Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Mais Toots Thielemans no Brasil

Não é que o avô do jazz na gaita topou fazer mais algumas apresentações em solo tupiniquim?

Além da apresentação que havia sido divulgada no dia 04 de Outubro no Rio de Janeiro, estão confirmados mais dois shows na cidade de São Paulo nos dias 1 e 2 de outubro. Os locais ainda não foram divulgados mas estaremos de plantão até a confirmação do local e horário dos shows.

Tem gente tentando levar o Toots para outras capitais brasileiras e para cidades como Campinas e Santos, quem sabe novos shows ainda serão marcados, afinal receber a visita de uma lenda viva do jazz e da harmônica é algo que não acontece todo ano!

O Toots Thielemans é um gaitista belga de 85 anos que é conhecido mundialmente e consagrado nos quatro cantos do mundo. Além da harmônica também ficou famoso por seus solos de assobio e com seu talento trabalhou com grandes estrelas como Elis Regina, Miles Davis e Charlie Parker.

<<<Veja a notícia sobre seu show no Rio de Janeiro>>>

<<<Veja uma seleção com os melhores vídeos do Toots>>>

<<<Leia tudo sobre a carreira de Toots Thielemans>>>



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 13h17
[] [envie esta mensagem] []



Eventos Imperdíveis nos próximos dias

Leandro Ferrari em Minas

13/09 Inicio do CURSO INTENSIVO PARA GAITA BLUES
LEANDRO FERRARI
Pro Music BH/MG
31 32213400
www.promusic.com.br
110,00 reais
20:00 hs

Otavio Castro no RJ

::: Workshop com Otavio Castro :::
 
Tema: "Cromatismo na gaita diatônica em C"
Data: 22 de setembro
Horário: 15:00hs
Local: IN CONCERT - Rua Visconde de Pirajá, 303 - lj. 316 - Ipanema
Ingresso: R$ 20,00
 
ATENÇÃO: SORTEIO DE UMA GAITA GOLDEN BLOW !!!!
 
Confirmar presença: bernardo@aquelescaras.com
 
Thiago Cerveira e Vasco Faé em SP
 
Workshop de gaita com Thiago Cerveira e Vasco Faé
 
Dois dos mais conceituados gatistas de São Paulo, Thiago e Vasco discutem no workshop temas relativos à gaita como improvisação, a relação do instrumento com o blues e técnicas específicas como bends, tongue block, pucking, overblow e overdraw, e as doze posições.
 
Além da proficiência na gaita, tanto Thiago quanto Vasco possuem a habilidade de tocar gaita e guitarra simultaneamente, o que já é uma grande feito para qualquer instrumentista. Aproveitando essa característica, também discutem as possilidades de interação entre gaita e guitarra no controle de cada músico e os novos horizontes musicais que daí podem surgir.
Para completar o workshop, Thiago Cerveira (gaita e guitarra simultaneamente) e Vasco Faé (gaita e guitarra simultaneamente) executam juntos temas de blues, jazz e rock, de maneira que quatro instrumentos sejam tocados apenas pelos dois músicos.
 
18 de Setembro
Sesc Carmo
R. do Carmo, 147 - SP
Entrada Franca - 16 hs
 
26 de Setembro
Sesc 24 de Maio - Espaço Transitório
R. Dom José de Barros, 178
Entrada Franca - 17 hs
 
André Carlini grava seu novo DVD "André Carlini e Lado Black"

Nessa sexta feira dia 14 de setembro, vou gravar meu DVD ao vivo na EM&T e o melhor é que será de graça, ou melhor, 1kg de alimento.
Farei um Repertório bem eclético, tocaremos Clássicos do Jazz com Versão Funk Groove, Maceo Parker, João Bosco, Liquid Soul, Pat martino, entre outros
A EM&T fica na Av. Engenheiro George Corbisier, 100 CEP 04345-000 - São Paulo / SP
Tel.: (011) 5012-2777
www.emt.com.br
Entrada 1Kg de alimento
às
19h30min


Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 17h48
[] [envie esta mensagem] []



Bate-Papo com Ale Ravanello

1) Como é pra você ter esse reconhecimento do seu trabalho vindo de uma das maiores fabricantes de harmônicas do mundo?

Na verdade eu sempre fui "endorser" da Hering, desde a minha primeira harmônica. Durante a minha carreira, obviamente, eu já tive e já testei outras marcas, mas sempre optei pela Hering e sempre indiquei aos meus alunos as Harmônicas Hering.  A gratificação está no fato de que o que aconteceu agora foi a reciprocidade do endosso, agora a Hering também se tornou "endorser" do trabalho de Ale Ravanello!Isso não tem preço pra mim. É incrível pensar que a Hering se interessou em vincular o meu trabalho ao seu, no sentido de divulgar isso como um fator que traz status à marca.

2)Como foi o contato com a Hering para o desenvolvimento da parceria?

Em 2005, eu formei um projeto semanal com a banda Caravan Band, onde sempre haviam convidados especiais. Como divulgação, eu enviava e-mails contando sobre os melhores momentos do show da semana anterior e sempre trazia alguma curiosidade da história dos grandes mestres do blues.
Fiquei surpreso quando, em resposta de um desses e-mails, o diretor das Harmônicas Hering me parabenizou pelo meu trabalho e salientou que gostaria de assistir um de meus shows, me pedindo que o informasse quando Blumenau ou São Paulo estivessem na minha agenda. Algum tempo depois, ao enviar um informativo divulgando a publicação do meu web site,  recebi um novo e-mail do Sr. Alberto perguntando sobre o meu interesse em fazer parte do time de patrocinados da empresa, juntamente com um convite para uma visita à Blumenau, para que o conhecesse pessoalmente. Nessa visita, tive a oportunidade de conhecer, além do Sr. Alberto Bertolazzi, responsável há mais de dez anos pela direção e por grande parte do sucesso da empresa, o grande luthier de harmônicas Fabrício Casarejos, quem desempenha um trabalho sensacional no aperfeiçoamento e desenvolvimento das Harmônicas Hering.
Realmente me senti honrado de estar ao lado de profissionais deste nível. Na ocasião o Sr. Alberto fez questão de me apresentar a cada um dos funcionários da empresa e me explicar cada uma das etapas do processo de produção de uma harmônica. Ao apertar as mãos e receber as palavras e olhares de boas-vindas de todas aquelas pessoas eu realmente entendi o porquê do termo "Família Hering".

3) Já existe algum projeto ou pelo menos uma idéia de como aumentar a divulgação da gaita do Rio Grande do Sul usando inclusive a sua imagem vinculada a Hering? E pra você, existe algum projeto pra aumentar a divulgação da sua carreira?

Não foi traçado nenhum plano específico, mas realmente o objetivo principal da parceria é o de aumentar a divulgação da gaita na região sul e dar um suporte especializado aos lojistas e aos eventos envolvendo a Hering no estado. Já no pouco tempo que o vínculo vem se desenvolvendo, muitos lojistas já se mostraram interessados na realização de workshops e no suporte à equipe de vendas.
Quanto à minha carreira, o vínculo com a Hering representa um enorme passo, um artista patrocinado por uma marca tão conhecida ganha muita credibilidade perante os meios de comunicação e principalmente perante o público. Agora a próxima meta é a gravação do meu CD solo, com clássicos do blues tradicional e composições próprias.  O começo das gravações está planejado para o início de 2008.

Obrigado pelas respostas e mais uma vez desejo muita sorte nessa nova fase de sua carreira!


Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 15h07
[] [envie esta mensagem] []



Será este o grande lançamento da Bends?

Segue abaixo a transcrição de nota publicada no site oficial da Bends:

Bends presente na maior feira de música da América Latina

A Bends estará presente na 24ª. Feira Internacional de Música, que acontece de 26 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O Stand da Bends Harmônicas, que este ano ocupa 70m2 – quase o dobro do ano anterior - é conhecido como um dos mais badalados e é também bastante aguardado pelo público, pelos shows que oferece.
Apresentações dos gaitistas como Leandro Ferrari, Ivan Márcio, Rodrigo Eisinger, entre outros endorsers Bends já estão confirmados.
A presença da Bends Harmônicas na Expo Music, em 2007, marca a abertura comercial da fábrica no mercado de instrumentos musicais.
A feira reúne o que há de melhor em instrumentos musicais, áudio, iluminação e acessórios e é muito esperada pelos apreciadores da música em geral.
Você é nosso convidado especial!

Reparem que eles dizem que a ExpoMusic 07 marcará a abertura comercial da fábrica, ou seja, este será o grande lançamento tão aguardado por nós para comprarmos as gaitas Bends que tem por princípio a garantia de serem gaitas de extrema qualidade. Mas porque será que o anúncio desse lançamento foi tão discreto utilizando  somente poucas palavras no site oficial? Você viu algum outro anúncio falando sobre o grande lançamento? Será que as gaitas já estão perfeitas como eles pretendiam? Qual será a primeira gaita Bends que você irá comprar(veja no site oficial)?

Nos envie sua opinião!



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 12h15
[] [envie esta mensagem] []



A programação da Hering na ExpoMusic 07

Segue abaixo a programação de todas as apresentações que acontecerão no estande da Hering na ExpoMusic 2007, incluindo o dia e horário, o gaitista e o show a ser apresentado.

 

Dia 26/09 

 

15:00 - 15:15: Big Chico

The Old School Blues Harp 

 

15:45 - 16:00: Jefferson Gonçalves

Conexão Nordeste

 

16:30 - 16:45: Fabrício Casarejos

Instrumental Brasil – sambas de Vinícius de Moraes e Adoniran Barbosa

 

17:15 - 17:30: Julio Rego

Instrumental Brasil – os caminhos da bossa

 

18:00 - 18:15: Otávio Castro

Instrumental Brasil – a música livre de Hermeto Pascoal e suas influências

 

19:20 - 19:35: Convidados Especiais

Dia 27/09

 

15:00 - 15:15: Jefferson Gonçalves

Conexão Nordeste

 

15:45 - 16:00 : Big Chico

The Old School Blues Harp

 

16:30 - 16:45: Fabrício Casarejos

Instrumental Brasil – sambas de Vinícius de Moraes e Adoniran Barbosa 

 

 17:15 - 17:30: Otávio Castro

Instrumental Brasil – a música livre de Hermeto Pascoal e suas influências

 

18:00 - 18:15 – Julio Rego

Instrumental Brasil – os caminhos da bossa

 

19:20 - 19:35 – Convidados Especiais

Dia 28/09

 

15:00 - 15:15: Julio Rego

Instrumental Brasil – os caminhos da bossa

 

15:45 - 16:00 : Jefferson Gonçalves

Conexão Nordeste

 

16:30 - 16:45: Fabrício Casarejos

Instrumental Brasil – sambas de Vinícius de Moraes e Adoniran Barbosa

 

17:15 - 17:30: Big Chico – gaita e André Bordinhon - guitarra

The Old School Blues Harp

 

18:00 - 18:15 – Otávio Castro

Instrumental Brasil – a música livre de Hermeto Pascoal e suas influências

 

19:20 - 19:35 – Convidados Especiais

Dia 29/09

 

15:00 - 15:15 : Fabrício Casarejos

Instrumental Brasil – sambas de Vinícius de Moraes e Adoniran Barbosa

 

15:45 - 16:00 : Jefferson Gonçalves

Conexão Nordeste

 

16:30 - 16:45: Otávio Castro

Instrumental Brasil – a música livre de Hermeto Pascoal e suas influências

 

 17:15 - 17:30: Julio Rego

Instrumental Brasil – os caminhos da bossa

 

18:00 - 18:15 – Big Chico

The Old School Blues Harp

 

 19:20 - 19:35 – Convidados Especiais



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 12h51
[] [envie esta mensagem] []



GAITA DIATÔNICA - UM INSTRUMENTO MUSICAL(por Jacques Tegani)

Sabemos que a música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som.

Agora, quando se trata de instrumento musical, esta arte fica ainda maior, pois manifesta-se no gosto de cada nação, de cada grupo de pessoas.

A gaita de boca, hoje, exerce um fascínio sobre muitos apaixonados pela música. Seja pelo tamanho ou pela beleza de seu som, a gaita já tem sua história marcada por sofrimentos, desprezo e glória.

A gaita diatônica merece respeito e amor. Pois, após décadas de existência, muitas técnicas estão sendo descobertas e outras, aperfeiçoadas, pois nunca um instrumento foi tão redescoberto em toda sua história.

BEND NOTE, VIBRATO, WAH-WAH entre muitas outras técnicas, já dominaram canções e conquistaram as maiores bandas de rock, mas de alguns anos para cá, uma outra técnica está sendo estudada e aprimorada: o OVERBLOW.

 

E não é de agora que o overblow vem tomando força e provocando um verdadeiro furacão entre os gaitistas modernos.

Algumas fábricas de harmônicas, percebendo a tendência, estão fazendo gaitas especificas para esta realidade.

A HERING harmônicas, por exemplo, lançou a GOLDEN BLOW CUSTOM, produto especifico para esta tendência no mundo da música.

 

E o mais interessante, a disposição das notas é como uma gaita diatônica comum. Não é um extra-terrestre, isto facilita muito a vida de sonhadores da musica como eu.

 

Esta técnica consiste em cromatizar uma gaita diatônica, isto mesmo, com uma mesma gaita, você pode tocar em qualquer tom e executar qualquer nota dentro da escala cromática.

Isto pode enriquecer solos, riffs e muito mais. É como se, todas as notas estivessem ali na nossa frente (e realmente estão) e não a executamos porque não sabemos onde elas estão escondidas. Mas para que tudo isto aconteça, precisamos de instrumento que permita-nos usufruir desta riqueza. O sopro deve ser canalizado desde o diafragma, tendo o controle da abertura e fechamento da coluna do fluxo de ar através das cavidades faringe, laringe e bucal. O sopro e a aspiração de forma alguma deverão ser fortes, mas sim leves e controlados. Outros obstáculos encontrados por diversos gaitistas que estão aderindo a esta prática, está na empunhadura. Ela deve ser firme e ergonômica, relaxando toda a musculatura facial e corporal e lembrando sempre, não existe uma guerra entre você e a harmônica e sim uma perfeita harmonia.

 

Aquelas suas improvisações serão mais livres e interessantes, meu caro, ter a liberdade de tocar o seu estilo preferido com liberdade de enriquecer ainda mais sua música, não tem preço.

E não é por isso que você abandonará o blues tradicional, jump blues etc e se enveredar em chorinhos e musica erudita ( um exemplo ), mas sim você terá mais opções na seu leque musical.

 

Muitos gaitistas tem rejeitado esta nova tendência por gosto ou incapacidade de aprendizado ( ou falta de vontade mesmo ), mas analisem no meu fraco ponto de vista, é como se você turbinasse seu carro e pudesse voar em vez de passar sempre nas mesmas ruas esburacadas.

 

Meu caro, estamos numa fase derradeira do autoritarismo gaitistico, da ignorância verbal, da veia cômica e humorísticas daqueles que ignoram e criticam esta nova tendência.

 

Gosto é gosto e não se discute, mas que o overblow é uma pura realidade, isto é.

 

*Leia os outros textos de Jacques Tegani e conheça seu release clicando aqui.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 12h38
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol