu último disco "Madcat's Harmonica & Ukulele Project", no qual todos os instrumentos do disco são tocados por ele, entre eles: gaitas diatônicas, ukelele, banjo, beriumbau, guitarra, caixa de sapatos, vocais, entre diversos outros que não sei a tradução exata.

Além desses discos ele também já gravou "Live in Rio" junto a Big Joe Manfra e Jefferson Gonçalves, "Triple Play Live" e "Triple Play: Watching the world" com Chris Brubeck e Joel Brown.

      
        
Discografia de Madcat

Em 2007 Madcat veio ao Brasil para participar do já citado festival de harmônica Bluesmenau e aproveitou para fazer uma turnê pelo país. Vale a pena verificar se ele passará por cidades próximas a sua pois chances como essa de ver um grande gaitista como ele ao vivo são raras e com toda certeza inesquecíveis.

Espero ter conseguido passar um pouco da importância dele e uma noção sobre sua carreira. Agora deixem os seus comentários e me digam o que pensam sobre esse gaitista.

Fonte: Madcat.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 20h19
[] [envie esta mensagem] []



Workshop e Pocket Show com Thiago Cerveira e Ivan Márcio


Thiago Cerveira

Dias 13 e 14 de Novembro (terça e quarta feira) às 19 hs
Centro Cultural São Paulo
Sala Adoniran Barbosa
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso
Entrada Franca 


Ivan Márcio



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 12h56
[] [envie esta mensagem] []



Imperdível em SP hoje



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 12h20
[] [envie esta mensagem] []



1º BLUESMENAU – Festival de Harmônicas de Blumenau (por Jacques Tegani)

 

Os dias 02 e 03 de novembro de 2007,  foram marcados por muita música e paixão à arte de tocar uma harmônica de boca. O 1º Bluesmenau trazia consigo, ventos e nuvens, que inspirado em ritmos musicais, cobria os céus da Cidade de Blumenau.

Percebia-se, desde as preparações e detalhes a serem acertados, que este evento prometia encher olhos e ouvidos até dos mais exigentes músicos.

Um Ônibus HERING, trazia os participantes de diversas partes deste Brasil, que para conquistar o prêmio principal, teriam que vencer seus medos e receios. Quando chegamos em Blumenau (vim no ônibus, disposto a aprender e absorver experiências desta profissão) lá pelas 11h00 da manhã, uma euforia nos tomava e já entendíamos o motivo pelo qual estávamos ali: pelo puro amor á gaita.

 

Muitos vieram de carro, ônibus, avião e moto e como uma arena na Grécia antiga,  eles apresentavam-se na forma de músicos e suas armas eram gaitas diatônicas, cromáticas e acessórios. Não falavam grego nem qualquer língua estranha, mas as comunicações eram tão simples, que somente os olhares, por si próprio, diziam textos e parábolas sobre o prazer de tocar, ouvir uma harmônica.

E finalmente, alojados em recintos confortáveis, guardávamos nossas forças para o concurso.

 

No inicio da tarde, caminhávamos rumo a arena do propósito acima: o auditório da FURBE.

Como povoados nômades que habitavam temporariamente um terreno longínquo, enchíamos as poltronas e aguardávamos ansiosamente o fato consumado.

Este festival dividiu-se em apresentações de artistas nacionais e internacionais, jan sessions, clinicas e workshops e o concurso que subdividia-se em 5 categorias: Blues, Jazz, Clássico, Mpb e Choro.

Quando o Júri estava devidamente posicionado, banda-base preparada, apresentador concentrado ( EU, obrigado pela paciência de todos ) começava assim o concurso. Passaram pelo palco da FURB dezenas de gaitistas, dos mais diversos tipos e estilos, alguns já estavam contentes somente pela participação e outros, nitro-glicerinados, entraram com a faca nos dentes para levar a tão desejada taça.

Além do concurso, aprendemos muito com clínicas e wokshops que entraram para a história do evento. Tudo com Humor, inteligência, descontração, alegria e conhecimento de causa.

 

O 1º dia de concurso se dividiu nas categorias Jazz, Clássico e Mpb.

Os participantes deste dia estavam concentrados. Destilaram feeling e bom gosto na escolha das canções. A cromática teve um número alto de participantes na MPB, mas a diatônica marcou presença forte com PAULO PROT, RAFAEL DOMINGOS etc, usando overblows, overdraws e tudo o que tinham direito para impressionar os jurados.

 

O 2º dia era realmente o mais esperado, pois o número de inscrições no blues era muito alto e também aguardávamos ansiosamente a competição nos GRUPOS.

Os grupos estavam bem concorridos e quesitos como: postura cênica, execução e  improviso , foram essenciais para decretar o vitorioso.

No blues, riffs do mais diversos gostos e estilos, despertavam atenção dos jurados, uns, com frases mais “econômicas” e outros, com uma fritação onde se notava o controle e o domínio da escala em execução.

Como eu estava apenas apresentando o concurso, tive uma visão privilegiada de como a adrenalina pode gerar resultados positivos e alterar os batimentos cardíacos num ser humano, não posso deixar de comentar ainda, a frieza de alguns num momento delicado da canção e o nervosismo de outros, mas todos deram o ar de sua graça e fechamos o 2º dia de concurso com uma caprichosa apresentação de ALEX ROSSI.

Os Shows das noites de sexta-feira e sábado, foram cheios de bends vibrantes e solos que geravam ondas que explodiam em nosso peito, nos fazendo cantar e apreciar Hits de balançar o Expofair.

Mesmo exaustos, pois passamos uma manhã e tarde cheia de trabalhos mentais e físicos, nos enchemos de vigor para assistir e prestigiar artistas como: Troupe da Gaita  - Benevides Chiréia, Otavio Castro, Jefferson Gonçalves, Fabrício Casarejos, Big Chico, Alex Rossi, Ronald da Gaita, Staneck, Otavio Castro, Jefferson Gonçalves, Big Joe Manfra, Carlos May , Randy Singer, Peter Mad Cat, Gonzalo Araya, Mariano Massolo, Nicolas Smoljan etc.

 

A premiação foi feita na noite de sábado, com muitas surpresas e outras nem tanto, mas com um júri formado por profissionais  reconhecidos pela musicalidade apurada, os resultados foram merecidos.

O que me emociona muito, é ver que o suor, a dedicação, o estudo, longas horas na estrada, dedicação etc, é compensado por prêmios e momentos felizes, o qual tive a honra de participar, juntamente com o Sr. Presidente da HERING ALBERTO BERTOLAZZI, todos da HERING harmônicas (empresa que trabalho com muito orgulho e satisfação), pessoas ligadas a órgãos públicos e muitos outros, que juntaram-se no mesmo sentimento: premiar  Blumenau com música, gaitistas, projetos e idéias que enriqueceram ainda mais o lado cultural da cidade.

 

Teria aqui uma lista enorme de agradecimentos, amigos e mais amigos, que conquistei ao longo destes anos no mundo gaita. Finalizo este texto, com saudades e vozes que remetem a estes marcantes dias 02 e 03 de novembro de 2007, onde descobri valores simples, mas que explicam a complexidade de uma situação. Onde Descobri que a música é a paisagem da própria vida.

 



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 15h49
[] [envie esta mensagem] []



Próximos Shows de Peter Madcat no Brasil

Madcat & Big Joe Manfra Blues Band c/ Jefferson Goncalves

Terça, 6 de Novembro
21
:00 h
Mississippi Delta
(54) 3028 6149
Rua Coronel Flores, 810
Sao Pelegrino
Caxias do Sul - RS - BRAZIL

Madcat & Big Joe Manfra Blues Band c/ Jefferson Goncalves

Quinta, 8 de Novembro
21:00 h
John Bull Pub
(51) 3018-8732
Av. Cristovao Colombo, 545
Floresta
Porto Alegre - RS - BRAZIL

Madcat & Big Joe Manfra Blues Band c/ Jefferson Goncalves

Sexta, 9 de Novembro
21:
00 h
John Bull Pub
http://www.johnbullrs.com.br
(54) 3286-3949
Av. das Hortensias, 2174
Centro
Gramado - RS - BRAZIL

Madcat & Big Joe Manfra Blues Band c/ Jefferson Goncalves

Sábado, 10 de Novembro
21h
Festival Cesma In Blues
Avenida Tenis Clube
(55) 3221-9165
ATC
Santa Maria - RS - BRAZIL

Madcat & Big Joe Manfra Blues Band c/ Jefferson Goncalves

Terça, 13 de Novembro
20h
SESI
(11) 3146-7405/06
Avenida Paulista, 1313
Cerqueira Cesar
Sao Paulo - SP - BRAZIL

Madcat & Big Joe Manfra Blues Band c/ Jefferson Goncalves

Quarta, 14 de Novembro
20hTeatro Coliseu
(13) 3226-8000
Rua Amador Bueno, 237
Centro Historico
Santos - SP - BRAZIL

Madcat & Big Joe Manfra Blues Band c/ Jefferson Goncalves

Sexta, 16 de Novembro
22h
Cultural Bar
http://www.culturalbar.com.br
(32) 3214-1289
Av. Deusdedith Salgado, 4300
Salvaterra
Juiz de Fora - MG - BRAZIL

Madcat & Big Joe Manfra Blues Band c/ Jefferson Goncalves

Sábado, 17 de Novembro
17h
Projeto Todos os Ritmos
Praia da Tartaruga
Rio das Ostras - RJ - BRAZIL



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 02h30
[] [envie esta mensagem] []



Excelente para treinar improvisos

O Gaitablog apresenta aos amantes da gaita um site maravilhoso para quem deseja treinar improvisos, tocar dezenas de famosas canções na gaita e promover pequenas jam sessions caseiras sem a estrutura de uma banda presente.

Eu explico: O site Jammer disponibiliza ao internauta centenas de faixas de áudio em mp3 com a harmonica das músicas, com guitarra(base), baixo, bateria, piano, etc, só faltando a parte do vocal ou do instrumento solista, e é aí que entra o gaitista.

Eles disponibilizam músicas em diversos estilos: Blues, Jazz, Rock, Country, Reggae, Funk. Além disso, em cada estilo estão muitas e muitas canções disponíveis em diversos tempos, andamentos, levadas, estilos e principalmente, uma grande diversidade de tons.

Por exemplo no Blues, além de músicas clássicas de B.B.King, Chucky Berry, Eric Clapton, S.R.Vaughan, Gary Moore e Robben Ford, eles têm músicas com a levada no estilo de cada um desses ícones além de muitos outros.

No Jazz eles têm clássicos da Bossa Nova, dezenas de Standards,  Baladas, canções do George Benson, além de músicas nos diversos subtipos de jazz, inclusive misturado ao blues.

No Rock eles têm dezenas de músicas de AC-DC, Dire Straits, Deep Purple, Eagles, Jimi Hendrix, Metallica, Nirvana, Pink Floyd, Santana, Joe Satriani, Steve Vai, etc.

No Funk, Country e Reggae eles apresentam menos opções, mesmo assim, dá para aproveitar bastante as diversas tonalidade e estilos apresentados.

Tudo o que você precisa fazer é baixas as músicas, tocar as notas da escala do tom de cada faixa, prestar atenção aos compassos e pronto: Juntos com os amigos ou sozinho em casa, é diversão garantida, além da certeza que você estará aprimorando seu senso de banda e improviso.

Nas canções famosas, nas quais você preferir tocar a música puramente, quando tiver tabs ou partituras é mais fácil ainda. É como se você tivesse uma banda a sua disposição, e então você fará o papel do vocal, tocando na gaita a parte cantada da música.

Aproveitem a dica e deixem este site nos favoritos, afinal este tipo de exercício é sempre muito divertido!

*Agradecimento ao Junior Blues que enviou esta dica ao gaita-l por e-mail.



Categoria: Aulas e Tablaturas
Escrito por Gaitanet às 17h03
[] [envie esta mensagem] []



Rapidinhas

Nota Triste

O mundo da gaita perdeu mais um de seus apreciadores. Ivo Henriques tocava gaita cromática no tendal da Lapa. Ele também cantava e tocava flauta. Durante anos tocou na Orquestra Paulista da Gaita. Fica a nossa prece de paz eterna para o gaitista Ivo Henriques.

Enfim o Grande Lançamento(por Vasco Faé)

E aí galera, tudo em paz? Bão, é com muito orgulho que vôs convido
para nos prestigiar com sua presença no lançamento em Sampa do CD
intitulado "Ao Vivo No Photozofia" que gravei em parceria com meu
grande amigo  Adriano Grineberg (Piano e Voz).

Será domingão no Centro Cultural São Paulo (Vergueiro)
sala Adoniram Barbosa
R$ 10,00
18:00h
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso

Os CDs estarão a venda batarinho.

Roberto Moraes de Volta ao Rio

O gaitista Roberto Moraes volta a cidade do Rio da Janeiro(estava morando em Porto Alegre) e agora passará a ministrar suas aulas de diatônica e cromática na cidade. Segue seu contato para quem estiver interessado:

     Roberto Moraes
     www.robertomoraes.com
     Tel.(021)2224-4134(apto.417)



Escrito por Gaitanet às 18h31
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol