Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Gaita Cromática - A versatilidade de um sopro (por Jacques Tegani)

Seja qual for o fabricante, a Gaita cromática é instrumento com mestria na arte da interpretação: pode-se ouvir seus solos numa simples roda de samba até numa sofisticada acústica de um grande teatro.

Muitos já se renderam aos seus encantos e são adeptos fiéis de sua praticidade e comodidade. As opções são muitas: diversas marcas, modelos e afinações povoam lojas e mais lojas, e na maioria das vezes, o gaitista tem a sua disposição, os formatos 40 vozes ( 3 oitavas ) 48 vozes ( 4 oitavas ) 56 (4 oitavas e 2 orifícios a mais na região grave) e 64 vozes ( 5 oitavas ).

Com a inovação industrial e o avanço da tecnologia, permitiram instrumentos aperfeiçoados no sentido da montagem e manutenção de suas peças de reposição.

 

Sem aprofundar-se muito no jazz, onde a cromática teve sua exploração musical e a descoberta de seus valores rítmicos para o estilo, já que a gaita é o único instrumento musical executa mais de 2 notas ao mesmo tempo, começaremos pela década de 80, onde começava a ganhar um espaço ainda maior num estilo musical bem tradicional em nosso país: o pagode. Diversos grupos de pagode aderiram ao seu som macio e romântico, pois era esta a intenção de seus solos, antes dominados pelo saxofone.

 

Anos antes, na música clássica, conquistou um importante passo: obteve uma peça exclusiva para a execução na gaita de boca. Muito honroso, para um instrumento que muitos insistiam em tachar de brinquedo.

 

Ela também apareceu na mpb e bossa-nova, onde teve participações que deixaram marcas de saudades nos corações genuinamente brasileiros. No rio de Janeiro, gaitistas versáteis deram o ar da graça e ajudaram na fixação da idéia de um instrumento sério e digno de respeito; No nordeste, especificamente no forró universitário, surgiram gaitistas de qualidade e mais uma vez, provaram a eficácia e versatilidade da gaita cromática; no centro-oeste, o modernisno entrava com força total na música sertaneja, com a introdução da guitarra e nossa gaita cromática; no sul, mesmo com fortes traços do acordeon e instrumentos musicais de províncias especificas, a gaita abriu espaços e conquistou rapidamente seu espaço; já no sul, no meio de um emaranhado de rock, punk etc, ela apareceu na mídia e também obteve seu lugar ao sol.

 

Mas foi, sem dúvida nenhuma, o ritmo choro, que obteve o numero maior de participações da gaita cromática em seu repertório. As modulações, acidentes ocorrentes, claves diferenciadas, propiciavam maior pretensão no uso da gaita cromática, pois suas oitavas eram mais aproveitadas do que uma gaita diatônica comum.

 

Nos anos 90, ela chegou até mesmo no pop music, antes com terreno marcado pela gaita diatônica, em solos que embalaram multidões. Sabemos que em muitos casos, a gaita executou papéis coadjuvantes, mas como diz um critico de arte: roubou a cena.

 

Hoje em dia, a gaita cromática já tem seus expoentes na cena atual. São grupos musicais onde ela tornou-se o ponto central, os eixos de um sucesso. Gaitistas nacionais e internacionais, já coroaram a gaita cromática como a predileta em suas composições.

 

Mesmo com seu preço diferenciado ( normalmente mais cara que uma gaita diatônica ) a cromática ainda tem seu charme e sua funcionalidade, mas, se você ainda não tem, fique tranqüilo, um dia você irá se render as deliciais musicais de uma gaita cromática.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 19h02
[] [envie esta mensagem] []



Um ano sem o mestre Ulysses

Há um ano atrás, durante a madrugada que precedia o dia 28 de Outubro, o mundo da gaita perdeu um de seus maiores ícones e provavelmente um dos gaitistas mais amados deste país. Na época ele morava em Santos e foi noticiado que a provável causa da morte seria um ataque cardíaco

Ulysses Cazallas não era só um mestre para todos de minha geração e da anterior, ele era considerado por muitos como da família, como se fosse um avô. Um verdadeiro mestre é eterno e por isso é obrigação deste site manter sempre acesa a chama de Ulysses no coração e na memória de cada um que tocar gaita no Brasil.

Ulysses teve uma vida dura, de altos e baixos financeiros e problemas familiares como praticamente todos os brasileiros. Foram 62 anos dedicados a harmônica de boca, tinha um coração incrível de muita bondade e ao mesmo tempo foi sempre talentoso, desbravador e carinhoso mesmo com quem não mantinha amizade. É de autoria dele um dos melhores métodos de manutenção para harmônica criados até hoje. Poucos conheceram tão bem os segredos internos da gaita.

Segue sua autobiografia:

Nasci na cidade de São Paulo no dia 11 de novembro de 1933. No meu aniversário dos 9 anos de idade, ganhei de um tio, uma gaita da Hering, modelo "Vencedora" (trêmula) e comecei soprar (gostei); nunca mais parei.

 Aos 12 anos participei de um programa de rádio "Hora da Gaita" patrocinado pela Hering na Rádio Record e fui classificado em 2º, o 1º lugar foi de Omar Izar (grande amigo até hoje). Quem classificava os harmonicistas era o conhecido Kley Williams (Zesinho de Lima). Sua especialidade era a cromática. Meu pai não podia dar-me uma harmônica cromática porque ela custava $250.000,00 e o salário do meu pai também era $250.000,00 (eu não lembro, mas o dinheiro daquela época deveria ser o Réis).

Quando pela passagem do meu aniversário dos 14 anos, uma tia perguntou-me: - O que você gostaria de ganhar como presente de aniversário? Não deu outra. Respondi: - Uma harmônica cromática que pisca para mim cada vez que passo na frente daquela vitrine. A minha tia disse: - Arrume-se e vamos buscar seu presente. Os cantos dos meus lábios chegaram a encostar em minhas orelhas, tal a alegria. Era uma 64 vozes da Hohner, linda, esplendorosa. Eu ainda a possuo e  continua  sendo linda e esplendorosa (as placas de proteção das vozes estão amareladas, quase sem o cromo original). De posse dessa maravilhosa harmônica e passado algum tempo, atirei-me de cabeça.

Estudei: Teoria Musical, Leitura Rítmica, Solfejo Rítmico, Solfejo Entoado (em 1954 com o prof. Hugo Zanda em São Paulo ), Harmonia Tradicional (em 1967 e 1968 com o prof. Osiris do Nordeste e o maestro Guerra Peixe na cidade Rio de Janeiro). Em 1984 estudei Harmonia Funcional com o ilustre prof. H. J. Koellreutter que introduziu esse conhecimento no Brasil. Merecidamente ele é chamado de mestre dos mestres.

Em dezembro de 1957, participei de um programa de TV "Calouros em desfile" da TV Paulista, Canal 5, animado por Ari Barroso e fui classificado em 1º lugar por unanimidade de votos. Tornei-me profissional em 1962, increvendo-me na OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) sob o nº 11.558. Em dezembro desse ano, integrei um grupo de quatro harmonicistas intitulado "Os Harmonicistas", criado pelo ilustre Zesinho de Lima (Kley Williams) e viajamos para fazer apresentações em Manaus e em Belém do Pará. Muitas foram as apresentações realizadas por esse grupo em casas noturnas de São Paulo. Quando esse grupo se desfez procurei outros meios.

Organizei e fui coordenador musical de diversos grupos de harmônicas em São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, "Conjunto de Gaitas Tívoli (1948) "The Harmônicas Serenade"(1949), Os Harmonipops (de Clive Popelbaum em 1949), Os Tangarás (1956); na cidade Rio de Janeiro "The Harmonikings" (1965). Esses grupos de harmonicistas participaram de "todos" os programas populares de TV da época e apresentaram-se em muitas casas noturnas de renome (seria impraticável descrever essas aventuras "gaitíferas" neste espaço).

De 1981 até 1997 fui músico da Orquestra Harmônicas de Curitiba. Só neste período a OHC realizou mais de 500 apresentações em público, sendo elas, nacionais e internacionais. Hoje, entre minhas atividades musicais estão: algumas apresentações, aulas, manutenção do instrumento e autoria de métodos.

Na ocasião de sua morte o Gaitablog, junto a amigos de Ulysses Cazallas, preparou uma série de homenagens ao nosso mestre:

Mensagem do Benevides Chiréia: >>>clique aqui

Mensagem do Eberienos, Elpídio e Bresslau: >>>clique aqui

Vídeo do Ulysses e mensagem do Jacques, Jefferson e Big Chico >>>clique aqui

Entrevista com Ulysses: >>>clique aqui

Mensagem do Vasco Faé: >>>clique aqui

É impossível lembrar do Ulysses e não passar o dia com um sentimento melancólico e de tristeza. Ao mesmo tempo fica uma agradável e feliz sensação de que nosso instrumento teve a honra de ter tido entre seus ídolos uma pessoa tão especial e fascinante quanto ele.

Reafirmamos neste post nosso desejo de paz eterna ao amigo e de conforto à família.

Lembrem-se todos os gaitistas: Quem não tem memórias e ídolos não tem história. Ulysses Cazallas faz parte da nossa história.

Obrigado Ulysses!



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 06h08
[] [envie esta mensagem] []





Participe Enquanto É Tempo - CD Gaita-l 2007(por Fernando Xavier)

Desde o lançamento do ultimo cd do gaita-l em BH, voltamos com a idéia de trazer o evento para Campinas, já que o Kenji, depois de muitos anos a frente, estava a procura de novos organizadores.

A iniciativa, como sempre, não tem fins lucrativos. A arrecadação de patrocínio, portaria, venda de CDs e camisetas será destinada ao financiamento do evento. Os organizadores não receberão nenhum tipo de honorário. O orçamento do evento será divulgado após seu término.

A história do CD nos mostrou que sua pluralidade é o que o torna mais divertido, portanto, como já tem sido feito, não haverá seleção de músicas ou vídeos. Todos que enviarem terão pelo menos um arquivo em cada uma das modalidades incluído (desde que a gaita gravada seja sua e você seja membro do grupo gaita-l). A votação do homenageado é livre, no entanto, não serão computados votos a gaitistas homenageados em edições anteriores. O prazo para participar do disco é até o final de Outubro e as formas de participar você acompanha na seqüência.

INFORMAÇÕES CONSOLIDADAS (guardem isto)

Músicas:
Serão compiladas em um CD que será vendido no evento e após o lançamento disponibilizado na internet. As faixas podem ter até 5min., envie até duas músicas para:
musicacdgaital2007@gmail.com

Vídeos:
Para viabilizar também a troca de vídeos, optamos por recorrer ao Youtube, desta forma, resolvemos alguns entraves. Os vídeos serão publicados em um blog do CD Gaita-l 2007, onde pretendemos postar fotos e informações gerais sobre o cd e lançamento. Deverão ser enviados até 2 links de youtube para:
linkyoutubecdgaital2007@gmail.com

Homenagem:
A votação para o gaitista homenageado do CD Gaita-l 2007 será secreta, no entanto, após seu término será submetida à conferência do grupo. Cada um poderá votar apenas 1 vez.
homenagemcdgaital2007@gmail.com

Obs.: 1) tanto para os vídeos quanto para as musicas, deixe claro qual a primeira opção, não necessariamente as duas serão publicadas, tudo depende do número total de arquivos enviados. 2) para as 3 modalidades, conte com a confirmação de recebimento de sua mensagem, caso ela não chegue, verifique.

>>> Sugestão de informações para o encarte das musicas e videos:

Gaitista(s): Virgulino “Rei do Cangaço” Ferreira

Música: They Call me Lampião

Compositor: Jararaca

Banda: Quarteto do Sertão

Tipo e tom de gaita: Trêmolo em Bb

Filmado/gravado em: Vila Bela PE

Ano: jan/1925



Escrito por Gaitanet às 20h28
[] [envie esta mensagem] []



Rodrigo Eberienos na TV

Se o cara manda bem assim quando tem um diretor mandando e desmandando o modo como ele deve tocar, imaginem só quando ele toca o que quer. É por isso que o Gaitablog recomenda Rodrigo Eberienos em: Cd Acusticamente(sensacional), DVD junto com André Carlini em tributo a Ford Blues Band e Cd ao vivo com Gustavo Saiani.

Novela "Malhação"

Novela "Eterna Magia"

Novela "O Profeta" parte 1

Novela "O Profeta" parte 2



Categoria: Vídeos e Mp3
Escrito por Gaitanet às 12h47
[] [envie esta mensagem] []



A Gaita na ExpoMusic 2007 - Parte III (As Inovações da Bends)

Para continuar a cobertura feita pelo Gaitablog na ExpoMusic 2007 iremos falar sobre as inovações dos produtos lançados pela Bends Harmônicas durante a feira.

Eles pensarem em cada detalhe que muitas vezes passa desapercebido. O primeiro detalhe são as embalagens das gaitas, que vem num estojo com zíper, muito bonito e prático que protege a harmônica, embalada individualmente e não fica desconfortável no bolso como as tradicionais caixinhas.


Detalhes da gaita cromática Tonica, mostrando também seu estojo e lenço exclusivos da Bends.

Outro detalhe que só um gaitista poderia ter pensado são os lenços que acompanham as gaitas. Eles são feitos de uma material que não solta fiapos e são ótimos para deixar a gaita sempre limpa. Além disso as gaitas acompanharão uma cartela de adesivos fluorescentes, assim o gaitista poderá saber o tom da gaita mesmo quando pegá-la no escuro durante uma apresentação.

Mais um ponto bem planejado foi que as chapas de voz das gaitas vêm gravadas com número de série, logotipo da Bends e bandeira do Brasil. E para terminar, as placas de cobertura das gaitas são gravadas a laser, algo inédito no ramo segundo Melk Rocha.

Como foi demonstrado, fica difícil não ter a vontade de comprar uma dessas gaitas. Fica difícil também não prometer aos visitantes do Gaitablog matérias a respeito de cada uma dessas gaitas mais especificamente. A promessa está feita, em breve traremos detalhes de cada uma delas.


Detalhes da gaita diatônica Anima e estojo exclusivo.

Enquanto isso vocês podem saber o preço que elas estão sendo vendidas para todo o Brasil através da Harmônica Master(preços verificados dia 10/10/07 e sujeitos a mudanças s/ aviso prévio).

Diatônicas:

Anima: R$49,00
Adágio: R$69,00
Juke: R$86,00

Cromáticas:

Allegro: R$229,00
Tonica(48 vozes): R$266,00


Gaita diatônica Juke, top de linha da Bends.


No detalhe a gaita cromática Allegro.

Além da Bends, a Suzuki e a Izzo também apresentaram suas gaitas. Continuaremos em breve com outras novidades importantes que aconteceram nesta ExpoMusic, especialmente no que se refere as harmônicas da Suzuki, que na minha opinião são ótimas gaitas porém dificilmente encontradas. Também comentaremos o fato da Hering Harmônicas não ter montado um estande neste ano.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 10h55
[] [envie esta mensagem] []



Peter Madcat em Tour pelo Brasil em Novembro

O gaitista americano Peter Madcat estará em Tour pelo Brasil entre 02 e 18 de Novembro, se apresentando com a Big Joe Manfra Blues Band e contando com a participação especial de Jefferson Gonçalves. A Tour começará pelo 1º Festival Bluesmenau, promovido pela Hering Harmônicas e patrocinador da Tour, continuando pelo Sul do país, terminando com shows pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Um dos pontos altos da Tour será a gravação do DVD do 6º Festival Cesma in Blues em Santa Maria-RS.

EVENTOS CONFIRMADOS EM NOVEMBRO C/ PETER MADCAT:

02           1º FESTIVAL BLUES MENAU, BLUMENAU-SC
03           1º FESTIVAL BLUES MENAU, BLUMENAU-SC
05           WORKSHOP - MISSISSIPI DELTA, CAXIAS DO SUL-RS
06           MISSISSIPI DELTA, CAXIAS DO SUL-RS
08           JOHN BULL PUB, PORTO ALEGRE-RS
09           JOHN BULL PUB, GRAMADO-RS
10           6º FESTIVAL CESMA IN BLUES, SANTA MARIA-RS
13           SESI, SÃO PAULO-SP
14           TEATRO COLISEU, SANTOS-SP
16           CULTURAL BAR, JUIZ DE FORA-MG
17           PROJETO TODOS OS RÍTMOS, RIO DAS OSTRAS-RJ

O mais legal desse tour pelo país é que ele visitará diversos locais e assim muita gente de diversas regiões terá a oportunidade de assisti-lo ao vivo. É claro que o Gaitablog aproveitará o momento para fazer uma série de matérias sobre o gaitista afim de que nossos visitantes conheçam melhor sua carreira.

Fonte: Jefferson Gonçalves e Perter Madcat.



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 16h57
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol