Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Os diferentes tipos de harmônica de boca

Os diferentes tipos de harmônica de boca

Existem diversos tipos de gaitas, mas de acordo com a escala elas podem ser classificadas em dois tipos: Cromáticas e Diatônicas. A diferença básica é que as Gaitas Cromáticas possuem todas as notas da Escala Cromática: C, Db, D, Eb, E, F, Gb, G, Ab, A, Bb, B, enquanto as Gaitas Diatônicas possuem apenas as notas da Escala Diatônica, que no caso do tom de C, são as seguintes: C, D, E, F, G, A, B.

Para se tocar os semitons(bemóis e sustenidos) na gaita Cromática, que se equivalem as notas pretas do piano, basta utilizar sua chave(botão), por isso ela também é conhecida como gaita de Botão.


Gaita Cromática de 64 vozes da Hohner chamada Chromonica

As gaitas Cromáticas podem ter 64 vozes(16 furos), como a gaita acima, 48 vozes(12 furos), como a gaita a seguir ou até mesmo 40 vozes(10 furos) e 56 vozes(14 furos). Cada voz significa uma nota diferente, ou seja, em cada furo existe a possibilidade de se tocar 4 notas: Aspirada e soprada sem a chave pressionada e aspirada e soprada com a chave pressionada.


Gaita Cromática Velvet Voice 48 vozes da Hering

Já nas gaitas Diatônicas comuns só é possível tocar 20 vozes(10 furos), ou seja, duas notas diferentes em cada furo(aspirado e soprado). Para se tocar os semitons é necessário utilizar uma técnica chamada Bend(aprenda essa técnica). Com os bends o gaitista pode dobrar as notas e fazer sua gaita chegar a 32 vozes. Também é possível chegar a 38 vozes nesta mesma gaita, utilizando-se outra técninca chamada de Overbends. Isso mostra como a gaita é um instrumento versátil e desafiador, o mesmo instrumento que para um leigo tem 20 vozes, para um expert tem 38 vozes. Por isso essa gaita também é chamada de gaita de bend e até de gaita blues, por ser a mais utilizada para se tocar blues.


Gaita Diatônica Marine Band da Hohner

Existem 2 tipos de gaitas derivadas da diatônica, que são as gaitas Oitavadas e Trêmulas. Estas gaitas são usadas em orquestras ou grupos de gaita como o Troupe da Gaita. Clique aqui para acessar o site oficial do Troupe da Gaita!

Material do Corpo da Gaita:
O material empregado na fabricação do corpo da Gaita pode ser madeira, plástico ou metal. Cada material dá um timbre diferente ao instrumento e o gaitista escolhe o que for se sua preferência.

Marcas e Modelos:
As marcas mais conhecidas são: Hohner, Lee Oskar, Hering, Suzuki e Huang. Meu destaque especial vai para a Hohner que é considerada a melhor marca entre os gaitistas, é talvez a fabrica mais antiga de gaitas e prima pela grande variedade de gaitas em catálogo, oriunda da Alemnanha. A Hering é uma marca brasileira que cresce a cada dia e ganha espaços no mundo todo. A Suzuki que é uma grande marca de instrumentos de todos os tipos e que na minha opinião fabrica os modelos de gaita mais confortáveis para a boca. E a Lee Oskar é reconhecida por sua durabilidade.

Existe ainda algumas gaitas completamente diferentes, como a Gaita Baixo, produzida somente pela Hohner e Huang(*correção:Fábricas como Suzuki, Tombo e algumas chinesas também produzem gaitas baixo), que além de ter um som completamente diferente e ter dois andares, só pode ser tocada soprando-se, pois na aspiração ela não produz nenhuma nota. Veja algumas fotos:

A título de curiosidade, também mostraremos outra gaita completamente diferente das tradicionais que é a Gaita 48 Chord Harmonica(Também chamada erroneamente de Vineta, mas na verdade Vineta é uma gaita de acordes que usa baixo junto (veja foto aqui) ). A 38 Chord Harmonica(foto) é uma gaita gigante de dois andares, veja uma foto abaixo:


Na foto acima você vê a Gaita Escaleta sendo segurada pelo gaitista Will, de preto. O gaitista de branco é o Geison(MAX) que segura uma Gaita Baixo e o gaitista de Azul é o mestre Aílton Rios segurando uma Gaita Cromática.

Fontes: Gaitanet e Contrabass , Geison.

>>>Veja a matéria original na íntegra<<<



Categoria: Aulas e Tablaturas
Escrito por Gaitanet às 15h07
[] [envie esta mensagem] []



O Básico da Gaita (Empunhadura e Embocadura por Rodrigo Brasileiro)

Rodrigo Brasileiro, meu amigo e parceiro no Fórum Gaitanet, fez há um tempo atrás uns vídeos muito legais e objetivos, pra quem busca aprender o básico da gaita. Eles não servem para substituir um professor de gaita, mas com certeza estimularão muitos iniciantes a buscarem professores de gaita para aprender todas as artimanhas desse instrumento(busque aqui um professor em sua cidade).

Os vídeos foram feitos para o Cifras, e posteriormente também foram dedicados aos visitantes do Gaitablog, a fim de divulgar ainda mais a cultura da harmônica de boca. Aproveitem e vejam muitas outras dicas em seu website oficial.

Empunhadura

Embocadura de Bico

Embocadura em U e Vamping

Deixo aqui meus sinceros agradecimentos pela criação dos vídeos e posterior disponibilização aos visitantes do Gaitablog.

>>>Clique para conhecer a carreira de Rodrigo Brasileiro

Um abraço a todos!

QUER GANHAR UMA VELVET VOICE 48 vozes? Clique aqui para saber como.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 23h34
[] [envie esta mensagem] []



*Atenção:

Últimos dias para participar da Promoção Gaitablog. Só serão aceitas as mensagens enviadas até o dia 15 de julho até as 20h, horário do sorteio que definirá o vencedor. O vencedor será anunciado somente na terça-feira dia 17, para que possamos evitar qualquer tipo de fralde, verificando a veracidade da mensagem e seu autor e esperarmos o vencedor responder nosso contato.

Quer ganhar uma Velvet Voice 48?

No dia 06 de julho o Gaitablog comemorará um ano de vida e como forma de agradecer aos nossos internautas, que são, segundo opinião minha, o principal motivo desse um ano de sucesso, sortearemos uma ótima gaita cromática Velvet Voice 48 vozes com o apoio da Hering Harmônicas através do Jacques Tegani.

A gaita é essa aí da foto acima, ela tem uma tampa exclusivamente ondulada e mais fechada no final de sua curvatura posterior, o que permite um som mais aveludado e melodioso. O conjunto da tampa, chapa de palhetas e bocal são cromados, assegurando maior conforto, durabilidade e beleza. Acho que mesmo para quem não toca gaita cromática, um presentão desses seria um belo estímulo.

Para participar do sorteio é simples. Basta mandar um comentário neste mesmo post ou até mesmo um e-mail para sergio@gaitanet.com (escrevendo Promoção Gaitablog no assunto) dizendo qual foi o post feito pelo Gaitablog nesse primeiro ano de vida que você mais gostou.
Atenção: Serão considerados somente os comentários enviados neste post e e-mail enviados com o assunto: Promoção Gaitablog. Prazo final: Domingo(15/07) às 20h.

Eu ainda gostaria de aproveitar este post para agradecer de coração a todos que visitaram o Gaitablog, mandaram comentários, elogios, incentivos e até mesmo criticas construtivas.

E agradecer também a todos os gaitistas que colaboraram escrevendo tantos ótimos textos para o Gaitablog. Em especial ao Jefferson Gonçalves, que foi o primeiro gaitista famoso que acreditou no Gaitablog enviando uma dúzia de matérias, ao Jacques Tegani(que é nosso colunista),ao Luciano Boca(escrevendo vários textos sobre gaitistas) e ao Rodrigo Brasileiro, que administra o Fórum Gaitanet.

Como agradecimento, além da gaita do sorteio, também prometo continuar o trabalho, buscando melhorias a cada dia a fim de agradar a cada vez mais aos gaitistas profissionais, amadores, ou simplesmente apreciadores deste belo som.

Muito obrigado!

Sergio E. N. De Marchi
APOIO E OFERCIMENTO:



Escrito por Gaitanet às 19h30
[] [envie esta mensagem] []



Rapidinhas no Mundo da Gaita

Vem aí mais um disco de gaitista brasileiro

Em julho será lançado o novo álbum do gaitista Marcelo Naves, intitulado de Minha Gaita Meu Patrão. A idéia foi realizar um som inspirado no Blues tradicional e voltado para o timbre da gaita de Chicago.
O trabalho foi gravado ao vivo e possui 10 faixas, sendo que seis composições são próprias e as demais são interpretações de clássicos de Little Water.
Este álbum também contou com a participação de Adriano Grineberg (piano), Adriano Simi (guitarra), Fabrício Gaspar (baixo), André Machado (bateria) e Meg Stock (vocal).

O Marcelo Naves é endorser da Bends Harmônicas e foi um dos escolhidos para levar em frente nome da empresa e a cultura da gaita no Vale do Paraíba. Entre seus feitos, participou da gravação do disco Blueseiros do Brasil e criou um método de aprendizado de harmônica para crianças.

Que o disco seja lançado o mais breve possível!

Gaita de Qualidade Na TV Cultura

O grande gaitista Vitor Lópes, junto a sua banda Chorando as Pitangas, estará no programa Sr.Brasil da Tv Cultura nesta terça(dia 10), veja os detalhes a seguir na mensagem escrita pelo próprio Vítor:

É com muito orgulho e felicidade que aviso a todos vocês que gravei, junto com o Chorando as Pitangas, o famoso programa de Rolando Boldrin, o Senhor Brasil. Foi uma ocasião muito descontraída, ele é realmente uma pessoa muito bacana, nos deixou muito à vontade para mostrarmos toda a nossa arte! Não percam! E depois, não esqueçam de me escrever , comentando o que viram!
 
Vitor Lopes e Chorando as Pitangas no Sr. Brasil
terça-feira, 10 de julho às 22h40min, na Tv Cultura
reapresentação no domingo, 15 de julho às 10h.
 
Um abraço para todos!!!
 
Vitor Lopes.
 
Eberienos & Carlini gravam DVD e agitam SP
 
Dia 10/07
Gravação do DVD Tributo a Ford Blues Band
Rodrigo Eberienos e André Carlini
EM T
Av. Engenheiro George Corbisier, 100
Tel.: (011) 5012-2777
Horário: 19h30
Entrada: 1kg de alimento não perecível.
 
Dia 11/07
Festa da Revista Blues N’ Jazz
Tributo a Ford Blues Band
Rodrigo Eberienos e André Carlini
Bourbon Street – Rua dos Chanés, 127 - Moema
São Paulo-SP
Horário: 22h
 
Veja um pequeno vídeo(trecho) dos dois tocando juntos no Pré-Lançamento da Bends Harmônicas na ExpoMusic 2006:
Workshop Imperdível No RJ
::: Workshop de GAITA em DOSE DUPLA :::

Palestrantes e temas:
Jefferson Gonçalves - Técnicas percussivas e efeitos
José Staneck - A gaita Cromática

Data: 21 de julho
Horário: 15:00hs
Local: IN CONCERT - Rua Visconde de Pirajá, 303 - lj. 316 - Ipanema
Ingresso: R$ 25,00 (preço único!)

ATENÇÃO: SORTEIO DE BRINDES HERING!!!!

Confirmar presença: bernardo@aquelescaras.com
 
Fontes: Bends Harmônicas , Clara(gaita-l), Bernardo Prata.

QUER GANHAR UMA VELVET VOICE 48 vozes? Clique aqui para saber como.



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 21h21
[] [envie esta mensagem] []



Carlos May é anunciado como endorser Hering

Até a ExpoMusic 2006, o gaitista catarinense Carlos May estava trabalhando na equipe de marketing da Bends Harmônicas e pouco tempo depois, deixou de fazer parte da equipe para se dedicar a sua carreira de gaitista em Florianópolis.

Alguns meses se passaram desde então e foi aí que Hering anunciou oficialmente, no dia 27 de junho de 2007, que Carlos May, conhecido por aliar uma sonoridade ainda pouco explorada no Brasil, o Jump-Blues ou West Coast Blues, a um resgate da cultura das Swing Bands das décadas de 30 e 40, hoje muito populares no EUA e Europa, tornou-se endorser de suas harmônicas.

O jovem gaitista conquistou uma linguagem musical bastante peculiar. Esse diferencial veio principalmente por explorar amplamente o uso da gaita cromática, incorporando as características fundamentais e o swing dos tradicionais músicos de Jump-Blues norte americanos. Os conhecimentos conquistados com as pesquisas dos elementos que compreendem o estilo lhe tornaram apto a assumir a responsabilidade de liderar uma banda solo: Carlos May & The Fast Jumpers.

Nos últimos três anos Carlos tem participado freqüentemente de eventos de repercussão nacional e internacional como o Natunobilis Blues Festival 2004 - Evento considerado o mais importante do gênero no país durante sua existência – o Sexto aniversário da revista Blues n Jazz, no Boubon Street (SP), o Quarto Encontro Nacional de Gaitistas (Harmonica Blues Project), também em São Paulo, e o Quarto Encontro Internacional de Harmônica (segundo maior evento do mundo dedicado a harmônica) realizado anualmente no Sesc Pompéia a convite de Flávio Guimarães.

Sua linguagem vem principalmente da influência e estudos sobre obras de músicos como Rod Piazza, William Clarke, Kim Wilson, Gary Smith, além dos lendários Little Walter, Walter Horton, Sonny Boy Willianson e George "Harmonica" Smith.

“Venho usando exclusivamente as gaitas Hering por mais de seis anos, cromáticas e diatônicas, foram através delas que obtive os melhores timbres até hoje.”



Seu website oficial passa por reformas e em breve trará mais novidades a respeito de sua carreira.

Eu desejo muita sorte nessa nova fase da carreira do Carlos, que ele continue nessa ascendente por muito tempo, sempre tocando seu estilo preferido, independente das tendências e modismos.

Também torcerei para que esta parceria Carlos May/Hering possibilite uma divulgação bem maior do nosso querido instrumento em Santa Catarina, que curiosamente é o estado brasileiro que abriga Blumenau, sede da empresa Hering Harmônicas.

Fontes: Carlos May, Hering Harmônicas, Rodrigo Morenno.

QUER GANHAR UMA VELVET VOICE 48 vozes? Clique aqui para saber como.



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 20h38
[] [envie esta mensagem] []



Top 10 - Os Melhores Posts Na Opinião do Gaitablog(PARTE X)

Este será o último post antigo, a partir do próximo teremos muitas novidades e posts inéditos. Enfim minhas férias acabaram. Obrigado pela compreensão e por essa participação em massa na nossa promoção de aniversário.

Ivan Márcio lança cd gratuito(publicado dia 14/05/07)

O grande gaitista Ivan Márcio lançou, nessa semana, seu cd demo. O download pode ser feito gratuitamente através de seu website oficial. Para quem não conhece o Ivan, ele é o gaitista de duas das bandas mais atuantes de blues nacional: A Mr.Mojo e a Prado Blues Band.

Sua qualidade como gaitista é indiscutível, o que prova isso é que ele foi um dos primeiros endorsers da Bends. Sua idéia de lançar o disco na internet, inclusive com o encarte, é ótima. Assim ele evita a pirataria e divulga seu trabalho para um número maior de pessoas. Ele também sabe cantar, leva a bandeira do blues a sério e é uma grande pessoa. De caráter e simpatia tamanhos que seria difícil não falar disso num post dedicado a ele. Não faz nem um ano que o conheço, entretanto já o considero um amigo e espero em breve aceitar o convite de ir pra Santo André para trocar umas figurinhas.

Além do disco, no seu website você encontrará informações sobre sua carreira, aulas de gaita em Santo André, agenda de shows e contato.

O disco se chama Ivan Marcio Harmonica Shows e as músicas são essas:
1.Messin' With The Kid

2.Looking For Somebody
3.Let's Shuffle Baby
4.Ain't Gonna Do It

A partir de hoje, quando um disco lançado for aprovado pelo Gaitablog, faremos um post dedicado a ele e daremos o carimbo de qualidade Gaitablog. Sempre justificaremos o motivo do carimbo.

Vale a pena baixar o disco, conhecer sua carreira e acompanhar Ivan Márcio.

Este disco terá a honra de ser o primeiro disco a receber carimbo de qualidade Gaitablog. O motivo principal, além da qualidade de músico gaitista e cantor, é a inovação e ousadia de disponibilizar o cd gratuitamente a todos que têm acesso a internet. Assim Ivan Márcio contribui para a popularização da gaita e para a popularização do Ivan Márcio.

Parabéns!

<<<www.ivanmarcio.com>>>

QUER GANHAR UMA VELVET VOICE 48 vozes? Clique aqui para saber como.



Escrito por Gaitanet às 22h58
[] [envie esta mensagem] []



Top 10 - Os Melhores Posts Na Opinião do Gaitablog(PARTE IX)

150 Anos Transformando Vento Em Música(publicado dia 13/04/2007)

É isso mesmo, fabricar gaita não é para qualquer um. Agora, ser a maior fábrica de gaitas do mundo, só a Hohner. E não é que eles estão comemorando aniversário de 150 anos? Celebrar a Hohner é celebrar a gaita e toda essa cultura que nosso instrumento envolve.

Apesar de parecer um instrumento simples, a gaita é muito complexa e envolve toda uma engenharia. Tanto nos projetos, materiais, vedação, timbre, conforto, etc. E se isso não bastasse eles ainda precisam conciliar tudo isso a preços acessíveis e qualidade.

É por isso que a Lee Oskar não fabrica dezenas de modelos. É por isso que devemos ter paciência com a Bends pois eles têm um projeto muito audacioso que em breve será realidade. É por isso que devemos dar o valor que a Hering merece. É por isso que devemos todos celebrar os 150 anos das harmônicas Hohner.

E para celebrar esse aniversário eles estão lançando edições limitadas de 3 modelos de gaitas maravilhosas feitas com as palhetas MS todas afinadas em C. Uma é a Gold Edition que será limitada a 150 unidades, em alusão aos 150 anos. Outra é a Chrome Edition que será limitada a 1857 unidades em alusão ao ano em que Matthias Hohner começou a fazer gaitas. E a última é a Standart Edition. Veja as fotos das gaitas citadas respectivamente:

Parabéns a Hohner! Que venham os próximos 150 anos!

QUER GANHAR UMA VELVET VOICE 48 vozes? Clique aqui para saber como.



Escrito por Gaitanet às 16h25
[] [envie esta mensagem] []



Top 10 - Os Melhores Posts Na Opinião do Gaitablog(PARTE VIII)

Entrevista com Alberto Bertolazzi(publicado dia 22/04/07)

Demorou, mas finalmente está no ar a nossa entrevista com o presidente da Hering Harmônicas, sr. Alberto Bertolazzi. Só gostaria de dizer que foi um grande prazer conhecê-lo e agradecer pela credibilidade que nos foi dada ao aceitar fazer a entrevista.

Durante a entrevista foi perguntado a ele sobre algumas das principais críticas que o público do Gaitablog faz a Hering, como Porque suas gaitas são mais baratas fora do Brasil, Porque é tão difícil conseguir palhetas para manutenção, Se ele acha que a Hering estaria acomodada e vocês verão que ele não fugiu de nenhuma pergunta. Também foi perguntado como era a Situação da Hering quando ele assumiu a empresa, e sobre seus planos para não perder mercado no Brasil quando a Bends estrear suas gaitas. Vocês também lerão outras perguntas sobre a criação da primeira gaita 56 vozes brasileira e o que ele acha que a Hering ainda precisa melhorar em relação aos outros fabricantes.

<<<CLIQUE AQUI PARA LER A ENTREVISTA>>>

Espero sinceramente que gostem da entrevista, ela foi feita com muito carinho e dedicação a todos vocês que têm acompanhado o site e que por ventura estão nos visitando pela primeira vez.

QUER GANHAR UMA VELVET VOICE 48 vozes? Clique aqui para saber como.



Escrito por Gaitanet às 16h05
[] [envie esta mensagem] []



Top 10 - Os Melhores Posts Na Opinião do Gaitablog(PARTE VII)

O 7° post nessa seqüência com os melhores já publicados pelo Gaitablog nesse seu primeiro ano de vida é uma homenagem e agradecimento ao Luciano Boca, que contribui em muito com seus vários textos sobre a vida dos gaitistas lendários e notícias que sequer foram citadas em outros locais. Também gostaría de dizer publicamente que toda vez que publico um texto dele, recebo vários e-mails parabenizando-o. Esse reconhecimento com certeza é o melhor retorno para quem dedica sua vida a gaita, como o Luciano.

C/ talento de sobra Musselwhite é ultra-premiado(por Luciano Boca em 18/05/07)

 O grande bluesman Charlie Musselwhite, não para de surpreender os amantes da gaita blues, aos 63 anos de idade, esbanjando energia, Charlie foi o grande ganhador do Blues Music Awards 2007.

 

 Charlie foi vencedor em quatro categorias, com seu álbum Delta Hardware de 2006,  levando a indicação para  instrumentista, a indicação para “  A Música do Ano” que foi “Church is Out”, a indicação para “O Álbum de Traditional Blues do Ano” e também a indicação de “O Álbum do Ano”.

 

 

  O Álbum Delta Hardware é mesmo um trabalho memorável na carreira de Charlie, as faixas mostram um músico que atravessou gerações, sempre inovando, mas mantendo seu feeling de Bluesman do Mississipi, que fez sua carreira junto a nata do Blues de Chicago, que hoje mora na Califórnia “a Meca dos gaitistas”... Ele adora o Brasil, gosta de açaí,

e posso estar enganado, mas Clarksdale Boogie a faixa 5 do cd, me parece que foi inspirada nos ritmos do nordeste brasileiro...

 

 “Que Deus lhe permita ainda longos anos de vida, que ele volte muitas e muitas vezes ao Brasil, para nos encantar com sua simpatia, sua experiência, e sua talentosa e exótica forma de tocar harmônica”.

 

QUER GANHAR UMA VELVET VOICE 48 vozes? Clique aqui para saber como.



Escrito por Gaitanet às 17h14
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol