Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


A Bends fala sobre o lançamento

Segue abaixo a mensagem enviada por Melk Rocha, um dos idelaizadores da Bends Harmônicas, ao Gaita-l(lista de e-mail dedicada a gaita) respondendo sobre o lançamento da Bends:

Tudo bem com vcs?

 

Sobre a pergunta do lançamento dos nossos instrumentos, ainda não definimos uma data para lançamento.

A produção está na ativa para atingirmos a performance adequada das nossas gaitas e treinamento de pessoas envolvidas no processo de fabricação.

Entendo que a expectativa é grande, estamos trabalhando pra oferecer um produto de alta qualidade.

O processo de fabricação e industrialização de gaita, é algo muito especifico e peculiar, hoje estamos investindo em treinamentos de jovens para carregar esta cultura por gerações a frente, estamos muito atentos em manter esta chama ativa.

Treinar um afinador é algo que leva tempo, fazer tudo o que estamos fazendo e descobrindo respostas através de prática é algo que requer muito empenho e dedicação.

Vocês sabem que são poucas industrias que trabalham de maneira ativa no mercado e as informações para fabricação em massa, são poucas pessoas que realmente conhecem. Nosso instrumento é muito antigo e muitos conhecedores já não estão mais presentes entre nós, isso é uma das dificuldades.

Estamos fazendo muitos testes de tocabilidade e durabilidade, isso tudo envolve confecções de perfis diferentes de palhetas em diferentes tipos de materiais, precisamos fazer isso, para colocar o produto nas lojas.

Agora estamos testando alguns tons em diferentes tipos de materiais, nosso endorsers estão testando estas gaitas e nos respondendo suas impressões.

Entendo perfeitamente a ansiedade de vocês e gostaria de dividir com vocês que esta ansiedade é a minha. Comecei a tocar gaita no final de 95 e desde lá então me apaixonei por este "pequeno grande instrumento" e estou certo da capacidade da Bends e como pai, faço deste meu amor a força de encarar uma empreitada como esta.

Já estou muito feliz pelo reconhecimento que alguns músicos estão tendo em nosso pais, antes isto era para poucos e hoje esta bem diferente.

Muito agradecido pela compreensão.

 

Melk Rocha.


Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 14h25
[] [envie esta mensagem] []



Ivan Márcio lança cd gratuito

O grande gaitista Ivan Márcio lançou, nessa semana, seu cd demo. O download pode ser feito gratuitamente através de seu website oficial. Para quem não conhece o Ivan, ele é o gaitista de duas das bandas mais atuantes de blues nacional: A Mr.Mojo e a Prado Blues Band.

Sua qualidade como gaitista é indiscutível, o que prova isso é que ele foi um dos primeiros endorsers da Bends. Sua idéia de lançar o disco na internet, inclusive com o encarte, é ótima. Assim ele evita a pirataria e divulga seu trabalho para um número maior de pessoas. Ele também sabe cantar, leva a bandeira do blues a sério e é uma grande pessoa. De caráter e simpatia tamanhos que seria difícil não falar disso num post dedicado a ele. Não faz nem um ano que o conheço, entretanto já o considero um amigo e espero em breve aceitar o convite de ir pra Santo André para trocar umas figurinhas.

Além do disco, no seu website você encontrará informações sobre sua carreira, aulas de gaita em Santo André, agenda de shows e contato.

O disco se chama Ivan Marcio Harmonica Shows e as músicas são essas:
1.Messin' With The Kid

2.Looking For Somebody
3.Let's Shuffle Baby
4.Ain't Gonna Do It

A partir de hoje, quando um disco lançado for aprovado pelo Gaitablog, faremos um post dedicado a ele e daremos o carimbo de qualidade Gaitablog. Sempre justificaremos o motivo do carimbo.

Vale a pena baixar o disco, conhecer sua carreira e acompanhar Ivan Márcio.

Este disco terá a honra de ser o primeiro disco a receber carimbo de qualidade Gaitablog. O motivo principal, além da qualidade de músico gaitista e cantor, é a inovação e ousadia de disponibilizar o cd gratuitamente a todos que têm acesso a internet. Assim Ivan Márcio contribui para a popularização da gaita e para a popularização do Ivan Márcio.

Parabéns!

<<<www.ivanmarcio.com>>>



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 12h28
[] [envie esta mensagem] []



Rafael Domingos em conversa com o Gaitablog

Nos conte sobre a sua parceria com Fabrício Casarejos na Hering Harmônicas.

É com muita satisfação que integro o grupo de lutheria Fabrício Casarejos, apoiado pela Hering, para o desenvolvimento de novos modelos de harmônicas, como as apresentadas nos eventos de pré-lançamento em Santos/SP e na Alemanha (a Golden Blow e Hering Blues). Um trabalho pioneiro, que prima pela qualidade do instrumento e, principalmente, pela sua potencialidade/versatilidade. Com certeza é um instrumento diferenciado que chega ao mercado. Parabenizo à Hering pela iniciativa e pelo o olhar ampliado sobre as diversas formas de aperfeiçoamento do que se propõe à fazer, sempre com a preocupação de atender não apenas as demandas dos músicos, mas de os alertar que o instrumento pode cada vez mais.

Considerando sua experiência em lutheria e como músico, quais as vantagens dessas novas gaitas(Golden Blow e Hering Blus Custom)?

Venho me aprimorando na customização de harmônicas há 8 anos. O que à princípio se apresentava como uma curiosidade de conhecer melhor o instrumento que eu toco e fazer sua manutenção, se configurou como um trabalho sério, de bastante dedicação e experimentos. Até que em 2000, o encontro com o Otavio Castro me possibilitou uma guinada na lutheria, foi quando iniciei o trabalho de cromatização do instrumento e desde então, a perspectiva é sempre garantir que as harmônicas que passam por minhas mãos tenham sua capacidade musical potencializada e, que possam acompanhar às exigências que diversos estilos e ritmos musicais impõem ao instrumento/músico. Claro que as técnicas e estudos de novos arranjos e desenhos da harmônica estão aliados à minha experiência como músico (há 12 anos), e muito particularmente, da minha formação na Universidade de Música Popular Brasileira/MG, das aulas com Otavio Castro, e da minha inserção no Clube do Choro/MG.

Por todos estes motivos, afirmo que a harmônica desenvolvida pelo grupo de lutheria Fabrício Casarejos/Hering, da qual faço parte, tem inúmeras vantagens. Considero de extrema importância a praticidade que o instrumento permitirá ao cliente, que chegará até ele já customizado. Além da qualidade do instrumento, que sem dúvida é incomparável aos instrumentos que temos disponíveis, hoje, no mercado.


*foto por Pedro Guida

Rafael, obrigado pelo esclarecimento. Em nome de todos os visitantes, lhe desejamos muita sorte nesta nova empreitada!



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 10h21
[] [envie esta mensagem] []



Gaita Blues "Perde" Carey Bell(por Luciano Boca)

O grande mestre da gaita blues Carey Bell, faleceu no dia 06 de maio em sua casa em Chicago Illinois de um ataque cardíaco.  Ele já vinha enfrentando problemas de saúde e havia sido internado a poucas semanas com crises de diabetes.

 

Carey Bell Harrington nasceu em Macon no Mississipi em 14 de novembro de 36, e aos oito anos de idade ganhou uma harmônica do seu avô, e começou a tocar autodidata, aos treze já tocava profissionalmente com seu padrinho, o pianista Lovie Lee.

 Bell mudou-se para Chicago em 12 de setembro de 56, e logo que chegou, viu Little Walter se apresentando no Zanzibar, ficaram amigos, e Little Walter já foi lhe ensinando algumas coisas a mais, também conheceu Sonny Boy Williamson que também foi seu professor, mas quem foi seu grande mentor foi Big Walter Horton.

 No princípio dos anos 60 a guitarra elétrica começou a tomar o lugar da harmônica em muitas bandas de Blues, e Carey Bell decidiu começar a tocar baixo elétrico, e como baixista acompanhou Honeyboy Edwards, Johnny Young, Eddie Taylor, Earl Hooker, John Lee Hooker, e Jimmy Dawkins.

 Mas a gaita era o seu destino, em 69 após acompanhar vários nomes Carey Bell queria mesmo era fazer seu próprio disco, e seu amigo Charlie Musselwhite o apresentou a Bob Koester da Delmark Records que assinou prontamente com Carey, e ele gravou Carey Bell’s Blues Harp seu primeiro álbum solo.

 No princípio dos anos 70 Carey Bell acompanhou Muddy Waters, e gravou com Muddy o London Sessions e o Unk In Funk.

 Nesta mesma época Willie Dixon convidou Bell para se apresentar no Chicago Blues All Stars, e Bell trabalhou regularmente com Willie durante quase todo os anos 70 excursionando e gravando. E mesmo que Dixon o manteve ocupado ele ainda arrumou tempo para seus projetos particulares, e em 72 gravou com seu amigo Big Walter Horton o disco, Big Walter Horton With Carey Bell.

 Em 73 gravou seu álbum solo, Last Night para a ABC Bluesway e foi caracterizado em 78 na série Living Chicago Blues da Alligator Records e foi indicado ao Grammy.

 

 Nos anos 80 Bell já tinha seu reconhecimento mundial como uma lenda da harmônica blues, gravou álbuns para uma série de selos fonográficos nos estados Unidos e na Europa, onde costumava se apresentar com freqüência.

Em 90 gravou o famoso álbum Harp Atack (Alligator) ao lado dos amigos Junior Wells, James Cotton e Billie Branch e em 95 gravou seu álbum solo Deep Down para (Alligator) o que fixou sua reputação como uma lenda do Blues moderno.

Em 97 gravou o Good Luck Man que lhe rendeu o título de o álbum de Blues tradicional do ano.

E em 04 gravou o Second Nature, álbum acústico gravado com seu filho o guitarrista Lurrie Bell .

 Seu último álbum é o Gettin’ Up Live 2007 CD/DVD onde Bell trabalhou outra vez ao lado de seu filho Lurrie.

 

 A Editora Abril lançou no Brasil na serie Blues Collection, no ano de 99 o cd Heartches And Pain, gravado em 77 no PS Studios de Chicago, que sem dúvida é uma das maiores obras do mestre, embora seja difícil de ser encontrado por já estar fora de catálogo, é possível conseguir uma cópia com o Chico Blues.

 

Ele tocou no Brasil no Natublues Festival em 2002.

 

“Carey Bell tinha um estilo próprio de tocar, fazia um Blues marcante, urbano e contemporâneo, mas sem jamais abandonar suas raízes de Bluesman do Mississipi”.


Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 18h33
[] [envie esta mensagem] []



A Repercussão da Gaita na TV

Desde o ano passado, me parece, mesmo que indiretamente, que a gaita vem ganhando espaço na televisão brasileira. Um exemplo disso é o Rodrigo Eberienos, que recentemente ensinou gaita num quadro do Caldeirão Do Hulck. Ele também está ensinando Cauã Reymond a tocar gaita para sua próxima novela na qual ele interpretará uma personagem que toca gaita. O Rodrigo também gravou os sons de gaita das novelas O Profeta, América, Começar de Novo, entre outras. (conheça sua carreira)

No ano passado, Ivan Márcio e Flávio Guimarães tocaram no Programa do Jô e no Ronnie Von. Na última semana, Jefferson Gonçalves esteve no Programa do Jô e nesta segunda, o programa terá como atração musical o gaitista Róbson Fernandes.

Falando mais generalizadamente, Rildo Hora(conheça sua carreira) está sempre aparecendo na TV acompanhando Zeca Pagodinho, assim como muitos outros gaitistas infiltrados na música pop. Alguns ótimos, como Miltom Guedes(junto a Rita Lee, Lulu Santos, Cláudio Zoli, etc) e Stevie Wonder, e outros nem tanto, como Humberto Gessinger(Engenheiros do Havaí) e Paulo Miklos(Titãs). Mas me parece que essa segunda categoria é mais atrativa para os novos alunos e isso os torna importantes no processo.

Recentemente, eu li num disco do Edú da Gaita, uma espécie de prefácio, na qual o autor dizia que há 50 anos o violão não era levado a sério e que isso mudou completamente em tão pouco tempo. A gaita é um instrumento muito novo e talvez seja mais um fator que leve muitos a acharem que não passa de um brinquedo. Entretanto, aos poucos, com grandes gaitistas no Brasil e no mundo, a gaita vai ganhando espaço, mesmo que timidamente. E o motivo da reflexão deste texto é o seguinte, qual será a repercussão de um personagem gaitista numa novela da Globo? E com tantos gaitistas bons tocando em rede nacional, será que agora os alunos procurarão os professorers para aprender a tocar igual a J.J. Milteau ou continuarão querendo aprender Engenheiros do Havaí? Será que isso tudo é uma tendência, ou é somente uma mera coincidência?

O fato é que quanto mais a gaita "aparecer", mais discos serão comprados, mais gaitas serão compradas, mais gaitas serão desenvolvidas, mais professores terão mais alunos e muito mais gente poderá trabalhar com customziação.

Espero que um dia eu posso reescrever esse texto contando como foi importante a divulgação da gaita na mídia para a popularização do nosso instrumento. O Edú da Gaita tinha esse sonho. Sonhar não custa nada, especialmente quando não se sonha sozinho.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 17h33
[] [envie esta mensagem] []



Destaques da Agenda - Recorde

Como de costume, nossa Agenda de Eventos(www.gaitablog.zip.net/agenda.htm) está cheia de eventos em diversas cidade deste Brasil baronil. Os eventos são organizados por cidade(em ordem alfabética) e em cada cidade por ordem cronológica. A novidade é que agora estamos comemorando um recorde, nada mais, nada menos, que 48 eventos cadastrados. Então veja agora alguns de nossos destaques:

-EM BELO HORIZONTE: MINAS HARP V nos dias 11 e 12

Gaitistas: Leandro Ferrari, Róbson Fernandes, Jefferson Gonçalves, Pedro Kokaev, Samir Chammas, Mariana Borssatto e muitos outros.

-EM SÃO PAULO: Pocket Shows do selo Chico Blues

Todas as quinta-feiras de maio .
As 19 Hrs ( Gratis e com Sorteio da Bends Harmonicas)
Fnac Paulista

Avenida Paulista, 901 - SP

Programação
Big Chico - 03 de maio
Prado Blues Band - 10 de maio
Mister Mojo - 17 de maio
Flávio Guimarães & Prado Blues Band - 24 de maio
Robson Fernandes - 31 de maio

Chico Blues apresentará a história
do Blues (vídeos raros no telão), em 5 capítulos.
Um capítulo antes de cada show.

-EM VIÇOSA - MG : Blues Etílicos lançando o CD "Viva Muddy Waters" 

Show: Blues Etílicos lançando o CD "Viva Muddy Waters" 
Abertura: Hot Spot Blues Band (BH) > Data: Sábado, 12 de maio de 2007
Horário: 23:00hs
Local: Galpão
Rua Nasser Simão Muanes, 81 > Bairro Santo Antônio http://chacaraurbana.com/bluesetilicos/

-Na TV: Róbson Fernandes no Programa do Jô dia 07 de maio(segunda-Feira) na Rede Globo.

<<<AGENDA COMPLETA>>>

Que todos tenham muita diversão!



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 17h39
[] [envie esta mensagem] []



As Novas Gaitas Hering

A Hering está lançando 3 gaitas:
-Hering Blues Custom - customização com método F.C.(Fabrício Casarejos) universal para utilização no blues e jazz.
-Golden Blow Custom - customização com método F.C. universal para utilização do cromatismo.
-Silver Blow Custom - customização com método F.C. universal para utilização do cromatismo(é igual a golden só que com a placa de cobertura com recobrimento que imita prata envelhecida).
Neste artigo nos limitaremos a Golden Blow e a Hering Blues Custom. 
Essa é a Golden Blow, ela vem de fábrica pronta para o cromatismo na diatônica. A GRANDE DIFERENÇA É O TEMPO DE AJUSTE QUE O MÚSICO DEVERÁ FAZER, OU SEJA, EM VEZ DE GASTAR SEMANAS, PASSARÁ A GASTAR MINUTOS (OU, NA PIOR DAS HIPÓTESES, ALGUMAS POUCAS HORAS) PARA PERSONALIZAR DE FATO A REGULAGEM CONFORME O TRATO VOCAL. ESSE AVANÇO DEMONSTRA CLARAMENTE O INTUITO DA HERING EM INCORPORAR NA SUA LINHA DE PRODUÇÃO CONCEITOS QUE FIRMADOS EM TERMOS DE CUSTOMIZAÇÃO. OUTRA NOVIDADE IMPORTANTE É O ENCARTE EXPLICATIVO QUE VEM JUNTO COM O INSTRUMENTO. NELE O CROMATISMO É ESMIUÇADO PARA QUE FIQUEM CLAROS AO CONSUMIDOR OS MOVIMENTOS FÍSICOS QUE COMPÕE AS TÉCNICAS DO CROMATISMO (BENDS E OVERS).
"O objetivo é democratizar as técnicas para que elas deixem de ser mitos, para que a preocupação seja sempre a música e o som" (Otavio Castro)
Um site alemão propôs uma comparação com a antiga Hering Blues, entretando, esqueceram-se de citar a nova Hering Blues Custom, vejamos um pouco da comparação: 
Logo de cara percebemos que a nova gaita é muito mais confortável, com os cantos arredondados e uma empunhadura muito melhor que a anterior pelo mesmo motivo, especialmente para as pessoas que tem problemas nas mãos. Internamente, a primeira vista, nenhuma diferença é encontrado na construção. O material também parece ser o mesmo. 
   
Na foto da Esquerda: Olhando mais de perto reparamos as primeiras diferenças: Note as marcas de afinações feitas por profissionais nas partes internas das palhetas. Na foto da direita: Virando a placa de voz ao contrário, encontramos uma espécia de cola na base da palheta. Um olhar mais atento também percebe as marcas feitas por um especialista nas laterais do slot(buraco na placa de voz aonde se encaixa cada palheta) da palheta.
Veja também essas delgadas fitas plásticas magnéticas que são coladas na parte interna das placas de cobertura, uma técninca de customização inovadora.

A conclusão é que nesta gaita não se usa novos materiais nem nova engenharia específica para se fazer overbends e sim uma customização especial de fábrica que economiza alguns meses de cuidados especiais feitos por um especialista após a compra. O produto é inovador, de qualidade e realmente produz os overbends. Caso você não consiga fazer overbends com essa gaita, você terá a certeza que o problema não é o intrumento. 

Essa é a Hering Blues Custom, com o mesmo design externo da Golden Blow. Ela também tem essa fita de plástico magnético na parte interna da placa de cobertura, entretanto, não encontramos aquela cola na base das palhetas como foi visto na Golden Blow. O timbre desta gaita é muito bonito, ela é confortável tanto na embocadura quanto na empunhadura, bem vedada e vem de fábrica pronta para a utilização universal no jazz e blues.

Recentemente a Hohner inovou com a XB-40 e a Suzuki inovou com a  Fire Breath e esses lançamentos mostrados na nossa matéria mostram que a Hering também está preocupada em inovar. Conversando com o Fabrício Casarejos pude perceber sua preocupação em pesquisar novos materiais a fim de alcançar uma durabilidade mínima de dez anos. Podemos esperar novidades em breve!

Fontes: Fabrício Casarejos, Rafael Domingos, Otavio Castro, Hering HarmônicasHarponline, Google.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 15h56
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol