Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Texto de Marcelo Batista

Gaita x Harmônica

O Brasil é o único país que chama o nosso
querido instrumento de GAITA. Não tenho nada contra quem chama o instrumento de GAITA. Apenas procuro os nomes corretos (veja na Internet o Wickcionário do Wickpedia). Por outro lado, montar um site sobre o
instrumento com o nome de harmônica, no Brasil, fatalmente não será popular. Mas, aos trancos e barrancos, tenho notado que muitos já estão  se acostumando com o nome correto do instrumento. Já vi anúncios do
Mercado Livre.com, assim: QUER COMPRAR HARMÔNICA? (confira). Bem, vai demorar, mas chegaremos lá. Por exemplo: atualmente poucas pessoas têm o hábito de falar PISTON; já  aprenderam  a falar  TROMPETE,  e,  vejam bem,  leitores do Gaitablog, psicologicamente isto confere ao instrumento maior status, maior credibilidade. Sou latinista e pesquisador de vocábulos, e a PALAVRA tem um TEOR MAGNÉTICO muito grande. Na década de 80, chegava a ser motivo de PIADA, quando alguém anunciava, nos microfones, que eu ia tocar GAITA. Era risada geral. E eu ainda nem havia colocado a "gaita"  na boca (em Portugal significa "pênis"; veja, reitero, o Wickcionário da Wickpedia na Internet). Tenho certeza de que muitos devem me achar um
chato só por falar o nome certo do instrumento (aliás, internacional: em inglês(harmonica), em espanhol(armónica), em italiano (armonica), em francês(harmonica), em  alemão (mundharmonika), e por  aí  vai). Sendo
assim, fiquei com esse "trauma". Veja bem: lecionei PORTUGUÊS durante 32 anos e sempre omitia para os colegas e alunos que eu tocava "gaita"; às vezes eu falava HARMÔNICA, mas ninguém sabia do que se tratava. Certo
dia resolvi falar que era "gaita". Foi um descrédito TOTAL, algo como que se eu fosse um reles soprador de brinquedo, entende?
No início do ano o jovem e virtuoso na DESTREZA de tocar harmônica - Gabriel Grossi - ligou para cá  para agradecer-me o CD CORDAS HARMÔNICAS que o Maurício Einhorn ficou de lhe passar. Na oportunidade,
confessou-me ser o nome "gaita" PEJORATIVO (pênis em Portugal, dinheiro no Brasil, sanfona no sul, mulher sirigaita e por aí vai; no dicionário do Aurélio: gaita = objeto qualquer; ninguém dá esse tratamento para
um violino, um saxofone, um piano, uma clarineta, etc.).

Achei o Gabriel Grossi, além de excelente harmonicista, muito COERENTE, pois no seu 1º
CD só se encontra a palavra HARMÔNICA em todas as faixas do disco.

Leitores, curioso notar é que quando se abre o dicionário para se verificar a palavra HARMÔNICA, observam-se só referências CORRETAS, saudáveis sobre o instrumento.

E você, prefere tocar gaita ou harmônica?

*Ao mestre Marcelo Batista de BH agradeço pela brilhante explanação e pela oportunidade de dividir com todos nossas conversas e discussões filosóficas em benefício da nossa querida harmônica.



Escrito por Gaitanet às 17h54
[] [envie esta mensagem] []



Especial Vídeos do Otavio Castro

Para completar a entrevista com Otavio Castro apresento esta seleção de vídeos da melhor qualidade.

No Marcô

Corta-Jaca

Marcio Hallack e Otavio Castro

Workshop em Brasília(2005)



Categoria: Vídeos e Mp3
Escrito por Gaitanet às 15h16
[] [envie esta mensagem] []



Entrevista e Mini Workshop com Otavio Castro

Olá amigos e amantes da gaita,

É um prazer apresentar a todos esta entrevista que apesar da demora ficou muito interessante. É muito gratificante quando um entrevistado tem tanto pra dizer quanto Otavio Castro. Na entrevista abordamos diversos assuntos, desde a influência de seus professores em seu modo de tocar, estilos preferidos, opção na carreira e é claro, sobre o cromatismo na gaita diatônica. Também perguntei sobre a gaita Golden Blow, sobre sua ida para a Hering, sobre a pretensão de gravar seu primeiro disco e muitas outras curiosidades.

Quanto ao Mini Workshop falamos sobre as bases do cromatismo na gaita diatônica, a mecânica dos overbends, o motivo da resistência de alguns em difundir essa prática,  dicas extras e ele respondeu algumas perguntas enviadas pelos intenautas.

<<<CLIQUE AQUI PARA LER A ENTREVISTA>>>

Eu gostaria de ressaltar para que o leitor repare, durante a entrevista, na paixão e no entusiasmo que ele tem com o instrumento e com a música. Talvez seja difícil perceber isso através do texto, eu só percebi após conhecê-lo ao vivo. Todo esse entusiasmo e paixão aliado ao talento não poderia dar em outro resultado a não ser em reconhecimento de toda a comunidade gaitística. Reconhecimento que ao meu modo de ver é justo. Otavio Castro não é uma jogada de marketing, não é uma propaganda ou uma promessa, ele já é realidade. Ele consegue fazer um instrumento de 20 notas tocar 38 notas e consegue tocar rápido e técnicamente, mas o mais importante não é isso. Ele consegue aliar tudo isso a muito sentimento(o chamado feeling), o que as vezes é complicado para instrumentistas altamente técnincos. Some a tudo que eu disse o swing que só o músico brasileiro têm e você terá uma sussinta descrição do estilo da gaita de Otavio Castro.

Espero sinceramente que todos apreciem este bate papo e se divirtam tanto quanto eu. Sintam-se à vontade para enviar suas críticas e sugestões, afinal, este é o único modo de sabermos como melhorar.

Um abraço a todos.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 16h26
[] [envie esta mensagem] []



Ale Ravanello se torna endorser Hering

Não sei se é uma coincidência mas é o segundo gaitista do sul que se torna endorser da Hering Harmônicas nos últimos meses. Quem sabe eles estejam pensando em aumentar as vendas nos estados sulistas que são aonde moram as pessoas com maior poder de compra neste país.

Ale Ravanello mora em Porto Alegre, ele é gaitista profissional desde 1998 e agora, praticamente 9 anos depois, entra para o hall de gaitistas de uma das maiores fábricas do mundo. O Gaitablog deixa os parabéns pelo reconhecimento, deseja boa sorte nesta nova fase de sua carreira e torce para que ele, juntamente com a Hering Harmônicas, possa aumentar a divulgação da gaita no Rio Grande do Sul criando e incentivando diversos eventos.


Ale, Rod Piazza e Cirano Araujo.

Segue um breve resumo de sua carreira:

Ale Ravanello reside em Porto Alegre e dedica-se à harmônica desde 1998.
Desde 2000 se juntou ao guitarrista Nicola Spolidoro e fundaram a banda Only For Blues, onde Ale também assumiu a função de vocalista e teve a sua primeira experiência como “band leader”.
Com a Only for Blues participou da última edição do Miller Time & Blues Festival, evento realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre e considerado o maior evento do gênero durante a sua existência, contando com a participação dos maiores nomes do blues nacional.
Paralelamente ao trabalho da banda, Ale & Nicola iniciaram também em 2000 um trabalho de duo, onde buscaram, inicialmente, a sonoridade das tradicionais duplas acústicas de blues tradicional e country blues como Sonny Terry & Brownie McGee e John Cephas & Phill Wiggins, mas além dos clássicos temas de blues, os músicos agregaram ao seu repertório standards de jazz e de rock and roll.
Ao longo de sua carreira, Ale Ravanello desenvolveu um fraseado próprio especialmente influenciado por Big Walter Horton, Sonny Boy Williamson, George “Harmônica” Smith e William Clarke. Tais influências, associadas ao mais dedicado estudo da técnica de embocadura de solo por cobertura, lhe fizeram conquistar um timbre marcante e uma sonoridade única, o que justifica o fato de ser, hoje em dia, um dos gaitistas mais conhecidos e procurados da região para aulas, shows e gravações.


Ale e Peter Madcat.

Fontes: Ale Ravanello e Hering Harmônicas

*Não perca em nossa próxima postagem: Uma entrevista Exclusiva com Otavio Castro e um Mini-Workshop falando sobre o cromatismo na gaita diatônica e respondendo as perguntas dos internautas.(Havíamos anunciado a entrevista na postagem de hoje mas como surgiu esta notícia, deixamos a entrevista para a próxima postagem. Agradecemos a compreensão.)



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 16h01
[] [envie esta mensagem] []



Rapidinhas do Vasco Faé

::Ao Vivo No Photozofia::
O duo Vasco Faé e Adriano Grineberg lançará no próprio Photozofia - São Francisco Xavier - o CD gravado na casa, “Ao Vivo No Photozofia”, que é um CD recheado de Delta Blues, compilados em pesquisa realizada durante 2006 . A festa está marcada para dias 17 e 18 de agosto. Diga-se de passagem que este raro material é o primeiro CD do gênero gravado ao vivo no país.

 


::Turnê no Nordeste em Agosto::
Em agosto Vasco Faé fará turnê pelo norteste brasileiro, ao lado de Andreas Kisser, onde terão como banda de apoio a recifense UPTOWN Blues Band. A turnê começa dia 29 de agosto em Recife no “Musique” , depois dia 30 em João Pessoa, com local a confirmar, dia 31 será a vez de Natal receber o duo no “Taverna Pub” e pra finalizar, dia primeiro de setembro no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza.

::Manoblues chega em Agosto::

Agora é pra valer, o segundo CD solo de Vasco Faé, gravado em estúdio, chega da fábrica no começo de agosto para ser lançado em grande estilo, pelo selo Chico Blues Records.

http://chicoblues.sites.uol.com.br

O trabalho é uma raridade no país, Vasco Faé realizou pesquisa sobre o repertório de “Manoblues” de 2003 à 2006 quando gravou tocando sozinho bumbo, gaita, guitarra em alguns casos violão de 12 cordas e voz, alem das participações mais que especiais de Adriano Grineberg, Andreas Kisser, Fábio Azeitona, Ivan Márcio e Theo Werneck em algumas das faixas.


Saiba tudo sobre a carreira desse grande showman em seu website oficial: www.vascofae.com

*Não perca em nossa próxima postagem: Uma entrevista Exclusiva com Otavio Castro e um Mini-Workshop falando sobre o cromatismo na gaita diatônica e respondendo as perguntas dos internautas.



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 13h42
[] [envie esta mensagem] []



Rodrigo Eberienos lança seu 2ºdisco

O CD Rodrigo Eberienos & Gustavo Saiani traz uma mistura de jazz, música brasileira, blues e celtic music. Gravado de última hora, ao vivo no FM Hall, em 2006, após 2 meses de apresentações dos músicos na casa, o CD teve um resultado exemplar.

O CD que traz um repertório todo de música brasileira e jazz, com exceção de um bônus track que recebeu influências da música celta, que será o tema do 3º disco do gaitista, já aguardado pelos fãs. O repertório foi definido pouco tempo antes da gravação e reflete a energia e entrosamento dos músicos que tocam juntos há 10 anos.

Diferente do primeiro disco, Rodrigo acredita que este exije mais dos músicos pelo seu estilo, com mais espaço para longos solos e "pirações", ainda mais porque é ao vivo. "Era exatamente o que nós queríamos, fazer um som bem livre. A gente chegava antes da apresentação, definia quais seriam as músicas e tocava", diz Rodrigo.

Quem ouviu gostou e quem não ouviu está curioso. A verdade é que a gaita do Rodrigo já é conhecida de todos, mesmo assim a cada solo ele continua surpreendendo com técnica e precisão nos mínimos detalhes.

Este disco é uma boa pedida a todos que gostam de boa música, boa gaita e som ao vivo com muitos solos.

Para comprar o disco mande um e-mail para rodrigoeberienos@bends.com.br.

<<<Para conhecer a carreira de Rodrigo Eberienos clique aqui.>>>

Fontes: Rodrigo Eberienos e Bends Harmônicas



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 11h56
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol