Gaitanet.com | Agenda Harmônica | Fórum Gaitanet | Quem somos | Serviços | Contato
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Seja bem vindo ao Gaitablog! Aqui você ficará por dentro de todas as novidades do mundo da gaita, além de encontrar matérias, entrevistas, vídeos, aulas, lançamentos e tablaturas. Aproveite e deixe seu comentário!


Homenagem ao Ulysses Cazallas(PARTE V)

Neste penúltimo post em homenagem ao Ulysses, convidei o novo contratado como endorser da Bends, Vasco Faé, o Homem Banda, para contar uma história vivida com o mestre.

"Conheci o Metstre Ulysses num dos milhares encontros de gaita que aconteciam em São Paulo na epoca de 1998. Trocamos telefones e perguntei o preço do curso para manutenção. Eu nem achei caro, mas não tinha a grana pra fazer o curso então desencanei. No ano seguinte, eu já tinha ligado pro Ulysses umas duas vezes, ele ficou sabendo que eu tava organizando um encontro de gaitistas pra gravar um CD do projeto Blueseiros do Brasil (edição: gaitistas) e me ligou "pra bater um papo", e me perguntou se não ia fazer o curso, eu falei que tava sem grana, e ele falou, Ah, vem aqui fazer o curso de graça, vc é de casa.
Eu não tinha convidado ele ainda para a gravação. Na hora me deu um aperto no peito, e liguei de volta pra ele na hora e o convidei pra participar do CD, do encontro, e de tudo que envolvia a produção deste CD que fez tanto sucesso. Fizemos uma troca sem combinar que estavamos fazendo uma troca. Como deve ser, eu acho. A única dificuldade que tive com o Ulysses foi em me adaptar a chama-lo de vc.

Porque ele detestava ser chamado de senhor, mesmo porque ele não era um senhor, era um molecão. Nosso vô muleke. Te agradeço por ter sido tão sutil e me ensinado manutenção de gaitas sem o menor ciúmes, e principalmente por ter me acolhido em uma parte de sua vida músical.
O que Ulysses falava das pessoas que fazem manutenção de gaitas:

"Eles ficam bravos comigo porque eu ensino a manutenção e eles dizem que vou tirar o emprego deles, ora bolas, gente, todo dia tem garotos e garotas fazendo 18 anos."

Uma bela sacada do mestre para nós. "

Vasco Faé

Nos próximos dias:
-Especial Vídeos Toots Thielemans
-Método p/ gaita diatônica e cromática
-Agenda de Shows



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 12h35
[] [envie esta mensagem] []



Boas novas na Bends e na Hering

Como é bom ver a concorrência, a Bends nem está vendendo gaita ainda e está se envolvendo em todos os projetos possíveis relacionados a gaita. Depois de apoiarem o II Fórum Harmônicas Brasil que acontecerá em novembro(veja em notícias no menu ao lado), declararam apoio ao lançamento do cd do Gaita-l, premiando os homenageados do ano, Maurício Einhorn e Tavares da Gaita com dois troféus em forma de gaita.

Mas a notícia boa não é essa, o time de endorsers deles cresceu mais uma vez, é isso mesmo, agora eles também contam com Fernando Xavier, Rodrigo Eisinger e o grande Vasco Faé. Fico muito feliz por todos eles, especialmente pelo Vasco que tem sido um cara muito generoso com esse blog, dando muita força.

A notícia boa na Hering é que o seu dono, o sr.  Alberto Bertolazzi mandou uma carta ao gaita-l(grupo que discute gaita por e-mail) falando sobre a relação história da Hering com seus gaitistas e dizendo que irá buscar mais abertura e dialógo com os gaitistas visando sempre melhorar ainda mais as gaitas Hering. Nos contou também sobre a criação do Instituto Cultural Hering Harmônicas:

"Para poder atender um número maior deste tipo de pedidos(apoio em viagens, cds, gaitas, etc) e apoiar os músicos do Brasil em geral, criamos este ano o Instituto Cultural Hering Harmônicas. Desta forma, com o amparo das diversas leis que beneficiam as atividades culturais no Brasil, possibilitando vantagens fiscais às empresas, estaremos em breve selecionando e tentando viabilizar diversos projetos na área da cultura da música, notadamente relacionados à gaita. Um grupo de músicos, maestros e profissionais da área está sendo montado para dar início a estas atividades."
          trecho da carta do sr. Alberto Bertolazzi

O Kenji foi mais rápido que eu e divulgou em seu blog(Gaita-bh) o e-mail completo, leiam porque vale a pena.

Contra fatos não há argumentos e é fato que essa concorrência está sendo uma delícia para nós. Que comecem as vendas!



Categoria: Notícias
Escrito por Gaitanet às 19h35
[] [envie esta mensagem] []



Homenagem ao Ulysses Cazallas(PARTE IV)
Continuando as matérias em homenagem ao Ulysses Cazallas trago a vocês um trecho de uma antiga entrevista da Luciana Vaz, jornalista e gaitista de Santos, gentilmente cedida para o Gaitablog. Vale a pena ler, a entrevista foi muito bem feita e ficou interessantíssima. A Luciana também deixou contribuição com uma história que será postada nos próximos dias.


Acervo pessoal

Ulysses Cazallas, vencedor por unanimidade no programa Calouros em Desfile de Ary Barroso

Como e quando você conheceu a harmônica e resolveu tocar? E daí para frente, como tem sido a sua carreira?

Ulysses Cazallas - Quando eu completei 10 anos de idade, um tio por afinidade deu-me de presente uma gaita diatônica do modelo

 Passado uma semana, eu estava tocando frases de músicas das paradas radiofônicas de 1943 conhecidas por mim; os adultos olhavam-me como que gostando e oferecendo seus apoios. Passados quatro anos, também em meu aniversário, recebi como presente de uma tia uma harmônica cromática com 64 vozes da fabricação Hohner (tenho essa harmônica até hoje). Naquela época, eu tive como ídolos inspiradores o nosso ilustre precursor da gaita no Brasil Eduardo Nadruz (Edu da Gaita). Larry Adler e John Sebastian me fascinavam e não poderia deixar de citar uma orquestra de gaitas intitulada Borrah MInevitch and His Harmônica's Rascals que fazia sucesso internacional em 1941 através do filme Sempre no Meu Coração. Este último me impulsionou no sentido de organizar grupos de harmonicistas (ou gaitistas): trios, quartetos, quintetos, sextetos, e assim por diante. Organizei muitos grupos desse gênero e liderei outros tantos; não caberia aqui descrever em quantos programas de rádio, televisão e teatros obtivemos sucesso.


É mais difícil ser músico hoje ou quando você começou?

Cazallas - A resposta à essa pergunta é muito fácil mesmo (rsrsrs). Naquela época, não havia a concorrência que existe hoje.


Você vive exclusivamente do ofício da gaita ou tem outra profissão?

Cazallas - Minha formação é de Engenharia Industrial. Durante todo meu tempo de trabalho em indústrias, sempre mantive o estudo da música e da gaita em paralelo. Hoje vivo exclusivamente da gaita: lecionando, vendendo métodos de ensino para autodidatas, fazendo manutenção e customização.

Como profissional de manutenção e customização de gaita de boca você é sempre apontado como referência. Uma gaita que você consertou foi essa da foto. Que tipo de gaita é essa? Faz alguma idéia de quando foi fabricada?
 
Wilson Barthiman


Gaita cromática modelo Chromonica II de Luxe, fabricada pela Hohn


Cazallas - O modelo da gaita exposta é cromática 48 vozes com o registro embutido, modelo Chromonica II de Luxe, fabricada pela Hohner em aproximadamente 1950. Essa referência está fora de linha de fabricação. A gaita cromática foi desenvolvida por Borrah MInevitch, russo radicado nos Estados Unidos em 1918. É muito difícil fazer manutenção em uma gaita fora de linha de fabricação por não existirem as peças originais para reposições e assim as peças precisam ser feitas artesanalmente.

Que meios você usa para se manter antenado com o cenário da gaita tanto no Brasil quanto no exterior?

Cazallas - Usando a minha sempre honestidade: não fico antenado com o cenário internacional da gaita porque sem modéstia, conhecido como sou em nosso país e em algumas partes do exterior, as notícias me chegam naturalmente. Fico feliz quando as recebo. Eu acompanho o crescimento de gaitistas da nova safra nacional e internacional, mas não posso citar nem um nome sequer porque todos eles são merecedores de breves destaques por serem estudiosos e muito dedicados aos seus empreendimentos. Eles mesmos devem estar nesta leitura, sabendo quem são meus preferidos.

O gaita-l é uma lista virtual de discussões e o assunto lá é só gaita. Fale um pouco da importância desse grupo.

Cazallas - Esse grupo gaita-l, como outros que existem, o gaita-bs, gaita-bh, o harp-l, são excelentes aproximadores dos aficionados pela gaita, além de dar aos principiantes e não principiantes, informações que são verdadeiras jóias para o nosso pequeno mas tão aconchegante universo.

Na sua visão de internauta e músico, a internet é uma vitrine para todos os artistas, um veículo bom pra divulgar os trabalhos ou diminui a possibilidade de os músicos venderem seus CDs, já que os usuários da internet têm tudo à disposição, inclusive download das músicas de seus artistas preferidos?

Cazallas - Eu considero a internet uma vitrine especial para todos os artistas, um bom veículo para divulgação do trabalho de cada um. É lamentável que exista a pirataria. Para evitar esse problema, o bom é fazer o que fazem alguns artistas, que deixam só um pequeno trecho musical como amostra grátis.

Em toda a sua trajetória, houve algum ou alguns momentos mais marcantes?

Cazallas - Os momentos mais marcantes em minha trajetória foram sempre aqueles em que a Orquestra Harmônicas de Curitiba precisou tocar: o Hino Nacional em formaturas, congressos, simpósios ou festividades comemorativas.
 

Arquivo Gaita-BS


No centro, Cazallas tocando gaita baixo em encontro do Gaita-BStrêmulo, com afinação Richter chamada Vencedora, até hoje fabricada pela Hering Harmônicas.


Pode dar alguma dica para quem é iniciante ou deseja começar a tocar a harmônica de boca?

Cazallas - Antes de estudar ou tocar em público, procure relaxar o máximo que puder, alegre-se, mas não exagere, sopre e aspire sempre bem leve fazendo com que a coluna de ar passe por sua garganta para sentir o quanto é refrescante. Nunca deixe que a euforia do momento faça com que toque com a força de seus pulmões. Toque com suavidade e expressão, por mais que a peça musical seja de um estilo barulhento.

*Conheça mais do trabalho da Luciana Vaz: http://sobesom.blogspot.com/ e www.sobesom.com
**Veja a entrevista na íntegra
***Veja o site oficial do Ulysses


Escrito por Gaitanet às 11h35
[] [envie esta mensagem] []



Agenda Atualizada de 10 a 16 de Novembro

Esta é a Agenda de Shows dessa semana, meus destaques vão para o Workshop do Jefferson Gonçalves em Brasília e o Workshop do Otávio Castro no Rio.

Jefferson Gonçalves em Brasília

Show:

Jefferson Gonçalves & Brazilian Blues Band
 Data: 14/11
 Hora: 21:0 h
 Local: Teatro dos Bancários - EQS 314/315 projeção 1 - Asa sul - Brasília - DF
 Info: (61) 8443-2824
   
 Show: Harmônica Workshop
 Data: 14/11
 Hora: 14:0 h
 Local: BSB Musical - SCRN 712/713 Bloco A Lojas 42 a 44 - Brasília-DF
 Info: (61) 3273-6930

Big Chico em Campinas, Limeira e São Paulo

11/11: DELTA BLUES BAR EM CAMPINAS ÁS 22:00 www.deltabluesbar.com.br
14/11: BAR DA MONTANHA EM LIMEIRA ÁS 22:00 www.bardamontanha.com.br
16/11: SESC CONSOLAÇÃO - SÃO PAULO ÁS 17:00 www.sescsp.com.br

Todas Quintas e Sextas no The Royal Palm Plaza Hotel em Campinas www.royalpalmplaza.com.br
Todas as terças no O BUTECO em Campinas às 21:00.

Otávio Castro no Rio de Janeiro

Sexta - Instrumental Brasil
21h - bar do marcô em Santa Teresa

Sábado - Workshop de gaita na escola de música in concert
15h - ipanema

Domingo - Duo Marcos Amorim e Otavio Castro
17h - bar do marcô em santa teresa

WORKSHOPS
O próximo workshop será no dia 11 de Novembro
Escola de Música in Concert
Horário: 15h
End.:Visconde de Pirajá, 303 loja 316, Ipanema, RJ
Tel.: (21) 2287 5136 - FAX: (21) 2521 1814

Osmar Melo e Samir Chamms em Belo Horizonte(fonte: www.gaitabh.blogspot.com)

HOT SPOT (ACÚSTICO) - Gustavo Andrade & Osmar Melo
10/11 - Sari Cafe Lounge [22:00hs] - Sexta
R. Antônio de Albuquerque, 862 - Savassi
Belo Horizonte, MG
Couvert: R$6,00
Reservas: (31) 3227-0034

HOT SPOT (ACÚSTICO) - Gustavo Andrade & Samir Chammas
11/11 - Vitrola Café & Arte [21:00hs] - Sábado
Rua Tomé de Souza, 1.081 - Savassi
BELO HORIZONTE, MG
Reservas: (31) 3227 2138

Daniel Granado - Mogi das Cruzes e São Paulo

11/11 Arco da Velha , à partir das 22 horas;

Se você souber de mais algum show que por acaso não esteja aqui por favor não deixe de nos avisar para que consigamos realmente fazer essa Central de Agenda de Eventos que visa prestar serviço público aos gaitistas e amantes da gaita dar certo.

16/11 às 19hs Centro Cultural Vergueiro Rua Vergueiro- 500 - Liberdade - São
 Paulo-SP 
Maiores informações:
 Comunidade Blues Session!!!
 http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19380495

Um bom final de semana a todos e bons shows!



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 12h42
[] [envie esta mensagem] []



Homenagem ao Ulysses Cazallas(PARTE III)

Continuando as homenagens ao Ulysses, deixo aqui a mensagem do Jefferson Gonçalves, do Big Chico e do Jacques Tegani que é representande da Hering em SP. E ainda um vídeo especial do Ulysses tocando na homenagem feita a ele no lançamento do cd do gaita-l em 2004.

"Falar sobre Ulysses Cazallas é como falar do meu avô, pois era dessa forma que considerava essa figura tão especial em minha vida, lembro como se fosse hoje quando fui tocar pela primeira vez em Curitiba e fiquei mais um tempo para aprender como afinar minhas gaitas, eu e Gaspar Vianna, na época meu aluno, ficamos uma semana curtindo essa figura, aprendendo e principalmente vivendo aqueles dias com ele e Dona Nilze (sua esposa e minha avó postiça), foi uma experiência única e mágica.
Ulysses me ensinou muito, aliás ensinou para muita gente, ele nunca se preocupou em esconder segredos ou coisas do tipo, ensinava tudo e com muito amor, com certeza perdemos um grande músico, grande afinador, grande figura e eu principalmente perdi meu avô postiço, pois era assim que nós tratávamos, avô e neto.
Tenho certeza que nessa hora Ulysses esta aprontando uma baita festa ao lado de Edu da Gaita, Borra Minevitch, Fred Williams,
entre outros."
                                Jefferson Gonçalves(endorser da Hering)
 
"TIVE AULAS COM O ULYSSES DE GAITA CROMÁTICA E CONVIVI COM ELE NÃO SÓ
COMO
ALUNO, ULYSSES ERA UM GRANDE AMIGO E INCENTIVADOR DA GAITA E DO BLUES
ELE IA
NOS MEUS SHOWS, ME DAVA CONSELHOS, TINHA TODOS OS MEUS CDS E UM AMOR DO
TAMANHO DO MUNDO PELA GAITA E A MÚSICA, ULYSSES CAZALLAS, É HOJE
MEMÓRIA E
HISTÓRIA DA GAITA NO BRASIL E DEIXOU GRANDES DISCÍPULOS E O MAIS
IMPORTANTE O
EXEMPLO DE UMA PESSOA DIGNA QUE DEDICOU A SUA VIDA INTEIRA AO
INSTRUMENTO E A
MÚSICA, AGORA ELE ESTÁ EM PAZ DO LADO DE DEUS COM SUA MISSÃO CUMPRIDA,
CABE A
NÓS SABERMOS RESPEITAR E RECONHECER A OBRA E SEMPRE LEMBRARMOS DO SEU
ULYSSES
COMO UMA LINDA MELODIA NA GAITA CROMÁTICA, COM MUITO SENTIMENTO E
SIMPLICIDADE
QUE EXPRIME O QUE ERA O NOSSO ETERNO MESTRE SR ULYSSES CAZALLAS."
 
BIG CHICO(endorser da Hering)
  
"Poderia escrever textos e mais textos e tentar explicar uma enorme tristeza
que insiste e andar comigo depois desta noticia.

É realmente uma pena, perdermos um grande mestre.

Eu sei que muitos tiveram a honra de conhece-lo pessoalmente e perceberam
que ele era um homem sincero, alegre e amigo.

Mesmo que por pouco tempo, trabalhei e convivi diariamente com o Ulisses.

Certa vez, num determinado hotel, fomos tomar um café. Naquele bate papo e
talhe coisa, a atendente falou alguma coisa sobre o café servido. Sem perder
o bom humor ele disse: " Minha filha, esse é meu neto e estamos trabalhando
juntos.

Ulisses Cazallas.............um grande homem!"

Jacques Tegani(representante da Hering em SP e gaitista é claro!)
 

Este vídeo foi disponibilizado pelo Rodrigo Morenno, que assim também deu sua participação na homenagem.

Amanhã: Agenda de Shows

Um abraço a todos!



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 20h30
[] [envie esta mensagem] []



Homenagem ao Ulysses Cazallas(PARTE II)

 
Continuando as homenagens ao Ulysses, deixo aqui a mensagem do Rodrigo Eberienos, do Elpídio Nogueira e do Fernando Bresslau.
 
"O Ulysses foi um grande amigo, mestre, incentivador, acolhedor, historiador do mundo da harmônica... Me recebeu em sua casa há muitoas anos atrás, de braços abertos, com o maior carinho do mundo.
Sentiremos muito a falta desse "Arquiteto do vento" que nos proporcionou momentos divinos aqui enquanto viveu e com certeza, esses momentos divinos serão eternos e guardados com carinho no coração !
 
"um grande beijo no pâncreas" como ele dizia...
 
Vai com Deus meu amigo, e chegando lá, toque um bolero pra Ele"
 
Rodrigo Eberienos, gaitista endorser da Bends


Essa foto ficou muito bacana, foi durante a ExpoMusic 06, o Ulysses foi visitado no stand da Hering pela equipe da Bends: da esqueda para direita, Gaspar Vianna(desenvolvimento), Rodrigo Eberienos(endorser) e Carlos May(marketing), além do Mestre, todos gaitistas. 

"FOI MUITO LINDA A HOMENAGEM DO BENÊ CHIRÉIA AO ULISSES CAZALLAS NO SHOW DE
HOJE EM FORTALEZA.  Benê tocou o Bolero de Ravel e foi muito empolgante.
Um abraço solidário à familia do Ulisses."

Elpídio Nogueira, no dia do falecimento do Ulysses.

Manifesto aqui o meu pesar. A última imagem do Ulysses que tenho em mente é dele feliz sendo abraçado pelo Gaspar para a foto do site da Bends. Uma situação muito positiva.

Infelizmente surpreso,

Fernando Bresslau(gaitista/trabalha na Hohner na alemanha)



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 20h34
[] [envie esta mensagem] []



Homenagem ao Ulysses Cazallas(PARTE I)

Hoje começa a série de posts especiais em Homenagem ao grande Ulysses Cazallas. Eu jamais conseguiria fazer algo bacana sem ter a ajuda de colegas e amigos gaitistas que tiveram muitas histórias e aprendizados com o Ulysses. Eu pedi para alguns gaitistas deixarem uma mensagem, ou contar uma história vivenciada com o Ulysses. Já deixo aqui meu agradecimento a cada um deles nesta homenagem feita com muito carinho ao Ulysses. Para ver a auto-biografia do Ulysses clique em Notícias no menu ao lado.

 

Durante a feira da música tive a oportunidade de perguntar ao Ulysses qual era, na opinião dele, seu melhor pupílo, e na resposta ele me disse que era o Benevides Chiréia pois nunca deixou de tocar um exercício, sempre fazia todas as tarefas impostas pelo professor e do dia pra noite apareceu no Mr.Jack sem nunca ter feito aula de diatônica com ele. O fato de nunca ter contado ao Ulysses que ele estava tocando diatônica poderia até ter deixado um professor comum irritado e chateado, mas pude sentir na conversa que na verdade ele ficou muito orgulhoso. E é por isso que eu escolhi o depoimento do Benê para começar essa homenagem.

"Ontem estive relembrando algumas páginas de minha convivência com o Ulysses e quase sempre as lembranças são boas e divertidas. Vou te contar uma que aconteceu comigo...
 
Estava fazendo aulas com o Ulysses durante alguns meses e nossa intenção naquela manhã de sábado era a de conhecer e desvendar os mistérios da manutenção em harmônicas cromáticas. Como sempre, o velho Ulysses me recebeu com muita alegria e jogou na minha frente uma caixa de papelão com dezenas de gaitas cromáticas quebradas e velhas e me disse.... "Pegue o que quiser nesta caixa e monte uma cromática inteira"... Bom, esse era o estilo do Ulysses ensinar, primeiro deixava o cara maluco e aos poucos ia dandos seus valiosos ensinamentos... Pra resumir um pouco a estória, depois de bater muito a cabeça eu finalmente montei a dita cuja e coloquei pra funcionar sobre os olhos atentos do mestre. Então ele me diz.... Bom agora que está montada e funcionando podemos dizer que já pode se considerar um aprendiz de luthier só que antes disso será preciso dar uma boa polida no bocal da gaita. Pegue um bombril seco e esfregue com vontade no bocal da gaita com os orifícios virados para cima... Bom, lá fui eu e fiz o que o Ulysses pediu e percebi que ele me olhava com uma cara de vontade de rir....   Depois de esfregar e esfregar a gaita ele me pede.... Agora, faça um belo acorde de ré menor aspirando com vontade os orifícios 1234..... Resultado, engoli milhares de pedacinhos de bombril quse me afogando enquanto o Ulysses se rolava no chão de tanto rir... Depois disso ele me dá mais uma lição que fica impossível de esquecer... Toda vez que for limpar um bocal com bombril faça-o com os orifícios virados para baixo..."

Benevides Chiréia Jr.

Nos próximos dias continuarei as homenagens ao Ulysses, aguardo os comentários do pessoal. Espero que o mestre Ulysses aonde quer que esteja, tenha acesso a estes textos poiS gostaría muito que ficasse feliz com as lembranças eternas que deixou em todos que o admiram.

Um abraço a todos!



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 19h55
[] [envie esta mensagem] []



Showzasso em SP e Curso Intensivo de Gaita em BH

Gaitista Val Tomato e Manito (ex-Mutantes) juntos no Bourbon Street

Peça desconto de 40%!

 

  O gaitista Val Tomato receberá uma lenda do rock nacional, o saxofonista Manito (ex-Incríveis e Mutantes) na última festa da revista Blues'n'Jazz em 2006, dia 07 de novembro (como sempre, no Bourbon Street, em São Paulo ). E Manito não dará apenas uma canja: os dois farão juntos o show principal.

   E mais: no show de abertura você vai apreciar a nova safra do blues paulista: Marafa Blues.

 

Pague apenas R$12!

   Por tudo isso, você e seus amigos podem pagar apenas R$ 12 de couvert artístico, sem consumação mínima! Basta responder este e-mail até um dia antes do show com os nomes completos e respectivos e-mails e telefones, pedindo a inclusão na lista de convidados da revista. O preço normal, para não convidados, é R$ 20.

 

O show

   Val Tomato recebeu elogios de dois dos maiores nomes da gaita, Charlie Musselwhite e Billy Branch. Seu senso melódico, somado à energia e o carisma de Manito, fizeram o público vibrar no lançamento do CD Blues Harmonica, há quatro anos, no Bourbon. Agora será ainda melhor, pois serão apresentadas, em primeira mão, músicas do novo CD que Val está gravando com participação do saxofonista.

   Manito é um músico carismático, que toca com garra e empolgação. Além de ter sido dos Incríveis e dos Mutantes, agora é músico de apoio do Ultraje a Rigor.

   E no final da noite, como sempre, vários gaitistas, guitarristas e vocalistas participarão de uma grande jam session, que costuma ser um dos pontos altos das festas da revista.

 

Dia: 07/11(TERÇA-FEIRA)

Local: Bourbon Street Music Club

Endereço: R. dos Chanés 127, Moema – São Paulo

Informações: heltonribeiro@terra.com.br ou 11-5072-2765 (Helton Ribeiro - Blues’n’Jazz)

Fone para reservas:  5561-1643 / 5095-6100 (ATENÇÃO: Estes fones são apenas para reservas de mesas, as funcionárias não estão autorizadas a informar sobre a promoção)

Horário: 21h30

Couvert artístico para convidados da BLUES'n'JAZZ: R$ 12

Consumação mínima: não há

Curso com Leandro Ferrari: PRÓXIMA TURMA EM NOVEMBRO: Começa Amanhã! 
 

Curso: Intensivo para Gaita Blues

Duração: 1 mês.  O curso é destinado aos alunos de gaita/harmônica Blues iniciantes e intermediários, que desejam se preparar melhor para estudos com vídeo- aulas ou métodos, podendo adquirir mais informações técnicas e teóricas relacionadas ao instrumento. Leandro Ferrari usa gaitas Bends e já gravou com importantes artistas, incluindo a banda mineira: Skank. As aulas acontecem nas segundas das 20:15 às 22:00. 

Taxa única: R$100,00.

Faça inscrição: http://promusic.com.br/curso_gaita.htm

***Não percam essa semana as matérias especiais em homenagem ao mestre Ulysses Cazallas.
Um abraço a todos.



Categoria: Agenda
Escrito por Gaitanet às 16h08
[] [envie esta mensagem] []



Qual é a verdade por trás das Gaitas Rex?

Para quem não sabe vou explicar de onde vem esse post. Na ExpoMusic 2006, além do lançamento da Bends, do stand da Hering e da exposição de gaitas Hohner e Suzuki tivemos também a aparição de uma nova marca de gaitas brasileira. O problema é que ninguém viu, ouviu ou leu nada sobre elas, por mais que se procure eles estão fazendo um trabalho incrível de marketing ao avesso.

 

Ninguém sabe de onde surgiu essa marca, e o interessante é que são todas gaitas Hering com outro nome, mas quanto ao material, ou pelo menos ao desenho, são exatamente a mesma coisa. Este post era para ter sido feito durante a Cobertura da ExpoMusic mas acabou ficando de lado e agora estou voltando a falar disso.

 

Fiz meu trabalho jornalístico amador de investigar e cheguei a algumas especulações que me parecem estar próximas da verdade. Apesar de não ser jornalista sei que é sagrado proteger suas fontes e é por isso que não citarei nomes, mas prometo que em nenhum momento inventei nada.
 Gaita Cromática Rex

Primeiro quanto ao nome Rex, seria em resposta ao suposto nome que teria a fábrica Bends, que a princípio, seria Fox.

 

Agora quanto a marca cheguei a duas conclusões.Ou as gaitas poderiam ser da própria Hering, usando um outro nome com intenção de colocar uma terceira fábrica no mercado, entretando com controle deles e isso explicaria porque ninguém sabe nada e num se vê propaganda sobre elas. Ou uma outra fábrica de instrumentos, chamada Arwel Instrumentos Musicas teria pedido que a Hering produzisse algumas gaitas de segunda mão para que a Arwel pudesse ter em sua lista de instrumentos mais uma opção. A questão é que as gaitas parecem indênticas e não uma versão “piorada” das gaitas Hering.
Gaita Geórgia Blues da Rex, alguma semelhança?

 

Seja o que for, durante a Expomusic os gaitistas ficaram curiosíssimos e eu particularmente ainda estou buscando saber a verdade.

E você, já sabia do que eu falei? Qual é a verdade? Porque não vemos propaganda sobre a Rex? Alguém já viu alguma para vender? Deixe seu comentário e nos ajude a descobrir a verdade.



Categoria: Matérias
Escrito por Gaitanet às 07h04
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Categorias
Notícias
Agenda
Matérias
Vídeos e Mp3
Aulas e Tablaturas

 

Conheça também o Gaitanet e encontre tudo sobre gaita. Do básico ao avançado: Mp3, cifras, dicas, aulas, dúvidas freqüentes, professores, etc. Confira!

P/ aprender gaita na cidade de Santos/SP, clique aqui e mande uma mensagem

Aprenda gaita em Campinas com Fernando Xavier
(clique aqui)

Faça aulas de gaita no RJ com Jefferson Gonçalves
(clique aqui)



 

Veja nosso histórico


Votação
Dê uma nota para meu blog

Outros sites
Gaitanet! - Tudo sobre gaitas ao alcance do seu mouse
Jefferson Gonçalves
Leandro Ferrari
Otavio Castro
Róbson Fernandes
Ailton Rios
Rodrigo Brasileiro
Mp3 de cds raros de blues e gaita!
Blues de Sampa
Sim, eu penso!
Blog do Prot
Blog do Kenji
UOL - O melhor conteúdo
Fórum em Espanhol