Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Próximo Entrevistado: Vasco Faé - Mande sua pergunta

O próximo entrevistado do Gaitablog é o grande gaitista Vasco Faé. Leia sobre sua carreira e discografia no www.vascofae.com e mande agora mesmo a sua pergunta. Seguem abaixo os comentários a respeito do Vasco feitos por grandes personalidades.

“Figura única no cenário de Blues nacional”
Por, Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura)

“Animal, o cara jogou a letra de “Trem das 11” o clássico dos clássicos do samba, dentro da melodia de “Hoochie Coochie man” o clássico dos clássicos do Blues. E fazendo isso tocando gaita, guitarra, bumbo e cantando, tudo ao mesmo tempo. Mas a grande graça é essa combinação absurda e completamente competente. Gostaria de ter tido uma sacada dessas, vou copiar. (he he he)”
Por, Rodrigo Volponi (em relaçao a apresentação de Vasco Faé no extinto programa televisivo “Musikaos” em 2001)“

Faé não se prende a estilos nem abandona suas raízes”
Por, Gislaine Gutierre (Cultura – Diário do Grande A.B.C.)

“Vasco Faé é um dos grandes gaitistas do país”
Por, Kleber Albuquerque

A gravação de Trem das 11 é antológica, não tenha medo de repetição pois o Homem-Banda sabe equilibrar climas dentro de um show”
Por, Helton Ribeiro (editor da revista Blues’n Jazz)

“Na minha opinião, Vasco Faé é um gaitista completo, pois canta muito bem, toca gaita com muito sentimento, técnica e criatividade e é um ótimo compositor. Seu trabalho como Homem-Banda é surpreendente !!! Com certeza Vasco é o gaitista mais original que eu conheço”
Por, Jefferson Gonçalves (ex Baseado em Blues, e conceituado gaitista brasileiro)

“O Vasquito é o músico mais criativo que conheço com uma gaita na mão. Frases surpreendentes e fora do comum. Gosto muito de ouvir o Vasco e tê-lo como amigo ”
Por, Benê Jr. (importante gaitista brasileiro, das bandas Mr. Jack, Troupe de Gaitas e Orquestra Harmônicas de Curitiba)

“Faé tem uma forma bastante pessoal de levar sua música às mentes e corações do público, força de interpretação incomum, carregada com a resistência vocal dos negros norte-americanos”
Por, Mery Bahia (Jornal Bahia Hoje – 1997)



Escrito por Gaitanet às 20h45
[] [envie esta mensagem] []



Primeiro Encontro do Gaita-BS em 2007

Este encontro aconteceu no bar Saloon, localizado entre Santos e São Vicente no sábado dia 28 de abril. A ocasião foi marcada pelo clima de descontração, amizade e troca de informações entre gaitistas profissionais, gaitistas experientes e gaitistas iniciantes.

Para quem não sabe o Gaita-BS é um grupo de gaitistas da região da Baixada Santista que se reúne pra discutir sobre gaita, trocar informações e tocar juntos. E felizmente, o encontro foi dessa maneira: Muitas conversas, muito intercâmbio de informação e muito som na gaita!

Graças ao apoio da Hering, o encontro contou com a presença de grandes gaitistas como Jefferson Gonçalves, Otavio Castro(novo endorder Hering), Fabrício Casarejos, Rodrigo Tostines, Aílton Rios, Will, etc. A Hering aproveitou o evento para fazer o pré-lançamento brasileiro das novas gaitas Hering Blues Custom e Golden Blow. 

Eu estive lá e para ser sincero acabei tirando poucas fotos de tão bom que o papo estava, veja as fotos tiradas clicando em: Encontro Gaita-BS

Logo que o encontro teve início o pessoal ficou conversando até que começou a apresentação das novas gaitas por Jacques Tegani que ressaltou o esforço da Hering Harmônicas em melhorar o produto para seus consumidores. Logo após subiu ao palco Jefferson Gonçalves que contou um pouco de sua trajetória na Hering e mostrou a platéia como é importante respeitar cada gaitista, independente do seu estilo e caminho percorrido. Afirmou também que tendências como o cromatismo na gaita diatônica e a mistura de música nordestina com blues, não são caminhos obrigatórios e sim novas opções que surgem aos gaitistas e aos amantes do som deste instrumento. Posteriormente, o grande desenvolvedor das novas gaitas, Fabrício Casarejos, contou um pouco sobre o desenvolvimento das gaitas e seu empenho em pesquisar novos materiais e novas técnicas junto a outros grandes luthiers como Ricardo Rosa e Rafael Domingos. E para ficar provado que as gaitas realmente são prontas p/ o cromatismo, Otavio Castro subiu ao palco com uma gaita Golden Blow não mexida e mandou bonito mostrando todas as 38 notas possíveis nesta gaita.

Aí então o pessoal pôde tirar suas dúvidas sobre os produtos. Das perguntas feitas, o que mais me chamou a atenção foi sobre a durabilidade. Segundo eles, a idéia, é fazer gaitas para durar 10 anos no mínimo e isto está sendo um aspecto importante na pesquisa de novos materiais. E o resultado disso deverá aparecer em breve nas próximas gaitas desenvolvidas.

Após esta apresentação, o palco foi aberto e aí várias jams rolaram. Como é marca nos encontros do Gaita-BS, não existe panelinha nem vergonha. Todos tocaram, ouviram e se divertiram, dos iniciantes aos profissionais. O ponto alto para mim foi uma Jam com Tostines e Xandão, que virou uma jam c/ Jefferson Gonçalves e Tostines, que virou uma jam c/ Jefferson e Otavio Castro, tudo isso sem pausas para "troca" de gaitistas.


No final da noite fiquei com uma sensação singular de felicidade. Não houve nenhum tipo de competição e sim um ritual maravilhoso de encontro entre gaitistas e gaitas, gaitas e gaitistas e infelizmente me falta competência para lhes transmitir tudo o que aconteceu neste breve resumo. Ainda assim, espero ter conseguido passar um pouco do que foi este encontro.


O abraço de Jefferson Gonçalves e Ivan Márcio mostra que o que é importante é a gaita e não a sua marca!

Termino agradecendo e parabenizando a Hering em nome do Jacques Tegani e ao Gaita-BS em nome do Rodrigo Morenno. Sem eles nada disso seria possível.

Que venham mais encontros como esse e que o espírito de amizade deste evento se alastre entre todos os gaitistas, trazendo uma consciência de que a fórmula para o crescimento da cultura da gaita é a união e não a competição.

<<<VEJA TODAS AS FOTOS CLICANDO AQUI>>>



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 01h19
[] [envie esta mensagem] []



Hering Contra-Ataca

Recentemente neste mesmo blog anunciamos a contratação de Róbson Fernandes pela Bends. Agora a Hering responde com uma grande contratação: Otavio Castro, que até então era o primeiro brasileiro endorser Hohner.

Otavio Castro (www.otaviocastro.com), grande destaque no cromatismo na diatônica, é carioca de 26 anos e  iniciou-se na harmônica de boca aos 15 anos, estudou com Rodrigo Eberienos e Maurício Einhorn. Considerado por muitos, dentro e fora do país, como um dos expoentes no Brasil na técnica que ele mesmo denominou em português como sendo “o cromatismo na harmônica diatônica”, Otavio Castro alcançou um nível técnico que atualmente o possibilita tocar diversos repertórios apenas utilizando uma harmônica diatônica afinada em C (dó) para todas as tonalidades. Otavio está usando o modelo Golden Blow que foi desenvolvido por Fabrício Casarejos e já vem pronta para o cromatismo. Segundo o gaitista, esta nova gaita e as conversas com os amigos Fabrício Casarejos e Jefferson Gonçaves foram fundamentais para sua decisão de endossar a Hering.

O trabalho de Otavio Castro tem como grande mérito surpreender a audiência com execuções precisas de músicas com alto grau de dificuldade para qualquer instrumento, além de uma invejável capacidade de improvisação. E nesse caminho que o músico vem percorrendo nos últimos anos é o da pesquisa e criação de novos horizontes para a harmônica diatônica. Imprimindo um sotaque bem brasileiro as músicas. Agora na Hering, Otavio receberá mais atenção e quem sabe, pra nossa sorte, ele inicie sua própria discografia.

Mas a novidade na Hering não pára no Otávio, o grande luthier Rafael Domingos, que prepara as gaitas do Otávio há muitos anos também foi contratado pela fábrica como luthier e agora trabalhará com os outros grandes luthiers Ricardo Rosas o próprio Fabrício. Nos próximos dias falaramos dos pré-lançamentos da Hering, a gaita Golden Blow e a Hering Blues Custom, customizadas de fábrica pronta para a aplicação das técnicas que compõem o cromatismo na harmônica diatônica.

As novidades não param de surgir e o mercado da gaita está crescendo assim como foi previsto pelo Gaitablog no começo do ano. Bom para todos, sem dúvida!

fontes: Hering Harmônicas, Otavio Castro e Rafael Domingos



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 23h10
[] [envie esta mensagem] []



Entrevista com Alberto Bertolazzi

Demorou, mas finalmente está no ar a nossa entrevista com o presidente da Hering Harmônicas, sr. Alberto Bertolazzi. Só gostaria de dizer que foi um grande prazer conhecê-lo e agradecer pela credibilidade que nos foi dada ao aceitar fazer a entrevista.

Durante a entrevista foi perguntado a ele sobre algumas das principais críticas que o público do Gaitablog faz a Hering, como Porque suas gaitas são mais baratas fora do Brasil, Porque é tão difícil conseguir palhetas para manutenção, Se ele acha que a Hering estaria acomodada e vocês verão que ele não fugiu de nenhuma pergunta. Também foi perguntado como era a Situação da Hering quando ele assumiu a empresa, e sobre seus planos para não perder mercado no Brasil quando a Bends estrear suas gaitas. Vocês também lerão outras perguntas sobre a criação da primeira gaita 56 vozes brasileira e o que ele acha que a Hering ainda precisa melhorar em relação aos outros fabricantes.

<<<CLIQUE AQUI PARA LER A ENTREVISTA>>>

Espero sinceramente que gostem da entrevista, ela foi feita com muito carinho e dedicação a todos vocês que têm acompanhado o site e que por ventura estão nos visitando pela primeira vez.

NÃO PERCAM NOS PRÓXIMOS DIAS: Tudo sobre o Pré-lançamento da nova Hering Blues e Golden Blow customizadas de fábrica por Fabrício Casarejos e cia, pronta para Overbends. Tudo sobre o primeiro encontro do ano do grupo Gaita-bs com direito a muita música, muita conversa e a confirmação de Otávio Castro no time de endorsers da Hering. Tudo sobre a primeira aparição pública dos Harmônicos, trio de gaita formado por Little Will, Aílton Rions e Geison usando gaita cromática, Vineta e gaita baixo. E o trabalho de restauração de gaitas antigas que é feito pelo Geison. Aguardem!



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 14h13
[] [envie esta mensagem] []



Destaque da Agenda:Pre-lançamento de duas Gaitas Hering p/ Overbend

A Agenda de Shows do Gaitanet/Gaitablog(www.gaitablog.zip.net/agenda.htm) está atualizada como sempre trazendo ótimas atrações em diversos locais do país. Alguns dos destaques são os shows de Luiz Rocha em Salvador, Daniel Granado em Mogi e Campinas e o Curso Intensivo de Gaita do Leandroo Ferrari em BH.

Mas o destaque principal da semana vai para o Pré-lançamento de duas gaitas diatônicas da Hering destinadas para Overbend, neste sábado dia 21/04 às 18h.  O evento será organizado pelo Gaita-bs e contará com a presença de diversos gaitistas da região da Baixada Santista. Segue abaixo os detalhes:

Programação:

18h: Workshop com Jacques Tegani "Pré-lançamento de duas novas gaitas Hering
19h: Mesa redonda > Exponha seu tema, tire sua dúvida
20h: Palco Aberto: Todos podem tocar à vontade

O Palco é aberto, mesmo você que é iniciante pode tocar. Teremos sorteio de Brindes e presença confirmada de diversos gaitistas.

Local:

BAR SALOON(praia José Menino - Santos - SP)

Para chegar ao Bar Saloon é fácil, pegue a Avenida Pres. Wilson nº 1935 (praia) sentido São Vicente, em frente ao Caiçara Clube, Hotel Fenícia temos os prédios na areia da praia, o bar fica ali na primeira ruazinha de acesso a areia, bem em frente ao posto 1.

Entrada 5 reais ( consumível ).

Contatos:

Rodrigo Morenno: (13) 8128 0034

A loja Harmonica Master irá oferecer seus produtos a pronta entrega e com desconto no evento, aproveite e mate a sua curiosidade prestigiando mais um evento dedicado a gaita de boca e conhecendo as novidades da Hering Harmônicas.

NO PRÓXIMO POST: Entrevista com sr.Alberto Bertolazzi, presidente da Hering Harmônicas respondendo todo o tipo de questões, desde as mais simples até as mais polêmicas. Inclusive com perguntas feitas pelos internautas e integrantes do Gaita-l.



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 18h54
[] [envie esta mensagem] []



Gaitanet Abre Espaço Independente Para Colunistas

Nosso primeiro colunista é o gaitista Jacques Tegani. O Jacques é especializado em consultoria de vendas e atualmente ele vem desempenhando um trabalho muito legal com a Hering Harmônicas em SP. Ele faz o contato da empresa com os lojistas, gaitistas profissionais e consumidores em geral.

Nas colunas, que serão mensais, ele vai nos passar um pouco de sua experiência profissional como lojista, consultor de vendas e representante de uma das maiores líderes mundiais no assunto e passional como amante da gaita.

Confira agora mesmo sua primeira coluna. Nesta coluna ele fala do potencial de vendas da harmônica de boca e dá dicas aos lojistas.

Para ler sua coluna acesse diretamente: http://jacquestegani.gaitanet.com ou acesse o Gaitanet e clique em Jacques Tegani na seção Colunistas.

Vale a pena conferir pois nesse texto você saberá dos sentimentos e dificuldades de quem vende gaita e compreenderá um pouco melhor esse mundo comercial no qual está inserida a pessoa que está do outro lado do balcão quando você compra uma gaita.



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 19h57
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol